Você sabia que cada ano é dirigido por um Orixá diferente? Principalmente entre os adeptos das religiões afro-brasileiras, é grande a força e influência de divindades espirituais, denominadas Orixás. Existem vários, com diferentes nomes, características e forças. Quer acabar com a dúvida de que em 2019 será regido por qual Orixá? Confira agora no texto!
Saiba agora o que é um Orixá
As religiões de origem africanas tradicionais no Brasil, em especial o Candomblé e a Umbanda, cultuam apenas um Deus. Isso mesmo, são religiões monoteístas, ao contrário do que se imagina no senso comum.
Apesar disso, as pessoas que seguem essas correntes apreciam os Orixás, que seriam espécies de anjos ou santos, de acordo com o sincretismo. Não se sabe ao certo quantos Orixás existem, tendo em vista que o número varia de região para região.
Ou seja, os Orixás não são deuses supremos, mas sim entidades espirituais que exercem influência na vida dos homens, assim como os santos na igreja católica. 2019 será regido por qual Orixá? A resposta é Ogum. Ou seja, o ano terá a “cara” desse orixá.
A importância do Orixá
Para os adeptos das religiões afro-brasileiras, os Orixás possuem papel especial. Cada pessoa, ao nascer, é protegida por um dos Orixás existentes. Ele funciona como um guia espiritual, um protetor e amigo. As pessoas pedem para que ele conceda graças e realizações.
Ou seja, além de atuarem como regentes do planeta, essas divindades acabam atuando como parceiros espirituais das pessoas, em sua individualidade. Muita gente acaba procurando métodos para descobrir o nome do Orixá regente, como visitas aos terrenos de Candomblé ou de Umbanda.
Se você não sabe o nome do seu Orixá, não se preocupe. Ele continuará te protegendo e te orientando. Basta que em suas orações você converse diretamente com ele, ainda que não mencione o seu nome. Agora, se você quer mesmo saber qual é, procure por pessoas capacitadas para fazer a leitura e te dizer o nome.
O que é Orixá regente?
Um Orixá regente nada mais é do que um Orixá responsável pelas energias em determinado ano. Conforme mencionamos, cada divindade das religiões afro-brasileiras possui energias e forças distintas. Isso pode ser sentido com grande intensidade quando da sua regência.
Apesar de todos os Orixás agirem de forma conjunta, a cada ano um deles aparece com mais destaque, regendo e orientando a vida na terra.
Alguns Orixás são conhecidos por permitir anos mais longos, ao passo que outros acabam encurtando o tempo – fazendo com que pareça que o ano passou mais rápido que o normal. Outros Orixás proporcionam anos de boa colheita, enquanto outros são responsáveis por grandes eventos da natureza, como tempestades e furacões.
Por isso é tão importante determinar qual será o orixá regente de 2019. Essa informação nos ajudará a compreender melhor o mundo em que estamos vivendo, o porquê de as coisas estarem acontecendo de uma forma e não de outra.
Mas vamos voltar um pouco ao assunto principal, 2019 será regido por qual Orixá?
Orixá regente de 2019 no Candomblé
Não existe definição, ainda, sobre o Orixá regente de 2019. Isso é o que dizem os praticantes do Candomblé. Para eles, essa é uma revelação que acontece em momento apropriado, mais especificamente na véspera de ano novo. A determinação do Orixá acontece por meio do jogo de búzios.
2019 será regido por qual Orixá – Ogum
Tendo Ogum como regente, o próximo ano será de muita força e prosperidade. Na história dos Orixás, Ogum é visto como um grande guerreiro, responsável por forjar o metal. Muitos acreditam que ele contribuiu para a evolução da humanidade.
Desde que o homem começou a forjar o metal, não parou mais. Transformando esse elemento da natureza em diversas ferramentas, máquinas e objetos. Podemos esperar por um ano de muito desenvolvimento, aperfeiçoamento e criação.
O ano de Ogum também será marcado pela intensidade, por muitas dificuldades e barreiras a serem superadas. Será momento para tomar decisões, muitas delas difíceis – mas todas necessárias.
Orixá regente de 2018
Enquanto não sabemos ao certo a resposta para a pergunta 2019 será regido por qual Orixá, o que podemos fazer é analisar o Orixá regente de 2018. O ano foi governado por Xangô, entidade por vezes relacionada à justiça. Não é por outro motivo que o ano foi repleto de escândalos envolvendo políticos.
Muitos dos que estavam impunes encontraram a justiça, graças a Xangô e sua busca pela verdade. Sob a regência desse Orixá, as pessoas tendem a se unir mais, lutando contra os problemas sociais, tais como a corrupção, a violência e a falta de respeito.
A derrubada de ditadores, políticos criminosos e organizações negativas é muito frequente no ano de Xangô. O ano de 2018 está passando rápido, tal como aconteceu com 2017. Isso se deve à presença de Iansã, que apesar de não ser a regente, terá um papel significativo. A história de Iansã é muito importante para a tradição afro-brasileira.
Em termos sociais, 2018 está sendo bastante intenso. Pode-se dizer que o calor fez e fará parte de todo o ano, em vários aspectos. Não apenas a temperatura física, mas também a emocional, estará elevada. Vários ânimos à flor da pele, muitos conflitos e muita paixão.
Esperamos por um ano mais lento, que nos permita aproveitar melhor a vida. Um ano repleto de realizações, pessoais e profissionais, sem guerras e sem conflitos entre os povos. Se você sonhar com orixás, pode ser que esteja antecipando e adivinhando o regente desse ano. Fique de olho!
Agora que você já acabou com suas dúvidas de 2019 será regido por qual Orixá, confira também:
- Búzios para 2019 – Saiba o que esperar do futuro!
- Entenda como será o seu futuro com os oráculos 2019
- Carta cigana para 2019 – Saiba o que o futuro guardou para você!