Ei, esse conteúdo fala sobre o ano de 2020 – clique aqui para ver o calendário lunar de 2021, ou continue lendo se preferir 🙂
Trouxemos para você o calendário lunar 2020 com as datas dos eventos astrológicos previstos para o ano, incluindo fases da Lua, chuvas de meteoros, eclipses, oposições, conjunções e outros eventos interessantes.
Sabemos o quanto a Lua influencia o comportamento das pessoas e da natureza. Conhecendo os eventos astrológicos, podemos usar o seu poder ao nosso favor e alcançar nossos objetivos de forma mais rápida e fácil!
Além disso, esses fenômenos costumam resultar em lindas manifestações da natureza, deixando o céu ainda mais encantador. São momentos ótimos para pararmos com a correria do dia a dia e admirarmos a beleza do universo.
E não se preocupe caso não tenha um binóculo ou luneta, a maioria dos eventos astronômicos que vamos listar neste calendário poderá ser vista a olho nu. Mas é claro que se você puder contar com um desses equipamentos, sua visualização será ainda melhor e mais bonita.
Importante ressaltar que para listar os eventos do calendário lunar 2020, utilizamos informações do Observatório Naval dos Estados Unidos e da Sociedade Americana de Meteoros.
Mas antes de conferir os eventos astrológicos de 2020, veja abaixo o calendário lunar 2020, com as fases da Lua durante todo o ano.
Essa é uma chuva de meteoros que acredita-se que é produzida por grãos de poeira deixados por um cometa já extinto chamado de 2003 EH1.
O Quadrantídeos acontece anualmente e conta com até 40 meteoros por hora em seu pico, que deve ocorrer entre a noite do dia 3 de janeiro e a manhã do dia 4.
Como a Lua Crescente só irá aparecer às 01h46 (horário de verão de Brasília), você terá um bom período de noite totalmente escura para admirar esse show, que irá sair da constelação de Bootes.
Logo no início de janeiro, seremos contemplados com o espetáculo da Lua Cheia, que entrará nessa fase às 17:23 – horário de Brasília (horário de verão).
Ainda no dia 10, teremos um eclipse lunar penumbral, que é quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra. No entanto, é uma sombra fraca.
Assim, a Lua irá escurecer ligeiramente, mas não completamente.
A Lua Minguante chegará às 10:58 – horário de Brasília (horário de verão) do dia 17 de janeiro. Um excelente período para se retirar para dentro de você, fazer uma autoavaliação e buscar formas de autoconhecimento.
A Lua entrará na fase Nova no dia 24 de janeiro, às 19:44 – horário de Brasília (horário de verão). Ou seja, ela não será vista no céu.
É um excelente momento para observar as estrelas e a galáxia, já que não haverá luar para interferir.
O mês de fevereiro já começa com a chegada da Lua Crescente às 23:42 – horário de Brasília (horário de verão) pedindo para levantarmos da cadeira e agir!
É o momento ideal para começarmos a tirar todo papel as metas que estipulamos para 2020 na virada do ano.
Chamamos de Superlua quando a Lua está na fase cheia e em uma posição bem próxima da Terra que parece um pouco maior e mais brilhante que o normal.
Em 2020, teremos quatro superluas. A primeira delas acontecerá no dia 9 de fevereiro, às 05:34 – horário de Brasília.
Quer ver o Mercúrio? Esse é o dia ideal! O planeta estará a 18,2 graus do Sol, atingindo seu maior alongamento oriental.
Para vê-lo, procure-o no céu logo após o pôr do sol, no ocidente. Aproveite e veja o que significa Mercúrio nas casas.
Neste dia, a Lua Minguante chega às 20:17 – horário de Brasília – para finalizar mais um ciclo nos convidando para fazer o mesmo. Momento ótimo para cortar relações, fazer limpezas espirituais e eliminar energias negativas.
A Lua Nova volta às 12:33 – horário de Brasília – te chamando para rascunhar novas metas para o próximo mês e estabelecer quais serão os passos que você terá que dar a cada dia para atingi-las.
Hora de arregaçar as mangas e aproveitar a energia da Lua Crescente, que chega às 16:57 – horário de Brasília -, para executar o que foi planejado na fase anterior.
Toda ação realizada neste período costuma trazer ótimos resultados.
