Os tipos de Buda, como ouvimos falar, são uma maneira de nos referir aos vários seres que despertaram para a iluminação máxima. Trazendo suas visões, e por consequência as ramificações do budismo.
Mas antes de tudo, saiba que o budismo não compete com suas tradições e visões diversas.
Suas interpretações são respeitáveis. E de um ponto de vista mitológico, muitas das versões são parecidas, porém com diferentes conclusões construídas ao passar dos séculos.
Mas todas partem do mesmo princípio: as quatro verdades e o caminho óctuplo, conhecido como dharma.
Saiba quais são os tipos de budismo, as imagens de Buda e seus significados dentro dessa doutrina filosófica.
Tipos de Buda – Quem foi o primeiro Buda?
Sidarta Gautama, foi o homem que alcançou o maior nível de espiritualidade: o nirvana.
Neste feito, ele despertou para uma consciência cósmica, por meio de uma intensa meditação. Dessa forma ganhou um novo nome.
Ao mesmo tempo em que Sidarta Gautama buscava a iluminação pelo caminho do meio, ganhou admiradores e seguidores.
Sua filosofia de “não sofrimento” e renúncia de riquezas desnecessárias, fez com que seus admiradores testemunhassem seu despertar, dando então o nome de Buda.
A jornada como “despertado” o fez criar uma doutrina sofisticada para aqueles que buscam atingir o nirvana, que consiste em:
- Seguir um caminhos de luz;
- Buscar a paz;
- Desapegar dos bens materiais;
- Amar e respeitar o próximo;
- Não cultivar a inveja;
- Evoluir o espírito continuamente.
Essa religião criou no mundo uma vontade de seguir uma vida mais equilibrada. Buscando a conexão e alinhamento das energias.
Contudo, sua filosofia fez com que outras pessoas despertassem e se tornassem outros “Buda”, e com isso outros nomes receberam o título do ser despertado, e gravaram os seus nomes na história em diferentes lugares do mundo.
As duas escolas definem os tipos de Buda
Após a morte de Buda, os grupos que seguiam os princípios budistas tinham apenas uma forma de entender a filosofia. Mas com o passar do tempo estes grupos se dividiram, cada um seguindo suas próprias interpretações.
A escola Theravada era a mais tradicional, por ser a mais antiga. Seus valores conservadores fez com que após a separação, ficassem poucos membros ativos.
Mas seus ensinamentos vieram da oratória do próprio Buda, onde acreditam que podem alcançar a iluminação máxima com o puro esforço. E essas raízes ficaram nos países:
- Tailândia;
- Camboja.
Por outro lado, a Escola Mahayana tinha um viés mais independente, e seguiu um caminho mais aberto a novas interpretações.
Contudo seus membros eram pessoas mais inexperientes e comuns, onde ficou conhecido os tipos de buda. E sua filosofia foi implementada no norte da Ásia, nascendo então os tipos de budismo:
- Terra pura;
- Tântrico;
- Zen;
- Tibetano.
Essa vertente acreditava que pudessem encontrar a luz com a ajuda de seres mais evoluídos, os Bodhisattvas. Que são seres semi-despertos e ao invés de atingirem o nirvana, eles preferem guiar novas pessoas pelo caminho da luz.
Dalai lama, o líder supremo do budismo no Tibete
Quando falamos sobre os tipos de Buda, não podemos deixar de mencionar Dalai Lama.
Esse é um título dado ao grande mestre que conduz os monges no caminho espiritual. O budismo no Tibet (vajrayana) traz consigo uma abordagem mais ritualística em relação às outras.
Sua forma de leitura se dá pelos textos litúrgicos (também conhecidos como sadhanas), e seus rituais contam com o apoio de instrumentos musicais.
Pois sua tradição é ligada às artes, e tem fortes características em:
- Pinturas coloridas;
- Esculturas;
- Telas ;
- Música.
De fato sua inspiração pela música é uma forma de concentração, para ter uma meditação mais intensa e relaxante. De tal forma que a levará para a devoção ao divino.
O budismo tibetano, remete à imagem de Buda mais colorida, com poucos tons cinzentos, e carregado de vida em sua representação. O que faz ter um certo contraste se comparado a outras imagens.
Este tipo de Buda é uma versão da escola mahayana que influenciou a cultura tibetana por seu meio de interpretação de Buda.
Decerto, o budismo tibetano é uma das representações mais famosas dos tipos de Buda, e é a vertente ligada à figura de Dalai Lama. O que levou ao termo “lamaísmo”, aliás este nome se refere ao “mestre” ou “superior”.
Em resumo podemos ver essa tradição como um aspecto cultural interessante, principalmente pelos rituais que tem muito a ensinar.
E falando sobre rituais, algumas pessoas costumam criar os seus próprios, como uma maneira de trabalhar a magia e a meditação espiritual. E você pode conferir o nosso curso de criação de ritual e buscar o controle da sua vida.
Budai, o monge budista e sorridente
Ao desvendar os tipos de Buda, nos deparamos também com Budai.
A sua origem vem de contos chineses do século X, apesar disso sua imagem é mais comum no Japão. Onde é dado o nome de Pu-tai, que faz uma referência direta a um saco que ele leva nas costas.
O Buda “esbelto” japonês, com uma imagem que destoa muito da versão calma e sentada debaixo da árvore.
Nesta vertente ele é representado por estátuas largas e carecas, onde suas orelhas são caídas na altura dos ombros, e sua boca esbanja um belo sorriso. Certamente por estar sempre alegre e se divertindo.
Na lenda, Budai é considerado um tipo de Buda mais excêntrico, que ostenta e carrega consigo um saco de pano por onde quer que ele vá. Distribuindo brinquedos e doces para as crianças nas vilas em que ele visitava.
Além disso, é dito que ele tinha intuição forte, com o poder de prever o tempo.
Embora as representações budistas sejam mais alinhadas às raízes indianas, os outros países asiáticos têm uma visão bem peculiar das imagens de buda e seus significados.
O que nos leva a querer conhecer cada vez mais essas culturas.
Agora que você sabe que existem esses tipos de Buda, imagens de Buda e outros tipos de budismo, saiba também que existem vários meios de buscar o equilíbrio e a iluminação para a sua vida.
Se precisa de ajuda, o que acha de consultar um especialista do Astrocentro? Aqui temos mais de 100 profissionais prontos para te ajudar. Através do poder dos oráculos, eles irão te guiar para o melhor caminho, promover o autoconhecimento e assim, trazer o equilíbrio que você busca.
Não perca essa oportunidade e faça já uma consulta!
Boa sorte e até a próxima :*