O Natal já está se aproximando, por isso os shoppings e lojas dão início a vendas de vários enfeites que nos dão vontade de comprar e correr para casa e começar a decoração. Sem contar que as escolas, bancos, comércios e toda a cidade fica repleta de adornos, não? Estamos acostumadas com as árvores e o pisca-pisca, mas você conhece a guirlanda de Natal? Conheça aqui o significado desse enfeite.
Esse é um enfeite de Natal bastante tradicional e usado há muitos anos. Principalmente, quando as religiões pagãs eram fortes e era uma forma de agradar os deuses. Quer entender mais sobre a importância desse adorno? Então, conheça agora a origem da guirlanda de Natal.
Um círculo de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que a embelezam, isso é uma guirlanda. Um dos enfeites de Natal mais conhecidos, e que antecede o nascimento de Jesus Cristo. Afinal, esse era um dos adornos mais presentes em rituais pagãos realizados no solstício de inverno no hemisfério Norte.
A guirlanda de Natal era muito importante, pois eram colocadas nas portas das casas para dar “boas-vindas” aos Deuses. Assim, eram considerados sagrados, e por isso eram feitos com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou de outras árvores e plantas consideradas poderosas.
Quando o cristianismo entrou em cena, esse hábito foi esquecido. Depois do nascimento de Jesus, demorou um pouco para que as guirlandas começassem a fazer parte da celebração do Natal.
Porém, na Idade Média as guirlandas de Natal foram usadas por muito tempo. Naquela época, as pessoas as deixavam durante todo o ano nas portas das casas. Isso porque acreditava que elas podiam protegê-los contra a má-sorte e os demônios.
Por volta do século XIX, as guirlandas de Natal foram incorporadas pelo Cristianismo. Foi então que muitos passaram a chamá-las de coroa do advento. Esse era o nome dado a um período de quatro semanas que antecede o Natal. E essa coroa do advento era adornada com 4 velas coloridas, além dos ramos e das flores.
Durante as quatro semanas, a cada domingo uma delas deveria ser acesa, e para cada uma delas existe um significado e o dia certo de ser acesa. Nos dois primeiros domingos acendem-se as velas roxas, no terceiro domingo a vela rosa e no quarto domingo uma vela branca.
Apesar dos anos que se passaram, a guirlanda de Natal não é apenas uma decoração natalina. Elas ainda são colocadas nas portas, pois existem crenças nas quais elas representam paz, prosperidade e recomeço. Por isso, se você quer um fim de ano repleto de felicidade, entendimento e tranquilidade, o que acha de comprar uma dessas?! Corra que o Natal já está chegando!!!
Agora que você aprendeu o que é uma guirlanda de Natal, o que acha de entender mais sobre essa celebração? Leia os textos a seguir:
Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…
Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…
A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…
O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…
O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…
Segurança, Conexão e Mudança: Um Mergulho em Nossas Verdades e Raízes Amado(a) Leitor(a) a semana…