A segunda SuperLua do ano ocorre às 14:48 – horário de Brasília. Esta Lua Cheia é conhecida Lua da Quaresma. Uma ótima oportunidade para chamar seu amor e fazer um jantar bem romântico a dois.
A Lua Minguante do mês chega às 06:34 – horário de Brasília. Tire alguns minutos todos os dias, durante essa fase, para rever seus sonhos e expectativas. É hora de colocar sua vida na balança para tentar entender onde você encontrará o equilíbrio.
Conhecido também como equinócio de outono, esse evento marca o primeiro dia desta estação no Hemisfério Sul, deixando a quantidade de dia e da noite quase igual em todo o mundo.
Esse será um ótimo dia para visualizar planetas. Sem o luar e com Vênus no seu maior alongamento oriental, a noite estará perfeita para uma observação. Procure Vênus logo após o pôr do Sol a 46,1 graus do astro.
Já Mercúrio estará novamente bem visível, no seu ponto mais alto. Só que dessa vez, o planeta poderá ser visto no ocidente, há 27,8 graus do Sol, durante o dia. Busque-o um pouco antes do nascer do Sol. Aproveite e veja como Mercúrio influencia os signos.
A Lua Crescente começa às 07:21 – horário de Brasília. Não se esqueça de agir agora. Não deixe nada para amanhã ou semana que vem. A hora da ação é agora, hora de plantar para colher na próxima fase.
A terceira SuperLua do ano chega às 23:35 – horário de Brasília. Esse é um momento poderosíssimo de colheita e gratidão.
Os resultados das suas ações executadas na última fase começam a aparecer e você deve demonstrar sua gratidão ao universo por isso.
Às 19:56 – horário de Brasília – do dia 14 de abril começa a Lua Minguante do mês. Se você sente que há projetos ou relações na sua vida que simplesmente não vão para frente, este é um período ótimo para desligamentos.
Entre a noite do dia 22 e o amanhecer do dia 23 acontecerá a chuva de Meteoros Lyrids. Uma data excelente já que estará começando a Lua Nova, garantindo que o céu esteja escuro para que você possa apreciar esse lindo espetáculo.
Essa chuva costuma produzir 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros são oriundos da poeira deixada pelo cometa C / 1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861.
Os meteoros irradiarão da constelação de Lyra, mas podem aparecer em qualquer parte do céu.
A partir das 17:38 – horário de Brasília – deste dia é o momento de voltar a ação e correr atrás dos seus sonhos. Nada irá cair do céu se você não se esforçar para alcançar. A sorte só beneficia quem corre atrás.
Partículas de poeira deixadas pelo cometa Halley irão causar a chuva de meteoros Eta Aquarids, que terá seu pico entre a noite do dia 6 de maio e o amanhecer do dia 7 de maio.
Essa é uma chuva de meteoros acima da média, podendo chegar até 60 meteoros por hora em seu pico. Ela irá irradiar a partir da constelação de Aquário.
No entanto, a última SuperLua do mês será um problema para a visualização desse espetáculo. Ela irá ofuscar todos os meteoros, mesmo os mais brilhantes.
Neste dia, às 11:03 – horário de Brasília – voltamos para nosso momento de interiorização. Faça um retiro espiritual ou pratique meditação durante essa fase, irá te ajudar muito a se autoconhecer, controlar a ansiedade e toda carga emocional que trazemos conosco, principalmente em momentos de estresse.
Está afim de aumentar a família? A Lua Nova, que chega neste dia às 14:39 – horário de Brasília -, costuma ser a mais fértil.
Apimente o relacionamento com o parceiro e deixe que o milagre da vida ocorra dentro de você.
Neste dia, às 00:30 – horário de Brasília -, a Lua Crescente desponta de novo, trazendo mais dias de luta para que, em breve, você possa colher os dias de Glória.
Neste dia, Mercúrio atinge novamente seu maior alongamento oriental, a 23,6 graus do Sol. No entanto, desta vez sua visualização será prejudicada pela Lua Cheia que está chegando. Aproveite e veja como se preparar para os períodos de Mercúrio retrógrado.
A lua passará mais uma vez por um eclipse penumbral neste dia, onde a sombra parcial da Terra a encobre suavemente.
