Quem não gosta dos Caboclos? Fortes, serenos, sábios, alegres e ativos, eles são uma falange muito importante dentro da Umbanda. Isso porque são espíritos evoluídos e que trazem muita sabedoria da natureza. Com almas de guerreiros e coração puro, não é à toa que costumam ser chefes de congá na maioria das Casas de Umbanda. Mas você conhece a poderosa oração dos Caboclos? Então confira agora!
Por que fazer a oração dos Caboclos?
Muita gente não sabe o que pedir na oração dos Caboclos. No entanto, estar em sintonia com os Caboclos ajuda muito a manter a serenidade, o foco, a tranquilidade mental e a sabedoria para lidar com as adversidades do cotidiano. A energia de um caboclo está sempre nos lembrando que a vida é feita de desafios e de aprendizados, e que não vale a pena se aborrecer com os aspectos que ainda não estão como queremos.
Dessa maneira, os Caboclos são ótimos companheiros em momentos difíceis ou de tomada de decisão. Também podemos recorrer a eles quando há um problema de saúde que tenha a ver com desequilíbrios psíquicos e espirituais.
É interessante fazer essa oração em uma mata verde, mesmo que seja apenas um jardim, um bosque ou um parque, pois assim é mais fácil se comunicar com eles. O seu dia é quinta-feira, e o melhor horário para fazer uma oração dos Caboclos é às 18 horas, ou na hora que o sol estiver se pondo. Se for possível, usar uma vela verde e um alguidar com mel e frutas para trazer doçura e prosperidade.
Oração dos Caboclos
“Salve Zambi, Pai e Criador de todo o Universo! Salve Oxóssi, Rei da Mata e chefe de todos os Caboclos! Salve Seu Sete Flechas e sua falange guerreira!
Peço que suas sete flechas me defendam de toda armadilha, volúpia, de toda ganância material e desproteção psíquica. Que eu esteja sempre protegida de todo mal que me for direcionado e de tudo aquilo que não me faz bem e que eu me insisto em me apegar.
Que seu olhar penetrante queime todo o meu ódio, inveja, ciúme, orgulho, maledicência e minha mania humana em buscar a perfeição. Que sua luz me ajude a ter compaixão pelo outro e por mim mesma. Que suas penas me disfarcem do inimigo e embelezem a minha vida para sempre olhar e refletir o bem.
Que assim seja e assim será!
Salve o verde das matas! Salve os Caboclos! Oke arô Oxóssi!”
Oração dos Caboclos de Jurema
“Ó, Iluminada cabocla Jurema, flecheira, caçadora, das matas virgens, da cachoeira e do rio,
Com a orientação de meu pai Oxóssi,
Cobre com luz os caminhos por onde eu andar,
Me protegendo da escuridão fria da noite,
Me banhando com a pureza das suas águas limpas,
Purificando minha alma com a sua sabedoria
E nutrindo meu corpo com o verde da sua mata,
Fazei de mim modelo de seu amor divino,
Deixe em meus olhos a beleza de sua gota de orvalho
Para que meus caminhos sejam abertos
Através da força do teu nome.
Salve a cabocla Jurema!
Okê Arô Oxosse,
Ora Ora Aie Ie o Mamãe Oxum!”
Agora que você já aprendeu a oração dos Caboclos, veja também:
- Oração das Almas – Confira aqui duas poderosas preces
- Oração do Perdão – Perdoe e Liberte-se
- Entenda detalhadamente o que são os orixás