A Quaresma é um período para se fazer um retiro voltado à reflexão, quando os cristãos se recolhem em oração e meditação para preparar o espírito para a acolhida de Jesus Cristo vivo, ressuscitado no domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Esta meditação pode ser feito no dia a dia de trabalho, em casa, na sua igreja ou em algum retiro específico. Aprenda uma Oração da Quaresma para fazer durante esse período de reflexão.
A cor litúrgica desse tempo é a roxa, que geralmente significa penitência, aflição e crescimento. Mas, no tempo da Quaresma, a cor não significa luto, e sim, mostra que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Veja também:
É tempo de se renovar, mudar nosso estado mental de negativo para positivo, matar o que não presta dentro de nós, aquilo que nos torna sem motivação e deixar nascer um novo “eu”, mais puro e limpo em atitudes. Faça a Oração da Quaresma e atinja seus objetivos.
Santo Efrén, o Sírio, tentou nos passar isso em suas orações.
Poderosa Oração da Quaresma
“Senhor e Mestre de minha vida,
afasta de mim o espírito de preguiça,
de abatimento, de domínio, de loquacidade,
e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade,
de humildade, de paciência e de amor.
Sim, Senhor e rei,
concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos
porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”
Mas lembre-se de que não adianta só pedir. É preciso também agir e executar sua própria parte na história toda. Enquanto você medita, segue mais uma oração para tranquilizar o coração.
Oração da Quaresma para Piedade
“Pai nosso,
que estais no céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.
Abri nossos corações
à vossa palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor, Jesus Cristo.
Amém”
A Quaresma é tempo de reflexão, fazer um retiro espiritual. Nos recolhermos em meditação, oração e penitência. A penitência mais comum é o jejum, porém, muita gente acha que jejuar é um sacrifício muito grande por não entender que o da Igreja é uma coisa simples. Não é para passar fome, e sim, ter disciplina, como tomar o café da manhã, e substituir uma refeição completa, almoço ou jantar por um lanche mais leve, e não “beliscar” nada entre as refeições. Se jejuar ainda parece muito complicado, experimente fazer uma oração da Quaresma diariamente e aproveite esse tempo para pensar em seus atos. A verdadeira mudança acontece de dentro para fora!
Veja também: