Surgida no século II, o Taoísmo é uma religião de filosofia chinesa atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse, um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.c.
Ele ocupava um cargo importante no governo, como superintendente judicial dos arquivos imperiais em Loyang, mas, por desaprovar a extrema violência do sistema tirânico dos regentes chineses, Lao Tse decidiu abandonar sua função para atravessar a fronteira com o Tibete.
A partir desse momento, passou a escrever um livro com seus ensinamentos chamado Tao Te Ching (O caminho e princípios morais), onde ensinava as pessoas a habituarem-se a uma vida simples, meditativa e voltada à natureza.
Qual a ligação dessa religião com a natureza?
Diferente do Budismo, o Taoísmo não se preocupa tanto com a harmonia pessoal, mas sim com a concórdia entre os seres humanos e a natureza. Eles acreditam que o homem pode receber energias cósmicas do mundo.
Conheça alguns conceitos do Taoísmo
Não agir ou Wu Wei
O Taoísmo parte do princípio que a natureza já é perfeita. Desse modo, qualquer ação do homem pode perturbar essa harmonia.
Humildade
Essa religião prega como um dos seus princípios que as pessoas devem evitar disputas por cargos e privilégios. Essa atitude trará a tranquilidade necessária para o individuo alcançar a plenitude.
Contemplação da natureza
No Taoísmo acredita-se que, para nos harmonizarmos, basta contemplarmos a natureza e conseguimos ter uma vida harmoniosa.
Generosidade
Lao Tse nos aconselhou a imitar a natureza e sermos sempre generosos, ou seja, dar sem esperar nada em troca.
Não violência
Um dos principais princípios do Taoísmo é evitar ao máximo o uso de violência, até mesmo com seus inimigos.
Evitar excesso de normas e proibições
Segundo ensinamentos, o excesso de regras é inútil, pois aprisiona o homem a liberar suas potencialidades.
Taoísmo na atualidade
Atualmente essa religião conta com cerca de três mil monges e mais de 20 milhões de adeptos no mundo. Ela é muito popular em Hong Kong e na Tailândia, com mais de 360 templos.