No entanto, mesmo estando em fase de Lua Cheia, que chegará às 16:12 – horário de Brasília -, esse eclipse só deverá estar visível na Europa, África, Ásia, Austrália, Oceano Índico.
A Lua Minguante volta no dia de Santo Antônio, às 03:24 – horário de Brasília – para te pedir para pisar no freio. É um ótimo momento para você se retirar em oração.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua está tão longe da Terra que seu tamanho aparente não é suficiente para cobrir a projeção solar. Assim, somente a coroa do Sol não fica visível.
No entanto, esse eclipse somente será visto da África central, Arábia Saudita, Norte da Índia, Sul da China e Oceano Pacífico.
No mesmo dia, às 03:41 – horário de Brasília, iniciará a fase da Lua Nova.
Neste dia, começa o inverno (solstício de inverno) no Hemisfério Sul, às 18:44 – horário de Brasília -, sendo o dia mais curto do ano.
O Pólo Norte da Terra estará inclinado em direção ao Sol, que alcançará sua posição mais setentrional no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Câncer, a 23,44 graus de latitude Norte.
A partir das 05:16 – horário de Brasília -, volta o momento de agir! Enfrente os projetos de melhoria da casa que se acumularam; tenha aquela conversa importante com seu chefe; ou finalmente adote um cachorro.
Teremos mais um eclipse lunar penumbral que finalmente será visto da América do Sul! A Lua Cheia, que começará às 01:44 – horário de Brasília -, irá escurecer ligeiramente, mas não completamente. Veja o Mapa da NASA e mais informações sobre esse eclipse.
Às 20:29 – horário de Brasília -, chegará a Lua Minguante, pedindo para que você descanse um pouco de todo esforço que você vêm fazendo até agora.
Quer ver Júpiter! É esse o dia! Esse planeta gigante estará mais próximo da Terra e totalmente iluminado pelo Sol. Assim, ele estará brilhante e poderá ser visto durante toda a noite.
Será possível até mesmo fotografar as luas de Júpiter. Se você tiver um bom binóculo, poderá ver as quatro maiores luas desse planeta. Elas aparecerão como pontos brilhantes em ambos os lados de Júpiter.
Já com um telescópio de porte médio, você conseguirá inclusive ver alguns detalhes nas faixas de nuvens desse planeta. Aproveite e veja o significado de Júpiter nas casas.
Neste dia, o Universo estará conspirando a seu favor para que você possa admirar Saturno e seus aneis.
Às 14:33 – horário de Brasília -, se inicia a Lua Nova, justamente no dia em que Saturno estará mais próximo da Terra e totalmente iluminado pelo Sol.
Caso você tenha um telescópio de tamanho médio, conseguirá até mesmo ver seus anéis e algumas de suas Luas mais brilhantes. Imagina que lindeza! Aproveite e entenda o significado de Saturno nas casas.
Se você perdeu as outras oportunidades de ver Mercúrio, não se preocupe. Ele estará novamente em seu maior alongamento ocidental, a 20,1 graus do Sol, em um dia de Lua Nova! Procure-o no oriente, pouco antes do nascer do sol.
Anda meio desmotiva para conquistar as metas que você estipulou para o ano na virada? Não desanime. Coloque a mão na massa neste dia que você irá se surpreender!
A Lua Crescente, que terá início às 09:32 – horário de Brasília -, irá estimular a sua positividade e fé. Mesmo os pessimistas mais firmes podem ter maior probabilidade de atingir suas metas durante essa fase.
Entre a noite do dia 28 de julho e a manhã do dia 29 de julho, você terá o pico da chuva de meteoros Delta Aquarids.
Essa chuva tem, em média, 20 meteoros por hora, produzidos de detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht.
Infelizmente, a Lua Crescente poderá ofuscar os meteoros mais fracos, mas se você for paciente, poderá ver alguns dos mais brilhantes.
A melhor visualização será de um local escuro após às 21h. Os meteoros irão irradiar a partir da constelação de Aquário.
Com a chegada da Lua Cheia às 16:59 – horário de Brasília -, provavelmente você começará a sentir um desejo ardente de expressar sua criatividade e desfrutar de atividades sensuais. Aproveite o momento!
O calendário lunar 2020 te convida agora para uma pausa na correria do dia a dia, um respiro. Isso porque a Lua Minguante terá início às 13:45 – horário de Brasília.
