Você acredita que seu caminho de evolução envolve o carma de outras vidas? Então, vem com a gente descobrir o que são as lições cármicas. E, também, o que precisa ser trabalhado na sua jornada evolutiva.
Antes de mais nada, vamos falar dos desafios de vidas passadas e, também, do carma. Segundo a doutrina espírita, nós reencarnamos para aprender e, com isso, evoluir. Já o conceito de carma diz respeito às consequências dos atos cometidos em outras vidas.
Nesse sentido, as lições cármicas representam as oportunidades de aprendizado. Afinal, elas trazem consigo algumas questões que devemos trabalhar durante a encarnação. E, por falar nisso, você tem curiosidade em saber quem fomos nas vidas passadas? Se sim, confira as dicas da especialista Solange Martins, a Sol.
Como descobrir as lições cármicas?
Conforme a numerologia cabalística, nós podemos “medir” quais são as nossas lições cármicas. Dessa maneira, podemos entender o que devemos trabalhar nesta vida, para compensar o desequilíbrio causado anteriormente.
Aliás, esse aprendizado tem uma razão de ser: a nossa evolução. Logo, caso o espírito encarnado não consiga desenvolver o aprendizado, o que acontece? É muito simples: a mesma lição continua nas próximas vidas, até que seja assimilada em sua plenitude.
Como calcular as lições cármicas?
Este cálculo tem como base a tabela pitagórica. Nela, cada letra do nome (registrado na certidão de nascimento) corresponde a um número. Nesse caso, vamos considerar a falta de uma ou mais letras.
Por exemplo: no nome Mariana Silva, não temos os seguintes números: 2, 6, 7 e 8. Isto é, são as lições cármicas que ela deve aprender ao longo dessa encarnação. Mas o que isso significa na prática? Para descobrir, continue com a gente.
O que significam as lições cármicas? E os aprendizados?
Na numerologia, cada número tem um significado, certo? Aqui, estamos falando da ausência de letras em um determinado nome e sobrenome. Ou seja, isso nos mostra qual é o aprendizado para buscar o equilíbrio. E, quando a pessoa realmente aprende, ela estará um passo adiante em seu caminho de evolução.
1
A lição cármica 1 nos mostra que, nas vidas passadas, faltou iniciativa ou mesmo força de vontade. Em vista disso, seguem são alguns pontos que devem ser trabalhados hoje em dia:
- seja mais autoconfiante, pioneira e dinâmica;
- tome a iniciativa e, assim, domine as situações;
- lidere outras pessoas, de modo justo e equilibrado.
2
Por sua vez, a lição cármica 2 nos diz que, em outra vida, você foi insensível e, também, indecisa. Possivelmente, não tinha espírito colaborativo. Então, os desafios dessa existência são:
- seja paciente, tolerante, diplomática e compreensiva;
- faça parcerias para conquistar resultados conjuntos;
- trabalhe a empatia e a escuta ativa para ajudar os outros.
3
Já a lição cármica 3 está associada a quem não conseguiu se expressar nas encarnações passadas. Nessa perspectiva, listamos algumas dicas para atingir o equilíbrio:
- seja comunicativa, expansiva e criativa;
- cuide bem da sua apresentação pessoal;
- desenvolva os talentos ligados à expressão.
4
Na lição cármica 4, estamos falando de pessoas que tiveram dificuldades com o trabalho no passado. Com isso em mente, chegou a hora de arregaçar as mangas, o que inclui:
- tenha mais disposição para trabalhar e se organizar;
- deixe a preguiça de lado e coloque a mão na massa;
- seja mais objetiva e disciplinada para cumprir metas.
5
Chegando à lição cármica 5, é provável que a liberdade foi usada de forma excessiva em outra vida. Assim sendo, essas são algumas recomendações para superar este desafio:
- seja responsável, em todos os aspectos;
- aprenda a lidar bem com as mudanças;
- tenha bom senso para usar sua liberdade.
6
Quem tem a lição cármica 6 provavelmente negligenciou a família em uma vida passada. Dessa forma, será preciso zelar pela responsabilidade familiar, junto com os seguintes pontos:
- dê mais valor para os laços familiares;
- seja respeitosa, paciente e compreensiva;
- promova a harmonia no ambiente familiar.
7
Para a lição cármica 7, é fundamental se conectar com a espiritualidade. Possivelmente, a pessoa foi alguém muito materialista nas outras encarnações. Diante disso, é necessário:
- desenvolver a espiritualidade;
- deixar de lado o materialismo;
- aflorar a própria intuição.
8
No caso da lição cármica 8, pode ter sido uma pessoa injusta ou que fez mau uso do dinheiro. Logo, os aprendizados são:
- não seja egoísta, nem avarenta;
- desenvolva o senso de justiça;
- aprenda a lidar com as finanças.
9
Por fim, a lição cármica 9 é um pouco diferente, pois é um esforço coletivo, já que fala de compaixão. No fim das contas, muitas pessoas não desenvolveram o amor ao próximo e a solidariedade. Com isso, o aprendizado está relacionado com o bem comum:
- seja mais solidária e consciente;
- comece a praticar o desapego;
- aprenda a acolher a dor do outro.
Qual a diferença entre lições cármicas e dívidas cármicas?
Enquanto as lições cármicas são oportunidades de aprender, as dívidas cármicas vão além disso. Isso porque a dívida nos diz que as leis universais foram quebradas, de alguma forma.
E quais são as 4 dívidas cármicas?
Em primeiro lugar, o dia do nascimento é a chave da dívida cármica. Contudo, existem outros aspectos do mapa numerológico para levar em conta. Por exemplo, os números de destino e expressão, que podem resultar em:
- 13: o passado envolveu suicídio, assassinato ou mesmo negligência com a vida. Logo, você deve trabalhar duro, mesmo não sendo reconhecida;
- 14: em outra vida, agiu de maneira antiética, seja com fraude ou abuso de poder. Por ter causado sérios prejuízos a terceiros, é essencial praticar o desapego nessa encarnação;
- 16: as vidas passadas foram envoltas em violência, autoritarismo, orgulho, traição e vaidade. Portanto, seja humilde para superar essa dívida;
- 19: nas encarnações anteriores, seu talento foi usado apenas para beneficiar a si mesma. Logo, aprenda que você colhe o que cultiva.
Deu pra entender a diferença entre as lições cármicas e as dívidas cármicas? Para saber mais detalhes, aproveite para fazer seu estudo numerológico pessoal. Ou, se preferir, fale com um numerólogo, que vai te orientar nessa jornada de autoconhecimento. E, claro, não deixe de consultar outros artigos do Blog.
Até mais!