O equilíbrio é o nosso alicerce para uma vida plena e saudável, mas nem sempre temos acesso ao que nos faz bem de fato. Assim, o primeiro passo é saber como equilibrar os chakras, para que então, sejamos o nosso próprio porto seguro.
Então, para te ajudar a aprender o domínio da segurança, trouxemos este artigo com 5 dicas especiais para você equilibrar os seus Chakras e alcançar a harmonia em sua vida.
Como equilibrar os Chakras: Ponto de partida
Os chakras são as bases energéticas ligadas ao nosso corpo e mente. Neles, há uma grande concentração e inclinação para nos conectarmos uns com os outros, com a natureza e com o universo em escalas diversas.
No entanto, com o mundo moderno somos expostas a um fluxo de energias muitas vezes descontrolado. Isso porque, são tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que a nossa base de equilíbrio pode ficar sem uma direção, causando assim o desequilíbrio interno.
Mas felizmente existem meios para reverter esses males, e eles são mais fáceis e acessíveis só que você pensa! Para isso você pode:
- dividir o seu tempo entre obrigações, investimento pessoal e diversões;
- manter os seus ambientes limpos e do seu agrado o máximo possível;
- escolher pessoas positivas e que reconhecem o seu valor pessoal;
- ser menos cruel com você mesma, reconhecendo o seu esforço e se permitindo ter um tempo e espaço somente seus;
- criar bons hábitos (ler, se exercitar, alimentar-se bem).
Contudo, com a rotina do dia-a-dia nem sempre é fácil se organizar assim. Mas para isso, você pode acessar a nossa plataforma Astrocentro App. Lá é possível encontrar vários especialistas prontos para te ajudar a organizar sua rotina e encontrar o equilíbrio.
Quais são os chakras?
É bem comum pensar no equilíbrio sem ao menos conhecer o que se quer equilibrar, e com os chakras isso não é diferente!
Pois basta que você reconheça o seu desequilíbrio para correr atrás do prejuízo. Sendo assim, vamos passar rapidamente pelos pontos de energia antes de ensinar como equilibrar os chakras.
- Muladhara – Chakra base responsável pela vitalidade do corpo e o bem estar do mesmo;
- Svadisthiana – Chakra da força, vinculado a capacidade reprodutiva e vigor;
- Manipura – Este chakra é ligado a capacidade digestiva, processamento das emoções e o metabolismo como um todo;
- Anahata – Chakra da energia do sangue e da construção do corpo físico;
- Vishuddha – Ponto ligado a percepção do som, vibrações diversas e do poder da comunicação;
- Ajna – Chakra responsável pela revitalização e do sistema nervoso, mas também associado ao sentido da visão;
- Sahasrara – Chakra que revitaliza o cérebro e mantém a plenitude para o contato com o divino.
Cada um desses pontos de energia está ligado aos planetas e a influência com suas respectivas capacidades de regência. No entanto, é comum que você nem sempre esteja alinhada com esse conhecimento. Isso acontece porque sempre estamos em contato com outras energias, tanto de pessoas quanto de lugares.
Geralmente, além do equilíbrio dos Chakras, é possível trabalhar em suas energias com o auxílio do Tarot. Converse com nossos especialistas e entenda como!
Já experimentou meditação?
Uma das práticas mais comuns de como equilibrar os chakras é a meditação.
Uma vez que você experimentar a meditação, certamente irá entender como deixar a sua mente reservada a um pensamento superior. Além disso, assim como exercícios que praticamos com o corpo, com o tempo nossa memória muscular se torna disciplinada, e isso também ocorre com a nossa mente.
Contudo, quando nos conectamos com o chakra Sahasrara, o equilíbrio pode acontecer por conta da abertura de portas com o divino. Especialmente se você já tem alguma relação com a espiritualidade.
Como equilibrar os Chakras: Yoga
A Yoga é quase um clichê quando se fala em equilíbrio, mas isso deve ser visto como positivo, afinal de contas essa prática não é nada genérica! Isso porque algumas posições de Yoga são perfeitas para nos conectarmos com nosso:
- Corpo: por meio das ligações nervosas e músculos;
- Mente: praças a nossa capacidade de ligar os sentidos do pensamento;
- Espírito: que permite a intervenção da nossa crença e fortalece a alma.
A yoga é recheada de posições e técnicas próprias para o alinhamento dos chakras, mas caso você tenha dificuldade com postura ou a flexibilidade do seu corpo, não desanime. