Em muitas culturas os sonhos eram maneiras de se comunicar com o “outro lado” e em algumas delas, as pessoas que tinham essa capacidade eram respeitadas dentro da comunidade em que viviam, sendo vistos como profetas e videntes.
Foi encontrado no Egito um papiro datado de 2000 anos antes de cristo que já falava sobre sonhos e suas interpretações. Na Grécia Antiga acreditava-se que o sonhador estava em contato com os deuses. Mais recentemente com o lançamento do Livro dos sonhos de Freud (1915) os sonhos ganharam uma nova definição:
“Sonhos são fenômenos psíquicos onde realizamos desejos inconscientes. O sonho é o resultado de uma conciliação. Dorme-se e, não obstante, vivencia-se a remoção de um desejo. Satisfaz-se um desejo, porém, ao mesmo tempo, continua-se a dormir. Ambas as realizações são em parte concretizadas e em parte abandonadas.”
Sonhar com ex – namorado
Os desejos reprimidos na vida de “acordado” estão relacionados com os nossos desejos mais secretos e “crus”, e que muitas vezes tentamos não pensar sobre. Assim, interpretar um sonho significa lhe dar um sentido, isto é, compreender e aplicar na nossa vida.
Muitas pessoas perguntam se sonhar com relacionamentos já terminados reflete a vontade de viver novamente um relacionamento, mas sonhar com ex-namorado não significa necessariamente que você ainda o deseja e quer reatar, mas sim uma lembrança e constante presença no seu subconsciente.
Depois de relacionamentos longos é comum que durante meses -ou anos- você ainda continuar associando lugares, músicas e objetos à pessoa. Afinal, mesmo com uma decisão “racional” de término, o emocional não segue no mesmo ritmo e não pode ser desligado como um interruptor.
Às vezes é muito difícil lidar com os sentimentos que esses sonhos despertam como: tristeza, raiva, confusão e saudade. E se eles forem constantes é bom procurar orientação profissional para entender melhor o que eles significam e como aliviar essas consequências.
Veja também: