As runas nórdicas não são apenas um alfabeto, mas sim artefatos com propriedades energéticas concentradas. Além disso, você deve conhecer suas capacidades e significados. Por meio das runas nórdicas, os vikings buscavam sinais, que os inspiravam a fazer seus saques pela Europa.
Sendo um povo independente que vivia de caça, pesca e colheita, não dependiam das grandes civilizações e confiavam suas investidas às respostas obtidas pelas runas.
Os vikings se tornaram famosos por suas táticas de combate, comportamentos e crenças. Inclusive, tais crenças são o ponto de partida de toda a sua forma de escrita, as runas.
Hoje, mostraremos para você uma breve viagem ao mundo das runas nórdicas e seus significados. E apresentaremos um pouco do povo viking e sua cultura cheia de história.
Ao norte da Europa, por volta dos anos de 150 DC, a civilização usava uma espécie de alfabeto, culturalmente servindo como um caminho para situar a sua mitologia e seu pensamento.
A Alemanha, Escandinávia e as Ilhas Britânicas eram considerados países germânicos, e utilizavam na sua linguagem a escrita rúnica. As runas nórdicas, fora da mitologia, podem ser vistas como um simples alfabeto. Também conhecido como “Futhark” – termo da antiga língua germânica – esse alfabeto rudimentar é composto por 24 runas.
As runas nórdicas eram gravadas em pedras e pequenos ossos. Entretanto, sua aparição mais comum era em pedaços de madeira.
Não chegaram a ser usadas como um sistema ideográfico como os hieróglifos egípcios. Porém, as runas nórdicas dentro de um contexto mitológico eram usadas para jogos de adivinhações e também como amuletos de proteção.
O povo nórdico acreditava que as runas eram um presente do deus Odin, que as conquistou durante a sua escalada à árvore colossal Yggdrasil. A árvore funcionava como um eixo que ligava os nove mundos:
Estes nove mundos são as divisões de cada canto da Yggdrasil que são ligados com o poder da Bifrost, um arco-íris capaz de transitar entre os mundos da árvore.
A informação mais intrigante sobre esses talismãs é sua propriedade mágica, capaz de servir como um oráculo.
Trazendo iluminação ou adivinhação sobre prosperidade, proteção, amor, períodos de dúvidas, motivação, transformações, mudanças e mais.
As runas se parecem com o baralho de “under rose” que abre o caminho para uma melhor compreensão do futuro.
Existem três grupos principais que dividem por igual a quantidade de runas nórdicas, mas com significados e princípios diferentes. Para esses arquétipos as runas são separadas em características:
Ou seja, cada um dos três grupos é composto por oito talismãs, totalizando vinte e quatro runas. Entretanto, existe uma vigésima quinta runa que é completamente branca, a Runa do Destino.
É importante dizer que a consulta às runas nórdicas é uma arte chamada de “runemal”, no qual por meio de um jogo, você pode ter respostas a certas perguntas ligadas ao autoconhecimento. Uma arte que é considerada pagã pelo cristianismo.
Parte das regiões do norte da Europa já sofriam com a popularização do cristianismo, e, durante os séculos V a XV, foram perseguidas pela igreja com o pretexto de ser bruxaria. Sendo assim, foram forçados a trocarem as runas pelo alfabeto latino.
A santa inquisição só agravou a caça às bruxas. Qualquer usuário de runas nórdicas ou que as jogasse com qualquer finalidade, era capturado e condenado à fogueira.
As runas nórdicas voltariam a ser usadas no período da renascença por astrólogos e ciganos. Dois grupos que estiveram ligados à magia e que também sofreram perseguições.
Até hoje, as runas têm seus significados representados por filmes e séries de TV como alfabeto simbólico dos vikings, mas eram bem mais do que isso. A cultura popular algumas vezes nos traz uma interpretação simplória e sem a abordagem da magia, que deve ser respeitada e acessível para todas que se interessem e queiram fazer uma consulta.
Existem três deusas nórdicas conhecidas como as Nornes, que por meio do jogo das runas conseguem saber sobre os três períodos do tempo:
As deusas do destino estão presentes na mitologia, e exercem um papel fundamental no que diz a consulta em forma de jogo, trazendo respostas mais diretas sobre amor, trabalho, família e saúde. Aliás, você pode conferir realizando uma consulta com o jogo das Três Runas. A melhor parte: é de graça!
Você vai encontrar diversas explicações sobre as runas e seus efeitos, mas que tal conferir esse vídeo bem explicado do nosso canal para conhecer um pouco das runas nórdicas e seus significados
As runas nórdicas são ferramentas poderosas e diretas, e como você pode ver com várias ramificações de busca, basta você escolher qual consulta fazer baseada nas suas dúvidas.
Se você gostou do texto até aqui, vai adorar a seleção que fizemos a respeito das runas. São vários tipos e direcionamentos. Confira:
Felizmente, com o avanço da tecnologia, as consultas e jogos rúnicos se tornaram acessíveis mesmo a distância. Por meio dessa modernidade você pode visitar uma consultora dentro de uma lista de profissionais para saber o que a vida lhe reserva.
Diversos segredos e revelações estão esperando o seu jogo para lhe mostrar coisas surpreendentes que talvez você nem imagine que estão por vir. E como as runas nórdicas são as peças que podem trazer as respostas para as suas perguntas, basta você conversar com um dos nossos especialistas em runas e conferir o seu destino!
Grande abraço e até a próxima! ✨
O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…