“É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado. E que acolhemos sua contínua presença entre nós, sobretudo quando estamos unidos em seu nome.
É pelo dom da fé que celebramos a Eucaristia, cumprindo o mandato do Senhor: ‘Fazei isto em memória de mim’, e que acreditamos na sua presença real na hóstia consagrada, o Corpus Christi.”
Ir. Ivo Antonio Strobino
Em sua tradução, o significado de Corpus Christi é “Corpo de Cristo”. O feriado cristão é comemorado sempre 60 dias após a Páscoa, tanto pelos católicos e pela igreja anglicana. Porém, não faz parte do calendário religioso de cristãos ortodoxos e protestantes.
Essa data que serve para homenagear o sacrifício que Jesus fez por toda humanidade, então celebra a instituição da eucaristia. Ou seja, o corpo e o sangue de Cristo materializados.
Ele possui dois símbolos importantes: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo.
É comemorado sempre numa quinta-feira porque é uma referência à Última Ceia, que aconteceu também em uma quinta. Entenda um pouco mais sobre o significado de Corpus Christi e suas tradições:
Origem do feriado de Corpus Christi
A origem desta data se deu por conta do papa Urbano IV em 1264, à pedido de uma freira belga Juliana de Mont Cornillon.
Ela teve visões durante anos que ela dizia ser mensagens enviadas por Deus. Segundo ela, os sonhos diziam sobre a importância de se criar uma festa que comemorasse o sacramento da eucaristia, de uma forma grande e com destaque.
Dizem que essa história ficou na cabeça do papa mas foi outro episódio que fez com que ele oficializasse a data. Ocorreu um milagre quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena. Ao partir a hóstia, começou a escorrer sangue.
A história diz que o sangue foi tanto que começou a cair no chão da igreja e alguns objetos que estavam ali em volta.
Imediatamente, o papa ordenou guardar todos esses objetos e que eles fossem levados à terra da procissão.
Então, no século XIV, o papa oficializou a data do Corpus Christi. Com o tempo, as práticas que são feitas durante esse feriado foram sendo criadas para poder relembrar o verdadeiro significado de Corpus Christi.
Significado de Corpus Christi e tradições
É importante manter as tradições religiosas sempre vivas e mostrar o seu verdadeiro significado para que as próximas gerações carreguem esses significados para sempre e as raízes se mantenham vivas.
É válido lembrar que qualquer forma de comemoração ou homenagem religiosa merece respeito e intolerância religiosa é crime.
Os tapetes de Corpus Christi
Segundo o professor da USP Lisaneos Prates, “É a preparação da via onde o sacramento vai passar. Normalmente, é feita com antecedência, na madrugada”.
Durante a celebração de Corpus Christi, uma das tradições mais conhecidas durante esse feriado é a criação dos tapetes de sal, borra de café, folhas secas e outros materiais.
Nele, tem diversas imagens de Jesus, cálices de vinhos e várias outras coisas que referenciam o significado de Corpus Christi.
Esses tapetes são feitos para referenciar o caminho por onde o corpo de Cristo iria passar. Isso porque os fiéis acreditavam que Cristo passaria pelas ruas das cidades. Portanto, ele precisava de uma recepção grandiosa e a sua altura.
Essa tradição se originou em Portugal, no século XIII, e foi trazida para o Brasil com a chegada dos portugueses em 1500. Foi mais disseminada na de cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Desde então, essa prática se tornou uma das principais tradições desse feriado.
Missa e procissão de Corpus Christi
Outras tradições que acontecem durante a celebração de Corpus Christi é a celebração das missas e a procissões.
A procissão é uma marcha conduzida pelo bispo e seguido por centenas de pessoas, onde elas caminham por cima desses tapetes quilométricos.
Essa caminhada representa a trajetória que Jesus fez para o Monte das Oliveiras, onde passou suas últimas noites antes de ser preso e crucificado.
Orações para o Corpus Christi
“Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental.
Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades!
Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!”
Agora que você entendeu um pouco qual é o significado de Corpus Christi, aproveite para aprender outras orações.