Você sabe quem é Iemanjá? O que ela representa? Fique tranquilo aqui você vai saber tudo sobre Iemanjá. Ela é considerada a detentora de poder sobre as águas, por isso que seu território em sua totalidade são lugares aquáticos, como mar, lagos, rios e oceanos. Ela é muito reverenciada em culturas africanas, como nas religiões de Umbanda, Candomblé e Quimbanda, que têm como princípio passar a paz e união que Iemanjá proporciona.
A deusa dos mares ficou muito conhecida pelo seu canto doce, que dizem acalmar até o coração mais aflitos, deixando somente a paz e alegria, sendo também a ‘mãe cujo filhos são peixes’, derivado da lenda africana e do nome do rio Yorubá.
Iemanjá é conhecida como A Rainha do mar, mas não somente por esse nome. Por isso, para saber tudo sobre Iemanjá, veja os nomes que podemos nos referir à Iemanjá:
Mas, como uma vertente brasileira, também existe nomes que fazem referência a Iemanjá:
Dandalunda;
A lenda que veio com os negros na época de escravidão é a que Iemanjá foi casada com seu irmão Orungã e viveu uma vida muito infeliz, porém, certo dia, quando seu irmão decide violentá-la, a mesma foge e antes que ele a alcance, ela cai no chão e falece no mesmo momento, sendo que, de seus seios fartos, nasce um grande lago e de seu ventre nasceram os seguintes deuses:
Se você está interessada em tudo sobre Iemanjá, saiba que a deusa é um dos únicos orixás que possui um dia em sua homenagem, dia 2 de fevereiro. Além de ser cultuada por várias religiões ao mesmo tempo, incluindo o Catolicismo, sob a forma de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos pescadores.
Por isso, é muito comum o pedido de proteção dos navegantes, antes de embarcarem em seus navios, e dos pescadores, para que as pescas sejam regidas de bênçãos e farturas.
Para entender tudo sobre Iemanjá, devemos compreender a diferença sobre os cultos realizados a este Orixá, sendo que no Candomblé, os fiéis que seguem a doutrina africana dessa religião e a homenagem ocorre em locais fechados.
Em contrapartida, a Umbanda realiza seus rituais em homenagem à Iemanjá em lugares abertos como mar, rios e lagos.
Devemos ainda saber que Iemanjá é muito vaidosa e, por isso, suas oferendas devem sempre conter flor, representada na cor branca, simbolizando a paz e união que ela tanto gosta.
Além disso, os rituais sempre possuem joias ou bijuterias, vidros de diversos perfumes, sabonetes, espelhos e velas brancas.
Devemos ressaltar que aos que querem saber tudo sobre Iemanjá, que a deusa é conhecida pela sua proteção aos seus filhos, sendo que ela acaricia e segura a cabeça dos bebês ao nascer, lhes garantindo segurança desde o nascimento.
Por isso, muitas pessoas são consideradas filhos de Iemanjá. Essas pessoas são as que a adoram e fazem tudo em seu nome.
Algumas características são muito comuns entre os filhos de Iemanjá:
Agora que você já sabe tudo sobre Iemanjá, veja também:
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…