Quando pensamos em páscoa a primeira coisa que nos vem à mente é chocolate, coelhinho da páscoa, brincadeiras, família reunida, celebrações e etc. Mas assim como toda data comemorativa, o verdadeiro significado da páscoa precisa ser relembrado.
A páscoa é uma das festas cristãs mais tradicionais que existem. Ela é originária do povo judeu e depois foi ressignificada porque comemorada pelo povo cristão. Isso porque ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Venha entender o verdadeiro significado da páscoa:
Páscoa Judaica
Na versão judaica páscoa é chamada de “Pessach”, que significa passagem em hebráico. Isso porque ela comemora a libertação do povo judeu.
Representa esperança e uma nova vida para as pessoas que estão comemorando. É uma festa que dura 8 dias de comemoração. Um dos símbolos da Pessach é o matza, uma espécie de pão sem fermento que simboliza a fé.
Páscoa Cristã
Já o verdadeiro significado da páscoa cristã é diferente da judaica. A páscoa cristã representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, é uma das datas comemorativas de maior importância para o povo cristão.
Já que nela Cristo se ofereceu para ser sacrificado para salvar a humanidade do pecado. Depois de três dias, ressuscitou. Ou seja , ele voltou a vida depois de três dia provando a fé das pessoas que acreditavam que isso aconteceria.
Essa crucificação e a ressurreição teria acontecido no período da páscoa judaica e por isso, existe esse paralelo entre as duas datas.
A páscoa cristã não tem uma data fixa no calendário, ela pode acontecer entre 22 março a 25 de abril.
A mensagem que a ressurreição de Jesus Cristo nos passa:
“Deus amou o mundo a tal ponto que Jesus morreu e ressuscitou e todo aquele que nele crê não vai ficar na morte. Deus ama a humanidade e tem um plano melhor para ela”
Tradições de Páscoa
A páscoa cristã é repleta de tradições e costumes que as pessoas fazem durante a data. Com o tempo, outras tradições pagãs foram agregadas a data. Saiba sete tradições que acontecem e falam sobre o verdadeiro significado da páscoa cristã.
Quaresma
A quaresma é um período de 40 dias antes da páscoa, onde os católicos fazem algum tipo de sacrifício de sua preferência. Como ,por exemplo, deixar de comer algo ou deixar algum hábito vicioso durante esses dias.
Eles relembram os 40 dias que cristo passou no deserto, é como se fosse uma espécie de preparação para a páscoa.
Tudo em excesso faz mal, disso todo mundo sabe. Os vícios que carregamos nos corrompem e nos afastam do verdadeiro proposito da vida. Contudo, assumir para si mesmo que tem um vicio é complicado.
O primeiro passo para enxergar é uma dose de autoconhecimento. Que tal realizar uma consulta para conversar melhor sobre isso? Aqui você encontra.
Semana Santa
A semana santa é a semana que antecede todos os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo. Nela, normalmente acontecem diversas missas de celebrações sobre a semana santa e para relembrar o verdadeiro significado da páscoa.
Sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão
A sexta-feira santa é a data que simboliza a morte de Jesus Cristo. Durante esse dia, existem diversas tradições de coisas que não se podem fazer como:
- Não pode matar nenhum animal.
- Não pode comer carne vermelha.
- Não pode tirar leite.
- Alguns comércios não abrem.
- Não se pode ouvir música alta ou dançar entre outras tradições.
É uma data que os cristãos usam para refletir sobre a importância de Jesus Cristo e de sua atitude para salvar os pecados das pessoas.
Durante essa data, muitas pessoas fazem peças teatrais ou musicais em celebração à paixão de Cristo. Normalmente acontecem celebrações nas ruas ou nas missas.
(DICA: Existe um filme nomeado Paixão de Cristo, de 2004. Vale a pena conferir)
Domingo de Ramos
Domingo de ramos é a data que marca o início da páscoa, os últimos dias de Jesus Cristo em vida e sua entrada em Jerusalém. Durante essa data as pessoas costumam colocar um ramo na porta de casa para demonstrar que tem fé.
Domingo de páscoa
O domingo de páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, é comemorado no primeiro domingo após a lua cheia que acontece na primavera. Durante esse dia as famílias se reúnem para almoçar, ir à missa e agradecer.
Lava-pés
Durante a celebração da missa, acontece a celebração de lava-pés, onde normalmente as pessoas lavam os pés durante essa missa. Esse ato era para lembrar como a humildade de Jesus de quando ele lavou os pés dos apóstolos.
Ovos de páscoa
A tradição de presentear as pessoas com ovos de páscoa ou com chocolate, vem da páscoa moderna. O ovo simboliza a vida. Mas, o ovo de páscoa feito de chocolate veio da França.
Ao longo dos anos, essa prática foi se popularizou durante o mundo e atualmente é uma das práticas mais esperadas principalmente pelas crianças.
Com o capitalismo, as pessoas começaram a usar a criatividade para chamar a atenção na época de páscoa, Então, existem diversos tipos de ovos de chocolate e também existem ovos de páscoa salgados para as pessoas que não são fãs de doce.
Enfim, a páscoa é uma data muito importante não só para o povo cristão mas para todas as pessoas. É muito importante sempre lembrar o verdadeiro significado da páscoa e nunca esquecer as raízes dessas datas.
E agora que já falamos sobre qual o verdadeiro significado da páscoa e o que ela representa não só para o povo cristão, mas para o mundo todo.
Que tal conferir o site da Astrocentro e ficar por dentro de todas as datas comemorativas e o que elas significam. Veja mais: