Quando você chega em casa depois de um dia intenso de trabalho, a única coisa que você quer é relaxar e encontrar a tranquilidade, não é mesmo? Para muitas pessoas, a busca pela calma pode ser uma missão impossível. Porém, com a ajuda de uma caixa de madeira com areia, pedras estrategicamente selecionadas e um rastelo para fazer desenhos, prometemos que você esquecerá seus problemas e suas dificuldades.
Estamos falando do jardim zen miniatura, uma peça de decoração que elimina a ansiedade e o stress, segundo o Feng Shui – uma técnica chinesa que busca harmonizar os espaços para atrair as energias positivas da natureza.
Para conhecer essa ferramenta oriental de meditação, utilizada há mais de 3 mil anos, vamos explicar os benefícios do jardim zen miniatura. Além disso, para você já começar aproveitar das suas boas vibrações, ensinamos como fazer um jardim zen miniatura.
O que é jardim zen miniatura?
O jardim zen miniatura é uma adaptação dos jardins orientais feitos com elementos da natureza estrategicamente posicionados e com desenhos ondulares – uma técnica herdada pelos monges budistas que davam formas aquáticas em busca da paz interior. Geralmente, o jardim zen oriental é reservado para práticas de meditação e relaxamento apenas. Ou seja, ele não é utilizado para recepcionar amigos, familiares e nem para curtir um churrasco.
No caso do jardim zen miniatura, ele tem a vantagem de ser feito em algum cantinho especial da sua casa ou do seu trabalho. Com isso, você não precisa dedicar um grande espaço e nem muito tempo para ter o seu momento de paz e calmaria.
Sendo assim, para aproveitar das boas energias do seu jardim zen miniatura, saiba que cada elemento que o compõe possui um significado específico:
- A caixa de madeira: simboliza o mundo;
- As pedras: representam a permanência e solidez da vida;
- A areia: significa a fluidez do inesperado na vida.
Com isso em mente, você pode comprar um jardim zen miniatura que reflita as suas necessidades. Ou então, você mesma pode fazer o seu com as nossas dicas e colocá-lo onde você mais precisa para esquecer dos momentos difíceis ou apenas para se reconectar com a sua própria essência.
Quais são os benefícios do jardim zen miniatura?
Normalmente, o jardim zen miniatura é construído a partir de um retângulo de madeira, no qual, você despeja areia fina e dispõe as pedras de sua preferência. Para interagir com o seu jardim zen, você pode fazer desenhos na areia com a ajuda do rastelinho.
Apesar de ser uma técnica simples de meditação, separar 5 minutos do seu dia para mexer no jardim zen miniatura geram efeitos terapêuticos no seu corpo físico e espiritual. Entre os benefícios do jardim zen, podem citar:
- As ações calmantes e relaxantes;
- Ajuda no autocontrole e no equilíbrio emocional;
- Transfere suas emoções para a areia;
- Aumenta a sua autoestima e a sua paz de espírito;
- Harmoniza e purifica o ambiente;
- E absorve as energias negativas através dos elementos areia e pedra.
Como fazer um jardim zen miniatura?
Antes de tudo, é muito importante que você escolha bem o local que você instalará o seu jardim zen miniatura. Isso porque ele deve ser calmo, tranquilo e ao seu alcance para favorecer seus efeitos mediativos e calmantes.
Em seguida, você deve procurar materiais que te inspiram e que expressam as suas necessidades. Com isso, a caixa de madeira deve ser no formato que mais te agrada para, depois, ser preenchida pela areia. De preferência, recolha você mesma a areia de uma praia que te agrade, pois ela simboliza a tranquilidade da mente e do espírito, como o mar.
Para finalizar, você deve prestar muita atenção às pedras que vão compor o seu jardim zen miniatura. Isso porque, além de cada uma possuir um significado específico, as pedras representam as rochas que nos sustentam e, nas quais, criam a movimento e a continuidade das ondas que são formadas quando o mar bate nas pedras.
A dica de ouro que damos aqui é para não exagerar nos elementos que compõe o seu jardim zen miniatura. Pois, ele é uma ferramenta de meditação que deve representar a simplicidade e sobriedade espiritual.
Mas não se preocupe muito com a organização dele, uma vez que, a sua energia deve fluir entre os elementos. Para isso, deixe a sua intuição e seu estado de espírito ditaram as regras da arrumação do seu jardim zen.
Outro toque importante que damos é para ter em mente a energia dos números 5 e 7, já que são favoráveis para o relaxamento, de acordo com o feng shui. Além disso, é necessário escolher as pedras que farão parte do seu jardim. Para isso, confira abaixo a nossa orientação para não errar na seleção das pedras e para purificá-las.
Qual significado das pedras do jardim zen miniatura?
Antes de colocar as pedras no seu jardim zen miniatura, saiba que elas precisam ser lavadas antes. Para isso, você pode utilizar uma escova macia e água corrente de alguma fonte natural: rio, mar, lago, fonte ou chuva.
Em seguida, é preciso energizá-las para que suas propriedades místicas façam efeito na sua ferramenta de relaxamento e meditação. Dessa maneira, mergulhe as pedras na água com sal grosso, coloque-as em uma drusa – uma pedra composta de pequenos cristais finos – e deixe-as ao ar livre expostas à luz do sol e da lua. Após esse processo, você pode usá-las no seu jardim zen.
Mas não se esqueça que cada pedra possui uma essência específica, assim como:
Hematita: uma pedra que protege e aumenta a autoestima. Ela também contribui com a absorção de ferro pelo sangue e a formação de glóbulos vermelhos.
Ágata azul: possui efeito curativo nos problemas físicos e mentais. Ela também é uma pedra protetora para as mulheres grávidas e um consolo nas separações.
Topázio: conhecido como a pedra da cura, o topázio possui propriedades calmantes e relaxantes.
Fluorita: a pedra da cura física e espiritual, ajuda em momentos de mudanças, especialmente espirituais.
Ametista: elimina os pensamentos e comportamentos egocêntricos. Além disso, é excelente para a meditação, pois combate a ansiedade.
Água-marinha: estimula a criatividade e a capacidade de expressar os sentimentos, as emoções e os problemas.
Sodalita: essa pedra tem o efeito de induzir grandes mudanças de acordo com o nosso comportamento, seja ele positivo ou negativo.
Quartzo Rosa: alivia as mágoas, pois tem o poder de eliminar emoções e recordações negativas
Como usar o jardim zen em miniatura?
Como já falamos aqui, bastam 5 minutos do seu dia para torná-lo mais calmo e tranquilo. Porém, se você busca uma mente limpa e a fluidez nos acontecimentos da sua vida, recomendamos que desenhe formas arredondadas como as ondas do mar. Além disso, apenas o fato de mexer na areia com o seu rastelo já te ajuda a refletir melhor e, até mesmo, a tomar uma decisão importante.
Porém, se você se sente estressada e inquieta, deixe o rastelo de lado e brinque na areia com os dedos, deixando as formas fluírem segundo seu estado de espírito no momento. Em geral, todos desenhos que você fizer no seu jardim zen miniatura estimulam sua imaginação, reflexão, intuição, sensibilidade e criatividade. Sem contar que você não se sentirá mais estressada e ansiosa – o que é perfeito para começar a praticar a meditação.
Atenção: evite desenhar formas triangulares e pontiagudas, pois na filosofia oriental, elas representam os espinhos que nos causam dores. Além de simbolizaram o fechamento da fluidez de energia.