Oráculo, na Grécia Antiga, significava tanto pessoas que profetizavam quanto o lugar onde a profecia era dita. O povo acreditava que os oráculos gregos davam respostas divinas, por isso frequentava o local para pedir conselhos e receber orientações. Os oráculos gregos são exemplos fundamentais da religião e da cultura grega, que era muito rica, com vários deuses e crenças.
Os principais oráculos gregos e suas curiosidades
- Dodona
Segundo o mito, esse oráculo grego foi estabelecido a partir de uma pomba, símbolo da sacerdotisa. A pomba saiu de Tebas, uma cidade do Egito, e foi para Dodona. Lá, ela difundiu a crença em Zeus e ordenou que fundassem um oráculo em homenagem ao deus. A partir disso, Dodona virou um local sagrado.
- Delfo
Na história da Grécia, Delfos foi o centro religioso mais importante, dedicado ao deus Apolo. Ele era procurado por cidadãos comuns e também por líderes políticos interessados em previsões e conselhos. O oráculo grego funcionava nos subterrâneos, a partir da emissão de gases. Os gregos acreditavam que, ao inalar o vapor, a sacerdotisa tinha o corpo invadido por Apolo e intermediava as profecias.
Curiosidades da cultura grega
Muito do que foi feito pelo povo grego há muito tempo permanece até hoje, como, por exemplo, o pensamento filosófico de Sócrates e Platão. Veja outros legados:
- Você sabe a origem das Olimpíadas? Foi na Grécia, na cidade de Olímpia. Para quem não sabe, isso aconteceu em homenagem aos deuses, que eram muito importantes para toda a população.
- O conceito de teatro também teve início na Grécia Antiga, onde a dramaturgia era muito valorizada. Os gregos criaram os primeiros grandes anfiteatros da história.
- Outro destaque da civilização grega fica por conta da arquitetura. Na Grécia foram construídos grandes templos com mármore, principalmente em Atenas.