Já ouviu falar em Buda,ou onde surgiu o budismo e quem foi o seu fundador? Antes, saiba quem foi Sidarta Gautama, e conheça a sua lenda pessoal pela história que permeia até os dias de hoje.
Por volta do sexto século a.c., existia uma região na índia chamada Lumbini (hoje conhecida por Lepal), lá houve diversas dinastias e uma delas foi a dinastia Sakia, em que Suddhodana reinava com esmero.
Seu filho nasceu em 563 a.c. e recebeu o nome de Sidarta Gautama, um jovem príncipe que foi profetizado, onde se tornaria o maior imperador de todos os tempos, ou um grande líder espiritual.
Entretanto, Suddhodana estava disposto a fazer o possível para que seu filho se tornasse um grande imperador, para dar continuidade ao seu trabalho e herdar a coroa da família.
Ele criou em seu palácio um ambiente utópico, onde seu filho cresceu rodeado de servos a seu dispor, e tendo tudo do bom e do melhor. Pois esperava que nesta perfeição artificial, o seu filho aprendesse sobre dominar, governar e liderar, para que no futuro herdasse a coroa.
Embora seu destino fosse liderar, Sidarta viria a se tornar algo bem diferente do que o seu pai queria, e certamente o que Suddhodana não sabia, era que seu filho tomaria um rumo espiritual, sem servos nem palácios.
E mais tarde se tornaria um homem de luz e com um propósito, capaz de inspirar as pessoas à sua volta com sua filosofia e sabedoria.
Sidarta Gautama cresceu preso dentro do palácio da sua família. Era um típico príncipe, sendo conservado e preparado para se tornar um líder político e substituir seu pai no trono.
Sua vida naquele momento se resumia a ganhar a primeira grande responsabilidade ao completar seus dezesseis anos de idade. Onde casou-se com a sua prima Yasodhara, e juntos tiveram um filho chamado Rahula.
Quando completou vinte e nove anos, pediu a seu pai que o deixasse andar sobre as terras em volta do palácio. Afinal seria um rei um dia e queria conhecer o lugar onde fosse governar.
Mesmo relutante, seu pai lhe deu permissão, mas ordenou que limpassem as ruas e fizessem da região o lugar mais belo possível. Para que desse a impressão de mundo ideal para Sidarta.
Ao caminhar fora do palácio, Sidarta encontrou:
Tocado pelo o que havia visto, Sidarta decidiu então abandonar o palácio e trilhar um caminho próprio, abrindo mão da riqueza e de seus bens. Visando apenas meditar e eliminar a tristeza e a ansiedade que os confortos em excesso lhe traziam.
Durante a sua peregrinação, Sidarta levou consigo alguns homens que haviam se encantado com sua filosofia. Conforme meditava, sempre se questionava sobre a vida, a dor e sofrimento que permeia o mundo, desta forma ele se concentrou em não sentir mais dor.
Sobretudo, seu desapego das coisas materiais chegaram ao nível dele comer apenas o que caía das árvores e arbustos. Mais tarde ele percebeu que o caminho do meio era a maneira certa de seguir, sem a privação extrema de alimentos, por exemplo.
E quando decidiu aceitar comida de uma jovem que acreditava que ele era um espírito, foi abandonado pelos seus seguidores. Pois eles interpretaram que Sidarta havia desistido do propósito de seguir um caminho de iluminação.
Apesar de ter sido abandonado, Sidarta andou por um tempo até encontrar uma árvore. Onde se sentou e só se levantaria após descobrir sobre a verdade que ele buscava.
Então depois de quarenta e nove dias de meditação ele se levantou, pois havia alcançado alí o nirvana, um alto nível de iluminação espiritual. E a partir dali seria conhecido no mundo pelo nome Buda, sendo o fundador do budismo.
Assim, se você veio aqui com dúvida de quem foi Sidarta Gautama, saiba que ele é o primeiro Buda e com isso, o budismo traz os caminhos de iluminação.
Os seguidores dessa prática estão sempre em busca de algo que nos edifique, nos complete com conhecimento e sabedoria. Uma maneira interessante é expandir os seus horizontes sobre diversos assuntos, e você pode conferir um mundo de possibilidades no nosso blog.
Os rituais de comemorações se dão no dia oito de abril, popularmente conhecido por festa das flores, ou festa do Buda criança. Pois comemora o nascimento de Sidarta Gautama, e é uma festa dedicada a todas as crianças.
Geralmente, o aniversário de buda é feito em locais que pedem doações de:
E que posteriormente será entregue aos mais necessitados, algo que segue a filosofia de Buda sobre andar no caminho do meio, para que a privação extrema não tire o básico das pessoas.
Dentro da filosofia budista, existem três arquétipos da iluminação por meio dos bons costumes. Eles são chamados os três Budas, e são representados pelas famosas esculturas de bronze que mostram cada ídolo privando de uma das suas formas de conexão com o mundo.
Pois, privar-se de cada um desses meios pode trazer uma seleção do que irá fazer parte da sua vida. Por exemplo, para cada estátua de bronze você deve prestar atenção em:
Posto que este é um ensinamento para estar sempre alerta ao que passa por você e o que tem a sua permissão para entrar na sua vida. Contudo te protege espiritualmente.
Semelhantemente existem também os ídolos dos macacos, que representam quase a mesma coisa, mas a imagem deles tem a origem japonesa, e os macacos têm seus próprios nomes:
Agora que você sabe quem foi Sidarta Gautama, onde surgiu o budismo e quem foi o seu fundador, que tal conhecer um pouco mais sobre o caminho espiritual? Para isso você pode conhecer um de nossos consultores esotéricos, com certeza eles irão te guiar.
Nos encontramos na próxima leitura!
Namastê!
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…
Temos uma projeção promissora para Virgem em 2025. Você encontrará diversas oportunidades para crescer tanto…
O Portal Energético 11/11 é conhecido espiritualmente porque nos traz uma energia de transformação e…
O aniversário da Astrocentro de 12 anos está se aproximando, e não podemos deixar de…