Xangô tem porte de rei, vaidade grande e um senso de justiça maior ainda. Seus filhos seguem todas essas características do Orixá dos raios e trovões. Vale a pena descobrir um pouco mais do Orixá que emana charme, sensualidade, carisma e determinação. Que tal conhecer um pouco mais do papel do Xangô no Candomblé?
Quem é Xangô no Candomblé?
Um dos orixás mais populares no Brasil, Xangô preza pela justiça e pelo fogo. Também conhecido como Sangó, tem o charme e a sensualidade como algumas de suas características. Tanto é por isso que teve três esposas: Iansã, Oxum e Obá.
Ainda que tenha fama por sua ação repressiva e autoritária, o discernimento do bem e do mal está em sua personalidade. Nela, o sentimento de derrota é algo que não existe. Suas principais armas são os raios e trovões. É com eles que envia castigo para quem age de forma contrária a seus princípios de justiça. As grandes cargas elétricas e o poder do fogo são seu castigo aos injustos.
Entendendo o poder de Xangô no Candomblé
O poder é seu prazer. Por ele, Xangô nasce e morre. Esse é o Orixá que manda nos poderosos, manda em seu reino e nos reinos vizinhos. Considerado o rei dos reis. E ainda que não haja uma hierarquia entre os orixás, Xangô é o rei dos orixás. Com exceção de Oxalá, o patriarca do Candomblé e Orixá mais velho dentre todos, nenhum deles possui mais axé que o outro.
Ainda assim, se for necessário falar de um único Orixá como o todo-poderoso, certamente este será Xangô. Ele não aceita contestação e todos reconhecem seu poder. O trono de Oyó é seu por direito, pois seu pai foi o fundador da cidade. Xangô no Candomblé soube inspirar responsabilidade a seus súditos e sempre tomou as decisões mais sábias e inteligentes, até por ter um senso de justiça bem apurado. Esse Orixá é viril e potente, violento e justiceiro, castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
O jogo de Búzios e sua relação com Xangô
No jogo de Búzios, Xangô é identificado pelos odús Obará e Ejilaxebora. Foi Xangô quem criou o culto de Egungun e ele é o único Orixá que exerce poder sobre os mortos. Quando manifestado no Candomblé, não pode faltar em sua roupa algo como saias curtas de cores variadas e fortes, representando as vestes dos Eguns.
E se Oxóssi é o rei da nação de Queto, Xangô no Candomblé é o rei de todo o povo ioruba. Sua autoridade vem do fato de ter sido um grande rei que uniu um povo e criou o culto de Egungum.
O nome das pedras de raio lançadas por Xangô são os Edun Ará. Segundo a tradição, elas são profundamente enterradas no local onde o solo foi atingido e colocadas sobre um pilão de madeira esculpido, o odô. Este é consagrado a Xangô, já que as pedras são emanações do Orixá e emanam seu axé e poder. Nos rituais, o sangue dos animais sacrificados é derramado sobre essas, os Edun Ará, para dar força e potência.
A Xangô no Candomblé também é oferecido o Amalá uma iguaria feita de com farinha de inhame regada com um molho feito com quiabos e rabada bovina. Não se pode oferecer a Xangô feijões brancos. Seu emblema é um duplo machado, conhecido como Oxê. Seus iniciados o seguram na mão quando estão em transe, bem como um chocalho de nome Xeré, feito de uma cabeça alongada, contendo pequenos grãos, sacudido em honra a Xangô.
As cores preferidas de Xangô são o branco, marrom e vermelho. O dia preferencial para suas oferendas é a quarta-feira, dia de maior vibração de Xangô.
Filhos de Xangô no Candomblé
Os filhos de Xangô no Candomblé normalmente são muito fortes, com uma quantidade de gordura corporal em geral mais alta, com uma constituição alta e estrutura óssea suportando o físico avantajado. Além deles, há os que mais magros com muita elegância.
Eles costumam possuir autoestima elevada e energia muito positiva. São respeitados e conscientes dessa característica e têm opinião forte. Possuem porte de reis e rainhas, mostrando os motivos pelos quais são filhos do Orixá que se porta assim. Costumam andar em grandes grupos, mas nutrem uma solidão positiva, mesmo quase sempre rodeados de muitas pessoas.
Os filhos de Xangô são incapazes de cometer injustiças de forma voluntária. Há certo egoísmo em seus comportamentos, mas nada demais. São rígidos com relação ao gasto de dinheiro. Amam o poder, o conhecimento e sua vaidade, que lhes faz conseguirem destaque em meio à comunidade em que vivem.
O lado amoroso de quem é filho de Xangô no Candomblé
No lado amoroso, possuem muito vigor. O grande problema de quem tem um relacionamento com filhos ou filhas de Xangô é saber que a concorrência será constante. Afinal, eles estão cercados de amigos e pessoas interessadas em seus atributos amorosos por todo o tempo.
Um filho de Xangô possui obstinação que lhe faz estrategicamente atingir todos os objetivos. Ele terá muita determinação para chegar àquilo que quer e quem decide estar ao seu lado vai ter de entender toda a sua ambição e ganância.
Outra característica marcante nos filhos de Xangô é o medo de ser esquecido. Um filho de Xangô sempre pede por mais atenção e ai de quem não entenda seu papel ou esqueça de fazer contato!
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