Você sabe quem é Iemanjá? O que ela representa? Fique tranquilo aqui você vai saber tudo sobre Iemanjá. Ela é considerada a detentora de poder sobre as águas, por isso que seu território em sua totalidade são lugares aquáticos, como mar, lagos, rios e oceanos. Ela é muito reverenciada em culturas africanas, como nas religiões de Umbanda, Candomblé e Quimbanda, que têm como princípio passar a paz e união que Iemanjá proporciona.
A deusa dos mares ficou muito conhecida pelo seu canto doce, que dizem acalmar até o coração mais aflitos, deixando somente a paz e alegria, sendo também a ‘mãe cujo filhos são peixes’, derivado da lenda africana e do nome do rio Yorubá.
Tudo sobre Iemanjá e seus nomes
Iemanjá é conhecida como A Rainha do mar, mas não somente por esse nome. Por isso, para saber tudo sobre Iemanjá, veja os nomes que podemos nos referir à Iemanjá:
- Iemanjá: A Senhora dos Oceanos;
- Iemanjá: A sereia do mar;
- Iemanjá: A Rainha das águas salgadas;
- Iemanjá: A protetora dos Marinheiros, Pescadores e Jangadeiros;
- Iemanjá: Deusa das Pérolas.
Mas, como uma vertente brasileira, também existe nomes que fazem referência a Iemanjá:
Dandalunda;
- Inaé;
- Isis;
- Janaína;
- Marabô;
- Macunã;
- Princesa, Rainha e Sereia do mar.
Tudo sobre Iemanjá – Lenda originária
A lenda que veio com os negros na época de escravidão é a que Iemanjá foi casada com seu irmão Orungã e viveu uma vida muito infeliz, porém, certo dia, quando seu irmão decide violentá-la, a mesma foge e antes que ele a alcance, ela cai no chão e falece no mesmo momento, sendo que, de seus seios fartos, nasce um grande lago e de seu ventre nasceram os seguintes deuses:
- Dadá: O Deus dos vegetais;
- Xangó: O Deus do trovão;
- Ogum: O Deus do ferro e também da guerra;
- Olokum: O Deus do Mar;
- Oloxá: A Deusa dos Lagos;
- Oiá: A Deusa do Rio Níger;
- Oxum: O Deus do Rio Oxum;
- Obá: A Deusa do Rio Obá;
- Okô: A Deusa da Agricultura;
- Oxóssi: O Deus dos caçadores;
- Oké: O Deus dos Montes;
- Ajê Xaluga: O Deus da riqueza;
- Xapanã: O Deus da varíola;
- Orum: O Sol;
- Oxum: A Lua.
Se você está interessada em tudo sobre Iemanjá, saiba que a deusa é um dos únicos orixás que possui um dia em sua homenagem, dia 2 de fevereiro. Além de ser cultuada por várias religiões ao mesmo tempo, incluindo o Catolicismo, sob a forma de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos pescadores.
Por isso, é muito comum o pedido de proteção dos navegantes, antes de embarcarem em seus navios, e dos pescadores, para que as pescas sejam regidas de bênçãos e farturas.
Tudo sobre Iemanjá e seus cultos
Para entender tudo sobre Iemanjá, devemos compreender a diferença sobre os cultos realizados a este Orixá, sendo que no Candomblé, os fiéis que seguem a doutrina africana dessa religião e a homenagem ocorre em locais fechados.
Em contrapartida, a Umbanda realiza seus rituais em homenagem à Iemanjá em lugares abertos como mar, rios e lagos.
Devemos ainda saber que Iemanjá é muito vaidosa e, por isso, suas oferendas devem sempre conter flor, representada na cor branca, simbolizando a paz e união que ela tanto gosta.
Além disso, os rituais sempre possuem joias ou bijuterias, vidros de diversos perfumes, sabonetes, espelhos e velas brancas.
Tudo sobre Iemanjá e seus filhos
Devemos ressaltar que aos que querem saber tudo sobre Iemanjá, que a deusa é conhecida pela sua proteção aos seus filhos, sendo que ela acaricia e segura a cabeça dos bebês ao nascer, lhes garantindo segurança desde o nascimento.
Por isso, muitas pessoas são consideradas filhos de Iemanjá. Essas pessoas são as que a adoram e fazem tudo em seu nome.
Algumas características são muito comuns entre os filhos de Iemanjá:
- Procuram pela paz, união e manter os laços familiares e de amizade;
- Gostam de ajudar a todos em seus problemas;
- Têm uma profunda inteligência;
- São considerados protetores e defensores dos oprimidos;
- As mulheres tendem a ter os seios e nádegas mais fartas;
- São pessoas consideradas muito extrovertidas e estão sempre felizes;
- E tanto os homens quanto as mulheres tendem a ser mais rechonchudos fisicamente.
- Podemos entender, portanto, que para seus fiéis ela rege toda a família, mantendo a união, paz e alegria dentro de uma casa, evitando complicações e desentendimento desnecessário tendo, assim, um papel de extrema importância na vida de seus fiéis.
Agora que você já sabe tudo sobre Iemanjá, veja também:
- Saiba qual é a oferenda de Iemanjá
- Sonhar com Iemanjá – O que isso significa?
- Conheça a poderosa prece para se fazer a Iemanjá