Já pensou em uma virada de ano com duração de 15 dias? Nós, brasileiros, estamos acostumados com uma virada de apenas um dia. Em diversos países do oriente, entre eles a China, os costumes são um pouco diferentes. O Ano Novo Chinês é um dos períodos mais importantes do país.
Mas por que existe essa diferença entre o ano novo no oriente e o ano novo no ocidente? Como é feita a comemoração do Ano Novo Chinês? Existem outras diferenças além da data de realização? Falaremos sobre todas essas questões, para que você fique por dentro de tudo sobre o assunto.
Quando ocorre o Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês varia a cada ano, em razão das peculiaridades do calendário lunar. No Brasil, utilizamos um calendário que leva em consideração os ciclos do Sol. Já na China, o calendário leva em consideração as diversas fases da lua. Por isso existem diferenças com relação às datas de ano novo.
No geral, o Ano Novo Chinês é comemorado no final de janeiro ou de fevereiro (com base na nossa perspectiva). Em outras palavras, passamos pelo ano novo antes deles. Ao todo são quinze dias de festas e celebrações, o que demonstra a importância desse período na cultura chinesa.
Características do Ano Novo Chinês
No dia anterior ao começo do Ano Novo Chinês, todas as famílias começam a se organizar. Limpam as casas, deixam tudo com cheiro de novo. Homens e mulheres cortam e aparam o cabelo, pagam suas contas e oferecem presentes aos deuses, para que eles ajudem no ano que está por começar.
A cor mais predominante durante os quinze dias de celebração é o vermelho. É o símbolo da transformação, marcando a chegada de um novo ciclo, de uma nova vida. Essa cor é aplicada em acessórios, roupas e outros itens decorativos. Roxo e dourado também são empregados.
Apesar de cada dia ser dedicado a uma festa ou celebração específica, alguns hábitos se repetem diariamente. Um deles é o acender e pendurar lanternas vermelhas na porta das casas (principal porta), durante todos os dias do Ano Novo Chinês. Fogos de artifício iluminam os céus das cidades, espantando as energias ruins.
O último dia do ano novo é marcado por uma grande festa, com muita comida e fartura, para que o ano seja repleto de muitas realizações e abundância para todos. O arroz e o peixe são os alimentos mais utilizados nos pratos preparados para a ocasião.
Ano Novo chinêC dia a dia
Para que fique mais claro como é realizada a celebração do Ano Novo Chinês, separamos um guia mostrando resumidamente o que é feito durante os quinze dias. Vejamos:
- 1º dia: São dadas boas-vindas aos deuses do Céu e da Terra. Nestes dias as pessoas não comem carne (menos por uma regra e mais por um costume e respeito). Trata-se do dia da Lua Nova e algum sacrifício deve ser feito.
- 2º dia: as oferendas são realizadas tanto para os deuses como para os antepassados, em uma clara demonstração de respeito pelas gerações anteriores, pelas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura chinesa. Os cães são bastante respeitados durante esse dia (é conhecido como dia de todos os cães).
- 3º e 4º dias: os genros homenageiam os seus sogros e os filhos prestam seu respeito aos pais, em uma troca de afeto e carinho.
- 5º dia: é chamado Po Woo. Todas as pessoas ficam em suas casas, esperando a chegada do deus da riqueza, para dar as boas-vindas. Não visitam seus parentes, nem mesmo os mais próximos, pois pode acabar dando azar para o Ano Novo Chinês.
- 6º dia: visitam os familiares e amigos. Juntos, vão para os templos da cidade, rezar e pedir proteção aos deuses.
- 7º dia: é conhecido como o dia dos agricultores. Nesse dia é comum que seja feita uma bebida bem tradicional de ano novo, composta de um conjunto de cereais. Fazem uma refeição típica, com peixes, que acompanha a bebida.
- 8º dia: é também dedicado a visitar amigos e familiares. Reza-se a Tian Gong, Deus do Céu.
- 9º dia: os chineses fazem oferendas e rezas ao Imperador Jade.
- 10º e o 12º dias: os familiares e amigos são convidados para o jantar e são recebidos com um grande banquete, com bastante fartura.
- 13º dia: os únicos alimentos utilizados para a alimentação são o arroz e o choi. O objetivo é limpar e purificar o organismo para o ano novo.
- 14º dia: preparação para o festival das lanternas, um espetáculo de cor e luz que acontece no décimo quinto dia.
- 15º dia: ocorre o festival das lanternas, marcando o fim da celebração do ano novo chinês.
Envelopes vermelhos
Uma das práticas mais comuns durante o Ano Novo Chinês é a troca de envelopes vermelhos, contendo dinheiro. Essa troca pode ocorrer no começo das celebrações ou no último dia, a depender da cultura de cada família e dos seus costumes individuais.
Geralmente, esse envelope é dado aos solteiros da casa, pela matriarca da família (mulher mais velha da casa). Os patriarcas também costumam dar um envelope aos homens mais jovens, simbolizando a solidariedade e generosidade.
O valor em dinheiro contido nos envelopes varia bastante. O mais importante não é a quantia, mas sim o simbolismo envolvido. Aqueles que recebem o presente só podem abrir o envelope depois de findas as celebrações, ou seja, depois do décimo quinto dia do Ano Novo Chinês.
Como você pode ver, o Ano Novo Chinês é bem diferente do que estamos acostumados no ocidente. Uma celebração muito mais extensa, com uma série de rituais e práticas realizadas por força de um costume milenar. Os chineses valorizam muito suas tradições, os costumes das gerações passadas.
Por se tratar de um povo bastante espiritualista (o que não se confunde com religiosidade), existe grande apelo para as energias, para as forças da natureza e o cuidado com o simbolismo. O Ano Novo Chinês é considerado um verdadeiro espetáculo.
Todos os anos, pessoas de todas as partes viajam para a China só para acompanhar de perto os quinze dias de celebração.
Confira também:
- Previsões de videntes para 2019 – Desvende o futuro agora!
- Saiba agora quais são as previsões ciganas para 2019
- Conheça agora a previsão para o amor em 2019