Uma estrela de 5 pontas devidamente paramentada com os símbolos sagrados é chamada de Pentagrama Esotérico, Pentalfa Gnóstica ou Estrela Flamígera. O Pentagrama Esotérico é um símbolo e um instrumento de meditação e de trabalho interior.
O Pentagrama Esotérico expressa o domínio do espírito sobre os elementos da natureza. O signo do pentagrama chama-se igualmente Signo do Microcosmo e representa o que os rabinos cabalistas do Livro do Zohar chamam de Microprosopo.
A seguir, desvende os mistérios por trás do pentagrama esotérico, suas origens e significados.
Pentagrama esotérico: história
Já utilizado pelos egípcios, o Pentagrama Esotérico foi também altamente considerado pelos druidas sob a forma de uma estrela regular de cinco pontas. Para Pitágoras, o Pentagrama era o símbolo do hemeneu celeste: a fusão da alma com o espírito.
Ele dava ao número 5 o nome de “número do homem no microcosmo”. O Pentagrama era tão apreciado entre os discípulos e seguidores de Pitágoras que para eles participarem das reuniões secretas era necessário portar um Pentagrama em sua mão direita.
Giordano Bruno considerava o número 5 como o número da alma por ser composto de igual e desigual, de par e ímpar. O Pentagrama Esotérico é associado ao grau de Mestre Eleito da Maçonaria, no rito escocês. No Pentagrama Esotérico estão inscritas as proporções exatas do Athanor, essencial à realização da Grande Obra.
Entre os primeiros cristãos, o pentagrama representava Cristo, outra designação do alfa e ômega, do começo e do fim. Os alquimistas medievais recorriam à estrela de 5 pontas como sinal da Quinta Essência, o quinto elemento, o éter, o fogo ou, ainda, o Espírito Santo. É o sinal do Verbum Dimissum.
O verdadeiro significado do pentagrama esotérico
O símbolo do Pentagrama Esotérico representa a divindade no ser humano, a força divina e inefável. Carrega em si o nome de Deus, que não deve ser pronunciado sem objetivo concreto e divino.
O nome cuja origem remonta ao princípio criativo de Adão e Eva. O sagrado YHWH ou IHVH, o tetragrama (quatro letras ou símbolos) que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. Hoje a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era “Yahweh”.
Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica (também conhecido como Tetragrammaton), é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama esotérico entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.
O esoterismo estuda especialmente o uso prático das energias da natureza e existem inúmeros métodos em sintonia com isso. É possível estabelecer essa conexão com rituais, orações ou se dedicando às chamadas artes esotéricas, que envolvem o aprendizado e interpretação de oráculos.
O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail. Após sua consulta, você poderá deixar uma avaliação para o especialista com quem se consultou – e você também pode selecionar seu especialista para consulta entre os melhores avaliados da nossa plataforma.
Além do atendimento personalizado online, você também pode se consultar e tirar suas dúvidas em nossos oráculos gratuitos, como, por exemplo, o baralho cigano ou o tarot do amor. Também não deixe de conferir nossas ofertas especiais, como pacotes de minutos para conversar com especialistas, elaboração de mapa astral e muito mais!