Se puder, tire uns dias de folga e se refugie em uma chácara no meio do mato ou em uma praia mais deserta.
Entre a noite do dia 12 de agosto e a manhã do dia 13, a Perseidas dará seu show, com 60 meteoros por hora – uma das melhores chuvas de meteoros para se observar.
Essa chuva é produzida pelo cometa Swift-Tuttle, que foi descoberto em 1862. Apesar da Lua Minguante do dia ofuscar alguns dos meteoros mais fracos, ainda assim você deverá ver um lindo espetáculo, já que os Perseidas são muito brilhantes e numerosos. Eles vão irradiar da constelação de Perseu
No dia 13, você também terá a chance de ver novamente Vênus, que atingirá seu maior alongamento oriental, de 45,8 graus do Sol.
Procure o planeta brilhante no céu oriental antes do nascer do sol. Aproveite e descubra a influência de Vênus nos signos.
Embora seja um período em que você se sentirá mais reclusa e introspectiva emocionalmente, o surgimento da Lua Nova, às 23:42 – horário de Brasília -, será muito fértil para que você esvazie sua mente de todos os seus sonhos e objetivos e os coloque no papel.
Trace metas de curto prazo, se possível diárias, para que você já possa começar a executá-las na fase seguinte da Lua. Se seguir nesse ritmo, rapidinho você estará realizando seu sonho.
A Lua Crescente chega às 14:58 – horário de Brasília – do dia 25 de agosto. É o momento de você pegar aquele papel que você anotou todos os seus sonhos e objetivos, e traçou uma estratégia para chegar mais perto deles diariamente, e tirá-los do papel.
Bora executar as ações programadas! A vibração dessa Lua irá te motivar e ajudá-la a ter energia para essa empreitada!
Neste dia, a partir das 02:23 – horário de Brasília, você começará a ver seus desejos ganharem forma e aparecerem de formas inesperadas e diferentes para você.
Isso acontece porque a Lua entrará em sua fase Cheia, fazendo com que nossos sentimentos criem coisas belas, sagradas e divinas.
Que sensação boa de realização, né! Agora que a Lua Cheia já te ajudou a alcançar alguns dos seus objetivos, hora de relaxar a mente e o corpo com a chegada da Lua Minguante, às 06:26 – horário de Brasília.
Chegou o momento de você conhecer mais um entre os planetas que são visíveis a olho nu da Terra: Netuno.
O planeta gigante azul estará bem pertinho da Terra e totalmente iluminado pelo Sol, assim ele estará brilhante e ficará visível durante toda a noite do dia 11 de setembro.
Pode ser que a Lua Minguante atrapalhe um pouquinho sua visibilidade, mas busque por um minúsculo ponto azul no céu. Aproveite e veja o significado de Netuno nas casas.
Às 08:00 – horário de Brasília -, a Lua Nova estará de volta, trazendo um novo ciclo e recomeço para você.
Repense seus sonhos, planos e objetivo. Planeje seu mês, trace estratégias para concretizar suas metas e vá a luta.
Às 10:31 – horário de Brasília, começará a primavera no Hemisfério Sul com o equinócio da primavera, que é quando o dia e a noite tem tamanhos quase iguais no mundo todo.
Neste dia, às 22:55, a Lua entra na sua fase Crescente. Então já sabe, né? Bora levantar da cadeira e correr atrás dos seus sonhos.
Mercúrio estará de novo em seu maior alongamento oriental, a 25,8 graus do Sol. No entanto, a sua visibilidade estará prejudica pela Lua Cheia, que terá início às 18:05 – horário de Brasília.
Na noite do dia 7 de outubro teremos o pico da chuva de meteoros Draconídeos. No entanto, como essa chuva é pequena, produzindo apenas 10 meteoros por hora, e estaremos ainda na Lua Cheia, sua visibilidade estará comprometida.
Essa chuva é produzida por grãos de poeira deixados pelo cometa 21P Giacobini-Zinner, descoberto em 1900 e irradia da constelação de Draco.
A Lua Minguante volta às 21:39 – horário de Brasília – para te lembrar que é preciso fazer uma pausa para repor as energias para iniciar o próximo ciclo, na próxima fase.
