A natureza está repleta de fenômenos grandiosos. Um deles é o eclipse lunar 2019, que é admirado pela sua beleza e raridade. Não é todo dia que Sol, Lua e o planeta Terra se encontram em perfeita sintonia e alinhamento. De acordo com dados científicos, todos os anos são constatados pelo menos dois eclipses lunares.
O que é o eclipse lunar 2019?
Todos os astros que formam a galáxia estão em constante movimento. Os dois principais tipos de movimentos que conhecemos são o de rotação e translação. Pelo primeiro, a Terra gira em torno de si mesma. Já na translação, a Terra gira em torno do Sol. Essa volta completa leva 365 dias e 6h (um ano).
Nessas idas e vindas dos astros, em alguns momentos eles coincidem na mesma posição geográfica, não sobrepostos, mas um “na frente” do outro. Quando isso acontece, podemos observar o fenômeno do eclipse, seja ele solar ou lunar.
A diferença entre o eclipse solar e o lunar depende da perspectiva. Quando a Terra encobre a Lua, estamos diante de um eclipse lunar. Quando a Lua encobre o Sol, temos a presença do eclipse solar. Os dois eventos são de extrema beleza. Tanto que o eclipse lunar 2019 é um dos mais aguardados.
A famosa “Lua de Sangue”
Detalhe interessante é que a Lua, durante o eclipse, é chamada de “Lua de sangue”, em razão da sua coloração. Quando é encoberta por completo pela sombra da Terra, esse satélite natural fica com um tom muito forte de vermelho, lembrando bastante o sangue.
Todos os anos as pessoas procuram saber quando será a “Lua de sangue”, fazendo referência ao eclipse lunar. De acordo com relatos científicos e astrológicos, o eclipse lunar 2019 será um dos maiores do século, com a cor ainda mais forte do que nos anos anteriores.
Como observar o eclipse lunar 2019
Se você está se perguntando como observar o eclipse lunar 2019, vai se surpreender. Trata-se de um fenômeno perceptível a olho nu, o que significa que qualquer pessoa pode observar, basta olhar para o céu na hora certa. Diferente do eclipse solar, que ocorre durante o dia, esse poderá ser visto apenas durante a noite.
Algumas dicas básicas devem ser levadas em consideração para que você não perca essa mágica da natureza. Estude com antecedência o horário da passagem da Lua por entre a Terra e o Sol. Vale uma dica extra: o eclipse lunar 2019 não poderá ser observado em todos os lugares do mundo.
Infelizmente, tudo vai depender um pouco da sorte. Em regiões de nuvens carregadas, como em caso de tempestade, a Lua não estará visível. Você poderá encontrar dificuldade para experimentar esse evento. Uma boa ideia é tentar um telescópio ou similar, ou até mesmo viajar para uma cidade em que o eclipse esteja visível.
Mesmo durante a noite, não é recomendável ficar olhando muito tempo para o céu sem nenhuma proteção. Então é bom ter por perto óculos de proteção. Outra coisa: não coloque a sua vida em risco apenas para ver a Lua de sangue. Esse evento é raro, mas ocorre pelo menos duas vezes ao ano. Você terá outras oportunidades.
Duração do eclipse lunar
Toda a mágica dura apenas alguns minutos, em torno de cem. Em alguns anos o eclipse lunar foi mais demorado, mas geralmente fica dentro dessa média. Ou seja, se você não quer perder o eclipse lunar 2019, deverá estar no lugar certo, na hora certa.
Antes do eclipse lunar
Existem dois eventos que antecedem o eclipse lunar 2019. Trata-se da superLua e da Lua azul. Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles:
A Super Lua
Outro evento muito aguardado pelas pessoas é a tradicional superLua. A Lua está bem distante da Terra, mas em alguns momentos ela se aproxima um pouquinho, o que faz com que o seu tamanho pareça consideravelmente maior. Tudo fica ainda mais incrível quando é fase de Lua cheia.
Quando olhamos para o céu, podemos ver uma enorme bola, chamada de superLua (ou seja, uma Lua bem maior do que o normal). Infelizmente, esse fenômeno não pode ser visto em todas as partes do planeta.
Lua azul
Tradicionalmente, o ciclo da Lua é bem regular: a mesma fase não se repete duas vezes durante o mesmo mês. Mas existem exceções, como é o caso da Lua azul. Esse fenômeno é verificado quando duas Luas cheias aparecem no mesmo mês. A segunda Lua cheia é denominada Lua azul.
Efeitos místicos do eclipse lunar 2019
Muito se fala sobre os efeitos místicos provocados pelo eclipse lunar 2019. Existem pessoas que acreditam que tanto o eclipse quanto a Lua de sangue são responsáveis por uma série de energias. Os mitos envolvendo a Lua cheia, por exemplo, são bastante conhecidos.
O alinhamento dos astros, em algumas culturas, é conhecido como sendo o encerramento ou início de um ciclo. Além disso, os alinhamentos sempre foram utilizados para marcar premonições ou eventos apocalípticos.
E não é apenas dentro de culturas fechadas que esses mitos e lendas existem. Até hoje os agricultores utilizam as fases da Lua como norte para a plantação e colheita. E não é só isso, até mesmo para cortar o cabelo pode-se levar em consideração a fase em que a Lua se encontra. Percebe-se o quão grande é a influência dos astros na vida das pessoas.
O eclipse lunar 2019 deverá ser um dos mais demorados do século. Sem falar na Lua de sangue, que terá uma coloração muito mais forte do que nos anos anteriores. Isso porque a Lua estará muito mais próxima da órbita terrestre, tornando o seu tamanho aparentemente maior.
O fenômeno será visível em várias regiões do Brasil. Para saber ao certo o horário e lugares propícios para se observar o eclipse, o mais indicado é acompanhar as previsões meteorológicas.
Quer observar o eclipse lunar 2019? Então fique atento, pois logo o céu estará vermelho, com uma Lua bem grande. Lembre-se de que toda essa mágica poderá durar apenas alguns minutos. Chame a família, os amigos e não desgrude os olhos do céu!
Aproveite que você já conhece o eclipse lunar 2019 e confira também:
- Previsões do oráculo dos Horóscopo Maya 2019
- Calendário de Luas de 2019 – Conheça agora sua influência!
- Entenda como será o seu futuro com os oráculos 2019