Enquanto se está cursando a faculdade de arquitetura ou de design, aprendem-se muitas formas diferentes de deixar os espaços construídos mais interessantes. Certas culturas milenares já estudavam formas de harmonizar os ambientes, como um jardim ou uma sala de estar.
O Feng Shui chinês, por exemplo, pode ensinar estes projetistas sobre como manipular os elementos de modo a trazer beneficiar a todos.
Arquitetos e designers, com todo o seu conhecimento e experiência são capazes de criar cômodos verdadeiramente bonitos. Mas, nem tudo que é bonito quer dizer que seja saudável.
Sabe-se que várias coisas podem alterar a percepção que as pessoas têm dos ambientes, assim como as energias acumuladas num determinado local. Pois, os geomantes que estudam o Feng Shui levam muito isso a sério.
Distante de tabelas e gráficos prontos – como é o caso do baguá -, estes profissionais aprenderam a analisar como é possível deixar uma casa mais agradável e confortável.
Espaços que não oferecem tais condições são considerados como “doentes” e que precisariam, supostamente, serem “curados”. Se este for o caso de sua sala de estar, veja as dicas a seguir! Elas vão lhe ensinar como deixar essa parte da casa bem mais positiva!
O que diz o Feng Shui sobre salas de estar
Arquitetos e designers podem enxergar uma sala de estar apenas como mais um cômodo de uma casa – importante, porém nada menos ou mais especial.
Agora, os profissionais que trabalham com Feng Shui conseguem ver além, determinando não só a função prática, mas também a função emocional deste cômodo.
Por exemplo, quanto à entrada da casa – que usualmente é chamada de hall -, dizem que não é só um local de trânsito, mas de adaptação. E isso é bom,já que as energias ruins vindas da rua podem ser barradas imediatamente neste ponto.
Já o interior da sala teria muito mais significado. É um ponto para convivência familiar; um local voltado para diversão e companheirismo. Pois, o tratamento decorativo da casa precisa manifestar estas ideias!
Como melhorar a decoração do hall de entrada da casa
A primeira coisa que precisa se dizer sobre o hall de entrada, é que este ponto da casa jamais deveria ser pequeno ou dar a sensação de apertado. Porém, com sabedoria, pode-se “curar” esses problemas de decoração facilmente.
Primeiro, não colocar nenhum móvel atrás da porta que impeça sua abertura a um ângulo de pelo menos 90º. Segundo, não criar barreiras para o interior da sala.
Se por acaso a porta de entrada da casa der diretamente para uma parede lisa, uma boa ideia pode ser colocar, no local, um espelho.
Só deve-se ter cuidado para não rebater completamente a energia positiva que possa adentrar na residência. Nesse caso, uma opção melhor seria investir em iluminação.
Agora, acontece que, da rua, também podem vir energias ruins. Então, se a casa não possui um hall propriamente dito, pode-se usar uma estante vazada, um bimbo ou vasos com plantas para montar tal bloqueio, por exemplo.
Lembrando que a circulação nunca pode ficar impedida. E para harmonizar o local, podem-se usar símbolos de acolhida, como obras de arte e peças em cores como azul, amarelo e cenoura.
Dicas para melhorar a decoração da sala de estar
Layout
Há certos problemas possíveis de projeto que o Feng Shui aponta para a sala de estar. É inaceitável que este ambiente tenha pouca luminosidade – natural ou artificial. E deve-se observar muito bem o layout do ambiente também.
É importante estabelecer um ponto focal para a proposta, que pode ser uma lareira ou uma tela de TV, não importa. Isso vai facilitar o entendimento da organização dos móveis. Mas, não é só isso!
Independente do que a arquitetura ou o design apontem como a melhor opção de layout para sala, o Feng Shui dá suas próprias recomendações.
A técnica diz que a melhor organização para esse tipo de ambiente seria com os sofás em “formato de ferradura” – sem ficar de costas para janelas ou portas. Essas peças não podem ficar simplesmente soltas no ambiente! E suas “costas” devem ser protegidas – talvez por um aparador.
Enfeites
Na decoração da sala de estar, indica-se usar, preferencialmente, estantes fechadas para a televisão – estimulando, no dia-a-dia, a conversa e a integração familiar.
Por se tratar de um ambiente compartilhado com todos, não se deve expor objetos pessoais, como os religiosos; tampouco objetos com ângulos pontiagudos – nem mesmo velas.
Luz e cores
A iluminação da sala é uma questão muito importante avaliada pelo Feng Shui. No geral, quanto aos pontos de luz, a indireta é a solução indicada.
E para melhorar a atmosfera, recomenda-se usar em paredes ou móveis e acessórios cores quentes como amarelo, laranja, cenoura, salmão e magenta.
Por acaso, se a sala tiver uma lareira – o que é ótimo – esta deve ser “tratada” para que o ‘chi’ – a energia vital da casa – não se perca pela chaminé.
Afinal, essa estrutura deve ser fonte de calor e conforto. Por isso, deve ser constantemente limpa.
Se não for ser usada, pode ser transformada em ponto para exposição de esculturas ou arranjos.
E para equilibrar sua energia, é melhor contrapor com objetos em vidro.
Relembrando, a sala de estar é o primeiro aposento a ser avistado na casa; e ele deve ser decorado de modo a estimular a convivência social das pessoas.
Deve ser repousante! Não é um setor para se ter mesas de trabalho; nem equipamentos de exercícios; acúmulos ou desorganizações.
E se a pessoa insistir que precisa de uma TV é melhor que seja em LCD, que não gera campos eletromagnéticos significativos.
Que tal começar a usar os ensinamentos do Feng Shui para deixar sua casa um lugar perfeito para se morar?
Estas dicas de Feng Shui foram elaboradas pela equipe Viva Decora.