Chegou a hora de você conhecer mais um planeta do sistema solar a olho nu: Marte. Ele estará mais próximo da Terra e será totalmente iluminado pelo Sol neste dia, podendo ser observado durante toda a noite.
Você poderá comprovar que Marte realmente é vermelho. Com um telescópio de tamanho médio, você conseguirá ainda observar alguns detalhes mais escuros de sua superfície. Aproveite e veja o significado de Marte nas casas.
Neste dia, a partir das 16:32 – horário de Brasília -, a Lua estará no mesmo lado da Terra que o Sol, ficando invisível no céu.
É uma ótima fase para observar as galáxias e aglomerados de estrelas, já que não haverá luar para interferir.
Entre a noite do dia 21 e o amanhecer do dia 22, a chuva de meteoros Orionids estará em seu pico, produzindo até 20 meteoros por hora.
Essa chuva se origina de grãos de poeira deixados pelo cometa Halley e se irradia a partir da constelação de Orion.
Apesar de ter uma quase Lua Crescente no céu, ela irá se pôr antes das 22h, deixando o céu escuro a partir desse horário. Ou seja, você poderá desfrutar de um lindo espetáculo.
Neste dia, às 11:23 – horário de Brasília -, a Lua Crescente volta pedindo para você agir! Não fique aí parada! Corra atrás dos seus sonhos.
Às 12:51 – horário de Brasília -, teremos a segunda Lua Cheia do mês, chamada de Lua Azul. Este raro evento do calendário lunar 2020 ocorre apenas a cada poucos meses.
Neste mesmo dia, Urano estará em sua maior aproximação da Terra e totalmente iluminado pelo Sol. Ou seja, é a data em que sua visualização se torna mais fácil.
No entanto, a Lua Cheia poderá atrapalhar com que você veja esse minúsculo ponto azul-verde no céu, à noite. Aproveite e entenda o significado de Urano nas casas.
Entre a noite do dia 4 de novembro e a manhã do dia 5, teremos uma chuva de meteoros Taurids, que é uma chuva menor, que produz apenas cerca de 5 a 10 meteoros por hora.
É uma chuva incomum porque consiste em dois fluxos separados. O primeiro, vem de grãos de poeira deixados pelo asteroide 2004 TG10. Já a segunda corrente é produzida por detritos do cometa 2P Encke. Ambos irradiando da constelação de Touro.
Por ser uma chuva menor e estarmos entrando na Lua Minguante, provavelmente a visualização desse fenômeno será prejudicada.
A partir das 11:46 – horário de Brasília – deste dia, o universo pede para que você desacelere um pouco. É hora de rever sua rotina, analisar se está conseguindo cumprir suas metas e recalcular rotas se for necessário.
Mais uma vez Mercúrio estará bem visível no céu, em seu maior alongamento ocidental, a 19,1 graus do Sol. No entanto, a Lua Minguante poderá atrapalhar um pouco a sua visibilidade.
Às 03:08 – horário de Brasília -, um novo ciclo começa com a Lua Nova. Após ter revisto suas metas e planos, é hora de estipular ações a serem executadas na próxima fase.
Entre a noite do dia 17 e o amanhecer do dia 18, o universo vai nos presentear com um lindo espetáculo: a chuva de meteoros Leônidas.
Esta chuva é produzida por grãos de poeira deixados pelo cometa Tempel-Tuttle, que foi descoberto em 1865.
Os meteoros irradiarão da constelação de Leão, mas podem aparecer em qualquer parte do céu.
A Lua Minguante se põe no início da noite, o que deixará o céu escuro, facilitando a visualização desse lindo show.
Às 02:45 – horário de Brasília -, a Lua Crescente chega colocando todo mundo pra se movimentar. Nada de ficar parado nessa fase, hein.
Neste dia, teremos outro eclipse lunar penumbral. Mas não será possível sua visualização da América do Sul, somente na América do Norte, Oceano Pacífico e no nordeste da Ásia, incluindo o Japão.
A Lua estará localizada no lado oposto da Terra, sendo totalmente iluminada pelo Sol. Esta fase ocorre às 07:32 – horário de Brasília.
Aproveite o momento para fazer o ritual da Lua Cheia e canalize o poder dessa fase da Lua para realizar os seus desejos.
