Com o ano novo que se aproxima, cresce a curiosidade em saber qual será o Orixá regente de 2018. A partir da resposta à essa pergunta, é possível ter alguns indícios de como será o ano que se inicia e o que esperar dele.
Significado da palavra Orixá
Orixá é a junção de duas palavras: Ori + Xá. Ori significa cabeça. E Xá, senhor ou luz. Podemos então entender que Orixá é o mesmo que Senhor de sua cabeça ou luz de sua cabeça. Por isso, quando existe a recomendação para algum banho, ele sempre deve ser tomado do pescoço para baixo.
Como na Umbanda a definição varia de acordo com a região do país, com o perfil de cada Pai de Santo ou Mãe de Santo responsável por aquele centro, vamos tentar explicar a seguir sobre o Orixá regente de 2018, de acordo com o Candomblé.
Orixá regente de 2018 no Candomblé
No Candomblé, uma religião de matriz africana, o regente do ano é definido através dos búzios, entre novembro e dezembro de cada ano. Mas pode haver variações em cada centro.
Já na Umbanda, que combina o sincretismo entre o catolicismo, regência dos Orixás africanos e espíritos de origem indígena, esta definição é feita de acordo com o planeta que comanda o ciclo daquele determinado ano.
Ciclo para identificar o Orixá regente de 2018
O ciclo planetário é definido a cada 36 anos, seguindo a ordem: Saturno, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Lua e Sol. E, dentro deste ciclo, temos uma nova sequência anual alternando entre Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua. Ou seja, 2018 será um ano regido por Júpiter, dentro do ciclo de Saturno. Júpiter é o planeta de Xangô. Logo, o Orixá regente de 2018 será Xangô.
O que significa Xangô ser o Orixá regente de 2018?
2018 é um ano regido por Xangô, sob a influência de Obaluaê, que é o Orixá do ciclo de Saturno. Um ano de Xangô é ideal para realizações. Tudo aquilo que foi construído nos últimos tempos vai ser colhido.
Entretanto, Xangô é o Orixá da justiça. Ele é justo e, se você vem plantando o bem, colherá coisas maravilhosas em 2018. Mas, essa justiça poderá ser cruel com você que não tem feito coisas boas. Ele castiga os mentirosos, trapaceiros, ladrões e todos aqueles que querem tirar vantagens dos outros.
2018 será um ano em que a famosa lei do retorno estará em evidência. As pessoas que emanam boas energias vão viver um período muito bom, colhendo aquilo que enviou ao Universo. Xangô é um Orixá justo e imparcial, e será impiedoso com aqueles que promovem traição e injustiça.
Xangô é o Orixá regente de 2018 e este ano será marcado por grandes batalhas, mobilizações e reestruturação social e política.
Entenda os principais energias de cada Orixá regente
Ano de Júpiter / Orixá Xangô – Amplia realizações, aponta caminhos abertos, período em que floresce mais claramente tudo aquilo que foi plantado, ano em que o bem na lei do retorno está em evidência. Aproveite que este será o Orixá regente de 2018!
Ano de Marte / Orixá Ogum – Fortalece o enfrentamento prático e resolução de problemas. É período
de tomada de decisões.
Ano de Sol / Orixá Oxalá – Evidencia as situações. O que está calmo fica mais visível, assim como os conflitos são destacados. É um ano que potencializa a percepção intelectual.
Ano de Vênus / Orixá Oxóssi – A comunicação é forte neste período e motiva trocas intelectuais e emocionais entre as pessoas. É um ano em que existe maior preocupação com aparências e sexualidade.
Ano de Mercúrio / Orixá Yori – É o período em que a comunicação é ampliada, permitindo o aprendizado teórico. Isso provoca um ciclo de indecisões, já que várias opções são apresentadas.
Ano de Lua / Orixá Iemanjá – Emoção à flor da pele. É um período que potencializa a percepção emocional e que as pessoas ficam mais suscetíveis. O lado emocional terá grande destaque neste ano, controle as emoções.
Ano de Saturno / Orixá Omulu – Obaluaye – Se no ano de Xangô existe um equilíbrio em relação ao bem a lei do retorno, no caso do Omulu o mal é mais presente. Tudo aquilo que foi feito de ruim voltará. As provocações e restrições estarão mais presentes.
Agora que você já sabe qual será o Orixá regente de 2018, veja também:
- Você sabia que existe o Tarot dos Orixás?
- Entenda detalhadamente o que são os orixás
- Qual a origem da Umbanda?