O que você verá neste texto sobre os significados da Quarta-feira de Cinzas:
- Que a Quarta-feira de Cinzas simboliza a conversão e preparação verdadeiras, para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa;
- Que é o início da Quaresma e seus significados;
- Dicas de como ter uma vida melhor por meio de ressignificação, meditação e banhos para cuidar do corpo e da alma.
Primeiro dia da Quaresma, a quarta-feira de cinzas ocorre depois da terça-feira de carnaval, data com grande significado para os cristãos. Principalmente para os católicos, que tradicionalmente neste dia fazem jejum ou se abstêm do consumo de carne, lembrando o sacrifício de Jesus em favor da humanidade.
Entende-se que, assim como Jesus Cristo se sacrificou para salvar o homem do pecado, os cristãos, devem se sacrificar para demonstrar a gratidão e comunhão com Jesus. Este é um dos significados da Quarta-feira de cinzas.
Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma
A Quaresma é o período em que a Igreja convida os fiéis à conversão e preparação verdadeiras, para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa. Muitos cristãos fazem da quarta-feira de cinzas um dia para lembrar da própria mortalidade.
Veja também:
A imposição das cinzas
Para entender os significados da quarta-feira de cinzas, precisamos pensar no ritual que acontece no dia. Faz parte da estrutura da penitência canônica a “imposição das cinzas”. Essa cinza é feita com os ramos que foram bentos no Domingo de Ramos do ano anterior.
O Padre mistura a cinza com água benta e faz um sinal na cruz na testa dos fiéis, repetindo as seguintes palavras: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e Crede no Evangelho”.
Não é nada fácil aceitar que somos pó, mas a fé em Cristo Ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Para os católicos, Jesus faz a vida ressurgir onde o ser humano sente sua fraqueza e a necessidade da ação de Deus.
Em suma, a Quarta-Feira de Cinzas, é um dia da celebração do Deus Misericordioso, que aceita nossa conversão, nossa penitência e reconhece nossa condição de criaturas limitadas, pecadoras e mortais.
Veja também:
A origem e os significados da Quarta-Feira de Cinzas
A tradição da imposição das cinzas tem a sua origem no Egito antigo, com a lenda da Fênix, uma ave suntuosa que vivia por séculos e que, se queimada, renascia das próprias cinzas. Ou seja, essa ave sempre se renovava a partir da ressurreição.
Inspirada nessa história milenar, a Igreja Católica incorporou o conceito e adaptou para a realidade cristã, pois se assemelha e representa muito bem a história de Jesus Cristo, que foi morto e, depois de três dias, ressuscitou. Ela trouxe esse simbolismo para os significados da quarta-feira de cinzas.
A partir do século X, a bênção e a imposição das cinzas passaram a ser obrigatórias para todas as comunidades cristãs durante a missa realizada na quarta-feira após a terça de carnaval.
Portanto, os significados da quarta-feira de cinzas estão relacionados ao renascimento, ao amor de Deus e à ideia de renovação. Aproveite esse período para mudar o que você acha necessário, repensar suas atitudes e buscar ser uma pessoa melhor.
O carnaval acabou, mas a sua vida continua!
Aproveite esse momento de resignação para repensar velhos hábitos e traçar novos planos para ser uma pessoa muito melhor. A quarta-feira de cinzas não é só para você ficar triste por que o feriadão prolongado acabou.
Veja o que você pode fazer para dar uma guinada na vida:
Traga a calma para seu coração
Não importa o que você decidir fazer: orar, rezar, meditar, caminhar em silêncio ou tomar um banho aromático. O que importa é deixar que a paz invada a sua vida e o seu coração.
A meditação é perfeita para quem está procurando desacelerar. E se você tiver esse interesse, separamos uma lista de matérias que podem te ajudar, confira!
- Como deve ser o espaço para meditação?
- Meditação para obter orientação do seu eu interior
- Aprenda desenvolver a concentração com a aula de meditação
Invista em si mesma e se ame
Colocar-se em primeiro lugar é uma forma saudável de se amar. Tire um tempo para repensar as bobagens que fez e traçar novos planos. Além disso, cuidar do corpo, da mente e do espírito faz muito bem.
Uma dica é ter um momento relax e energético. Para isso, o que acha de um banho de ervas? Você não faz ideia do poder curativo que um simples aroma pode ter. Separamos algumas matéria para te ajudar no processo:
- Tenha qualidade de vida com banho para tirar desânimo do corpo
- Banho para amor próprio: se dê o amor que você merece
- Os benefícios de tomar banhos energéticos, deixe a água fluir
Por fim, espero que você aproveite ao máximo essa oportunidade que a Quarta-feira de cinzas trouxe para você! E se precisar de uma ajuda, conte com nossos especialistas espiritualistas!