Neste dia, às 22:36 – horário de Brasília -, a Lua Minguante chega pedindo calma, introspecção e autoconhecimento.
Entre a noite do dia 13 e o amanhecer do dia 14, o céu será coberto pela chuva de meteoros Geminids.
Como a Lua estará entrando na fase Nova, você poderá conferir um incrível espetáculo, com até 120 meteoros multicoloridos por hora.
Considerada uma das melhores chuvas de meteoros, ela é produzida por detritos deixados por um asteroide conhecido como 3200 Phaethon, que foi descoberto em 1982.
Os meteoros irão irradiar a partir da constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer parte do céu.
Neste dia, teremos um evento raro: um eclipse solar total! Ou seja, a Lua irá bloquear completamente o Sol, fazendo com que o dia vire noite por alguns minutos.
O eclipse total só será visível em partes do Sul do Chile e do Sul da Argentina. Mas um eclipse parcial poderá ser visto em grande parte do Brasil: Distrito Federal, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rondônia e Sergipe.
Confira no quadro abaixo o horário local que o eclipse irá começar nas capitais do país, seu ponto alto e final.
Cidade | Início eclipse parcial | Ponto máximo do eclipse | Fim do eclipse parcial |
Brasília | 14:05 | 15:03 | 15:55 |
Rio Branco | 09:59 | 10:40 | 11:23 |
Maceió | 14:07 | 14:37 | 15:05 |
Salvador | 13:43 | 14:30 | 15:12 |
Vitória | 14:11 | 15:22 | 16:25 |
Goiânia | 13:56 | 14:58 | 15:54 |
Cuiabá | 12:33 | 13:32 | 14:29 |
Campo Grande | 12:24 | 13:39 | 14:51 |
Belo Horizonte | 14:02 | 15:13 | 16:16 |
Curitiba | 13:33 | 14:56 | 16:12 |
Recife | 14:22 | 14:39 | 14:56 |
Rio de Janeiro | 13:56 | 15:14 | 16:22 |
Porto Alegre | 13:23 | 14:50 | 16:12 |
Porto Velho | 11:42 | 11:53 | 12:05 |
Florianópolis | 13:33 | 14:58 | 16:16 |
São Paulo | 13:45 | 15:04 | 16:16 |
Aracaju | 13:58 | 14:34 | 15:07 |
Veja mais informações sobre esse Eclipse e um mapa interativo da NASA no Google.
No dia 21 de dezembro teremos diversos eventos astrológicos acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, o mais importante deles é a conjunção entre Júpiter e Saturno.
Os dois planetas aparecerão a apenas 7 minutos um do outro no céu. Eles estarão tão perto que parecerão formar um planeta duplo brilhante. Para ver essa cena, olhe para o Oeste logo após o pôr do Sol.
Essa conjunção acontece a cada 20 anos e marca o início de uma nova era, no caso, a Era de Aquário. Entenda o que esse evento astrológico do calendário lunar 2020 significa e como irá influenciar em sua vida!
No dia 21 de dezembro também começa o solstício de verão no Hemisfério Sul, às 08:02 – horário de Brasília.
O Pólo Sul da Terra será inclinado em direção ao Sol, que terá alcançado sua posição mais meridional no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Capricórnio, a 23,44 graus de latitude Sul. Ou seja, esse será o maior dia do ano!
Já a noite, às 21:41, inicia a Lua Crescente, te chamando para entrar em ação e colocar seus projetos em prática.
Ainda na noite do dia 21 de dezembro, além de observar a conjunção entre Júpiter e Saturno, você poderá admirar a chuva de meteoros Ursids.
Essa chuva produz entre 5 a 10 meteoros por hora a partir de grãos de poeira deixados pelo cometa Tuttle, que foi descoberto em 1790.
A Lua Crescente deve se pôr cedo, deixando o céu escuro e possibilitando a visualização desse show.
Os meteoros vão irradiar a partir da constelação da Ursa Menor, mas podem aparecer em qualquer parte do céu.
A partir das 18:06 – horário de Brasília -, encha seu coração de gratidão e se prepare para colher os frutos de tudo o que você semeou durante todo o ano com a chegada da Lua Cheia.
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…
A amizade é uma experiência humana que faz parte da nossa vida desde muito cedo,…
Ao longo do ano temos várias festas que são muito esperadas, e a primeira delas…