Só de olhar para a Espada de São Jorge, podemos perceber o quão poderosa é essa planta. Fonte de coragem e prosperidade, é um vegetal bastante comum nos lares brasileiros, tanto por suas propriedades místicas e espirituais quanto na decoração, por ser uma planta que se adapta fácil à maioria dos ambientes.
A seguir, conheça os principais usos da Espada de São Jorge, seu significado na Umbanda (ela é uma planta muito importante para as religiões de matriz africana) e como encontrar o lugar ideal da sua casa para ela.
Espada de São Jorge: conheça os três tipos da planta
- Sansevieira zeylanica (ou Sansevieria trifasciata): é a mais comum, fácil de ser reconhecida por seu formato de espada. Aquelas com as folhas de borda amarela também são chamadas de Espada de Santa Bárbara, enquanto as que são totalmente verdes são a famosa Espada de São Jorge.
- Sansevieira cylindrica: com folhas mais arredondadas e pontiagudas, também são chamadas de Lança de São Jorge.
- Sansevieria Trifasciata Hahnii: com um formato que se assemelha a uma coroa, essa planta possui folhas menores e mais arredondadas que as outras duas.
Proteção e coragem: o poder da planta Espada de São Jorge
Simbolizando a arma utilizada por São Jorge em sua batalha contra um dragão, a Espada de São Jorge traz consigo um grande valor místico, de proteção e coragem. A planta também é um ótimo amuleto para atrair prosperidade ao seu lar.
A Espada de São Jorge ainda atua com grande poder para cuidar de pessoas que sofrem com a maledicência de terceiros, ou seja, que sofrem com mentiras ou fofocas e se encontram desencorajadas a erguer a cabeça e dar a volta para cima. Espada de São Jorge neles!
Espada de São Jorge na Umbanda
Por causa do santo guerreiro São Jorge da Capadócia, figura de origem católica, a planta recebeu esse nome em referência à espada do guerreiro. Para preservar a imagem e as crenças ligadas aos orixás, a Sansevieria trifasciata também pode ser encontrada pelo nome de Espada de Ogum – orixá sincretizado a São Jorge.
Seu nome litúrgico em iorubá é Ewé Idà Òrisà. A Espada de São Jorge é uma planta de origem africana – acredita-se que seja nativa da região entre Nigéria e Congo – então possui um uso bastante tradicional nas religiões de matriz africana.
A Espada de São Jorge é utilizada em banhos, amacis, rituais de bate-folha, no afaste de eguns – desencarnados que perambulam na crosta e por afinidade são atraídos pelos encarnados – e de energias densas, podendo também ser usada como protetora de ambientes, quando em vasos. Assim como o Orixá, a Espada de São Jorge é uma protetora por excelência.
Na Umbanda, ao coletar a Espada de São Jorge para preparar o seu banho ou outro ritual, lembre-se de saudar Ossaim, senhor de todas as folhas, e Exu. Assim como nós, as plantas também possuem protetores. Reverencie-os com pontos cantados ou orações e peça licença para colher e utilizar aquele vegetal.
Espada de São Jorge: onde colocar na casa
Considerando que a Espada de São Jorge tem o poder de proteção e de atrair prosperidade, faz sentido querer ter uma dessas plantas em casa, não é mesmo? Mas para aproveitar todos os benefícios dessa planta tão poderosa, é preciso posicioná-la no lugar correto.
Procure não posicionar os vasos ou arranjos com Espada de São Jorge em ambientes com muitos ângulos formados por paredes, pois o formato de lança desses locais estimulará batalhas e discórdias. Lembre-se que a Espada de São Jorge também atua com a finalidade de luta.
Além disso, a Espada de São Jorge vem de ambientes secos, então você não precisa se preocupar em regá-la com tanta frequência. Sua manutenção é realmente simples. Se você vai posicionar sua planta em uma varanda ou quintal, prefira locais com sol ou meia-sombra – mas vale dizer que a Espada de São Jorge também vive muito bem em ambientes internos.
Importante: as folhas da Espada de São Jorge são tóxicas. Por isso, mantenha seu vaso ou canteiro fora do alcance de crianças e pets, combinado?
A Espada de São Jorge também tem o poder de purificar o ar dos ambientes. Se você mora em uma grande cidade, vale investir nessa super planta anti-poluição!
Quer trazer mais harmonia e equilíbrio para o seu lar? Então conheça o curso de Feng Shui do Astrocentro: você vai aprender as principais técnicas de Feng Shui e transformar a sua casa em um lar próspero, cheio de saúde e boa sorte. Faça mudanças práticas que vão mudar a sua vida!