Muitos acreditam que as festas juninas são tipicamente brasileiras, mas não é bem assim! Esse costume foi trazido pelos portugueses no período da colonização. Isso porque o mês de junho era celebrado pela Igreja Católica, em especial nos dias 13, 24 e 29. E além das comemorações, as comidas típicas de festa junina que temos hoje no Brasil também são inspiradas na culinária portuguesa. Hoje em dia, as comidas de festa junina já podem ser consideradas pratos típicos brasileiros, pois caíram no nosso gosto.
Comidas típicas de festa junina – Doces
Canjica Doce: Em alguns lugares, é conhecida como mingau de milho branco, mas seja qual for o nome, essa iguaria não pode faltar, principalmente se ela for incrementada com amendoim torrado, coco ralado e leite condensado.
Paçoca: O amendoim está presente em várias comidas típicas de festa junina, e a paçoca é uma das queridinhas dos amantes do amendoim. Nem todos sabem, mas ela é preparada com amendoim torrado, sal, açúcar e farinha de mandioca.
Pé de Moleque: Esse doce é um dos mais populares e mais queridos nas festas juninas. Preparado com leite, calda de açúcar e amendoim, a região na qual ele é mais popular (inclusive fora das festas juninas) é Minas Gerais.
Maçã do Amor: Um clássico romântico, a maçã do amor também não pode faltar! Ela é simples de ser preparada: basta mergulhar a maçã em uma calda de açúcar com um pouco de corante alimentício, mas é preciso ter muita atenção para não errar o ponto da calda.
Comidas típicas de festa junina – Salgadas
Cachorro-Quente: Apesar de não ser um prato brasileiro, o cachorro-quente virou presença obrigatória nas festas juninas, principalmente na região sudeste.
Milho Verde Cozido: Entre os pratos salgados das festas juninas, esse é o mais tradicional! Ele é cozido na água pura e depois passado na água com sal, e em algumas regiões costuma ser incrementado com manteiga ou queijo ralado.
Pipoca: Essa com certeza é a mais famosa entre as comidas típicas de festa junina e não pode faltar em um evento junino que se preze! Além de tradicional e deliciosa, a pipoca agrada a todos e é muito simples de ser preparada.
Bebidas típicas de festa junina
Quentão: Entre as bebidas, o quentão é a mais típica e mais popular, pois dificilmente bebe-se quentão em outras épocas do ano. Essa bebida, como o próprio nome já diz, é servida bem quente e leva como ingredientes a cachaça, canela, gengibre, raspas de casca de limão.
Vinho Quente: O vinho quente, ao contrário do quentão, não é exclusivo das festas juninas, mas sempre dá o ar da graça nessas comemorações! Ele é preparado com vinho, um pouco de água e açúcar.
Agora que você conheceu um pouquinho mais dessas comidas típicas e o mês de junho está chegando, é hora de colocar a mão na massa!
Veja também: