Baseado na astrologia chinesa, o Horóscopo Japonês é constituído por deuses xintoístas – o xintoísmo é a religião oficial do Império Japonês. Acredita-se que essa mudança acarretou melhorias. Com deuses regendo o horóscopo há uma diversidade maior de energias e personalidades e isso ajuda a identificar o comportamento dos animais do zodíaco com mais clareza. Quer saber mais sobre esse tipo de astrologia? Então confira o texto a seguir:
Fundamentos do Horóscopo Japonês
Os deuses do Horóscopo Japonês ajudam nas previsões referentes ao ano de cada animal do zodíaco. Determina-se o signo animal de uma pessoa de acordo com seu ano de nascimento.
O signo animal inicia-se sempre no primeiro dia do ano novo (Ano Novo Solar), chamado de Oshogatsu pelos japoneses. A primeira lunação do ano é chamada “Pequeno Ano Novo”. Nesse dia, eles fazem uma reverência à Lua, já que é quando começa a regência do animal-signo na Roda do Destino.
Isso quer dizer que além do animal simbólico daquele ano, há também o animal regente de cada mês. Dessa forma, todos os doze animais do Horóscopo Japonês regem cada um dos dozes meses.
Os animais do Horóscopo Japonês
Doze animais regem o Horóscopo Japonês. São eles: Rato (Nezumi), Boi (Ushi), Tigre (Tora), Coelho (Usagi), Dragão (Tatsu), Serpente (Mi), Cavalo (Uma), Cabra (Hitsuji), Macaco (Saru), Galo (Tori), Cachorro (Inu) e Javali (Inoshishi).
Não existe uma justificativa oficial para explicar o motivo de esses 12 animais terem sido escolhidos para representar o horóscopo. No entanto, existem inúmeras lendas para justificar esse mistério do oriente.
A lenda mais famosa conta que o Rato era responsável por convidar todos os animais que existem para um jantar onde seriam apresentados a Buda. Acredita-se que apenas os doze animais do horóscopo compareceram ao jantar e durante o evento Buda atribuiu um ano a cada um como forma de mostrar a sua gratidão. Dessa forma, as pessoas que nascem nesses anos, recebem as características do animal referente ao ano de nascimento.
Horóscopo Chinês x Horóscopo Japonês
Como a criação do Horóscopo Japonês foi baseada no horóscopo chinês, é muito comum que as pessoas confundam os dois. Ainda mais pelo fato de o chinês ser bem mais conhecido e acompanhado no oriente do que o japonês. No entanto, é essencial entender a diferença entre ambos para que não existam erros na hora da interpretação.
O calendário agrícola é a principal base do horóscopo chinês e o ano astral começa na primeira lunação no ano. Por conta disso, a data de início de um ano astrológico nunca é a mesma, ela varia a cada ano. No japonês, a organização astrológica acontece de forma um pouco diferente.
Mesmo tendo base no sistema chinês, os regentes foram substituídos por deuses xintoístas e o ano astral começa no primeiro dia do ano novo solar. Além disso, como já foi dito, os animais não regem apenas o ano, mas também os meses que compõem esse ano.
Por fim, uma característica importante do Horóscopo Japonês é que a palavra “ano” sempre acompanha o animal signo. Por exemplo, é comum dizer “Sou do Ano do Javali”. No horóscopo chinês, isso não acontece.
Agora que você já sabe tudo sobre Horóscopo Japonês, veja também:
- Conheça mais sobre os animais do Horóscopo Chinês e suas personalidades
- Horóscopo Xamânico – Veja qual animal você é
- O que é e como aproveitar o seu Paraíso Astral?
- Aprenda o que é Astrologia e sua relevância em nossa vida