O mês de junho vem chegando e com ele o dia de Santo Antônio que é bastante aguardado principalmente pelas meninas que querem se casar. Porém, são poucas as pessoas que conhecem a história de Santo Antônio e o porquê de ele ser considerado o santo casamenteiro.
A história de Santo Antônio
Nascido em 1195 em Portugal, Santo Antônio passou a maior parte de sua vida na cidade de Pádua – Itália. Contra a vontade de seu pai, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, aos 19 anos e morou lá por 2 anos.
Depois ele foi transferido para Coimbra onde ficou por 10 anos e onde foi ordenado como Sacerdote, e posteriormente ao conhecer os freis franciscanos o Padre Antônio também vira um frei franciscano, Frei Antônio.
Em 13 de junho de 1231, o Frei Antônio faleceu com apenas 36 anos na cidade de Pádua e é por essa razão que até os dias de hoje a data é celebrada como dia de Santo Antônio.
A sua canonização aconteceu poucos anos após a sua morte, e esse processo é considerado uma das canonizações mais rápidas da história. No ano de 1934 ele foi declarado como Padroeiro de Portugal, e em 1946 foi proclamado pelo Papa Pio XII como Doutor da Igreja.
Veja também:
Como Santo Antônio virou o “Santo Casamenteiro”?
O título de “Santo Casamenteiro” foi atribuído à Santo Antônio não por ele incluir o tema nos seus sermões ou algo do tipo. Foi por conta da ajuda que ele oferecia as moças humildes a conseguirem se casar conseguindo um dote para elas e um enxoval.
Dentro desse contexto, existe uma lenda de que uma moça cuja família não podia pagar o dote para que ela se casasse, estava desesperada e no dia de Santo Antônio ela se ajoelhou aos pés de uma de suas imagens e com muita fé pediu que ele lhe ajudasse a se casar.
Nesse momento de uma maneira milagrosa o Santo lhe entregou um bilhete e lhe disse para procurar um certo comerciante. A mensagem escrita ao comerciante era que ele desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel.
Inicialmente ele não se importou, pois o papel era leve, mas foram necessárias 400 moedas de prata para que o peso se equivalesse. Quando atingiu esse valor, ele se lembrou que havia feito uma promessa de 400 moedas ao Santo se alcançasse uma graça e ainda não havia cumprido. Em razão disso, entregou as moedas sem hesitar à moça que enfim pode se casar.
Oração para fazer no dia de Santo Antônio
Orações para esse Santo que é tão popular podem ser feitas a qualquer dia e qualquer hora, mas como o dia de Santo Antônio está se aproximando você pode aproveitar esse momento para fazer o seu pedido com mais chances de realizar.
“Glorioso Santo Antônio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (cita a graça que quer alcançar). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Tradicionalmente, as mulheres que desejam casamento recorrem ao santo para obter a graça desejada. Não deixe de ler: