No dicionário, sincretismo é um substantivo que representa a fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas. No Brasil, vemos isso quando entendemos que cada Orixá (Umbanda e Candomblé) é representado por um santo do catolicismo. Assim é explicado a origem entre o Orixá Xangô sincretismo com São João.
O que é sincretismo religioso
Como dito anteriormente, o sincretismo religioso é a fusão de diferentes religiões.
Etimologicamente, a palavra “sincretismo” se originou a partir do grego sygkretismós, que significa “reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum”.
Essa fusão entre religiões pode acontecer tanto de forma quanto de forma natural, mas as mais conhecidas são os sincretismos que aconteceram de forma forçada, como é o caso das religiões de matriz africana e é a origem do Xangô sincretismo com São João.
Como surgiu o sincretismo religioso no Brasil
No nosso país o sincretismo religioso é muito forte, pois teve uma origem forçada e triste.
Tudo começou quando os portugueses chegaram aqui e trouxeram o catolicismo que, tirando o poder de escolha dos nativos indígenas, tornou essa a religião predominante do país.
Durante esse período tivemos a trágica história que é a escravidão. E além, de todas as coisas horríveis e bárbaras que ocorreram neste período, a escolha de quem eles podiam cultuar ou não, também vinham desses senhorios – muitas vezes europeus e católicos.
A solução para os escravos – Orixá Xangô sincretismo
Uma das soluções que os escravos tiveram para manter suas crenças foi de associar seus deuses aos santos católicos e não perderem suas raízes.
Assim, o sincretismo se tornou a única forma deles conseguirem manter as suas crenças, mas de forma escondida para que não fossem castigados.
Também se tornou uma forma de resistência, para que o povo escravizado conseguisse amenizar a dor que sentiam durante o triste período e que resistissem com esperança e fé almejando tempos melhores.
Entendendo o Orixá Xangô sincretismo com São João
Esse sincretismo entre o Deus do Trovão e do Fogo na mitologia Iorubá e São João, um dos mais populares santos da Igreja Católica, é dados por ambos serem representados pelo elemento fogo e homenageados em Junho.
São João é conhecido por ser o responsável pelo batismo de Jesus.
Além disso, seu nome São João Batista deve-se a todas as pessoas que ele batizava em vida, portanto ligando-o à purificação. Todos esses batismos eram feitos nas águas doces e São João tinha uma grande ligação com a natureza.
Já o Orixá Xangô , foi Rei de Oyó (cidade ao Sul da Nigéria) e considerado por todos um rei justo e ponderado, dessa forma ligado à justiça e à sabedoria. Enfurecia-se com injustiças e travou grandes batalhas durante as tentativas de invasão ao seu reino, onde existia a lenda de que saia fogo de sua boca e que sua palavra era trovão.
No catolicismo, um dos maiores símbolos de São João é a fogueira que os fiéis acendem perto das datas comemorativas para afastar energias ruins e trazer purificação, assim como o Orixá Xangô.
História de Xangô
De acordo com os itans (lenda em iorubá), o Orixá Xangô era um rei e um guerreiro da cidade de Oyó, um reino que existe até hoje no Sul da Nigéria.
Ele simboliza força, racionalidade, equilíbrio e determinação.
Xangô está relacionado pelos elementos de fogo e trovões. Suas cores são o marrom, vermelho e branco. Os animais associados a ele são: o leão, a águia, a tartaruga, o falcão e o carneiro, por liderança, perseverança e ponderação.
Seu reino era conhecido por ter muita fartura, justiça para todos e havia muitas festas, danças e música.
Seu toque para dança é o Alujá.
O “Machado de Xangô” ou Oxê, é o seu principal símbolo. Essa arma é de duas lâminas e era utilizada em combate.
Outro símbolo utilizado é o Xere, uma espécie de chocalho que imita o som de trovões e chuva, utilizado no culto à Xangô.
Xangô é uma palavra de origem iorubá (Ṣàngó), onde o sufixo “Xa”, significa “senhor”; “angô” (AG + NO = “fogo oculto”) e “Gô”, pode ser traduzido para “raio” ou “alma”. Assim sendo, “Xangô” significaria “senhor do fogo oculto”.
De acordo com a lenda, ele era um homem muito vaidoso, viril, de personalidade violenta, colérica e autoritária. Porém, apesar dessas características, o Orixá Xangô também era bondoso e ávido por justiça.
Xangô para a Umbanda
Xangô está na sexta linha da Umbanda, atua em prol do cumprimento da justiça divina e para a proteção de encarnados e desencarnados.
Xangô no Candomblé
Xangô é Orixá valorizado por preservar as raízes e tradições de seu local de origem.
História de São João
São João Batista, popularmente conhecido como São João, é uma das principais figuras da religião católica.
Com uma das maiores festas religiosas tem o nome inspirado no seu, que são as festas juninas. Era conhecido por ser primo de Jesus Cristo, foi ele quem batizou o próprio.
Nascido em uma cidade de Israel e filho de Santa Isabel. Ele foi o responsável de avisar que Messias estava voltando, era a voz que gritava que o salvador estava voltando. Ele é também o último dos profetas.
A fogueira é um dos principais símbolos desse santo, isso porque quando nasceu, a sua mãe combinou de acender uma fogueira para anunciar a sua chegada para a sua prima, mãe de Jesus.
O Orixá Xangô sincretismo hoje
Atualmente as pessoas não precisam mais associar religiões afro-brasileiras com religiões católicas. Porém, infelizmente, ainda existem pessoas que são preconceituosas e intolerantes.
É por conta disso que ainda é usado por algumas pessoas.
Já outras pessoas mesclam as religiões por acreditarem no poder de ambas as crenças. Por isso é muito comum vermos pessoas fazendo rituais aos Orixás mesmo se considerando católicas.
Mas a verdade é que hoje tudo depende da sua fé.
A luta contra a intolerância religiosa
Apesar de estarmos no século 21, ainda existem pessoas que não respeitam as religiões. Por isso, foi criado uma lei que reprova comportamentos como esse:
A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
Então, é válido lembrar que se for vítima de intolerância religiosa, denuncie!
Agora que você já conhece mais sobre o Orixá Xangô sincretismo com São João, aproveite para fazer uma consulta de búzios.
Aqui no Astrocentro você consegue se consultar com mães e pais de Santo que estão dispostos a te guiar para os melhores caminhos da sua vida. Com a ajuda dos Orixás, as suas escolhas serão cada vez mais assertivas.
Boa sorte!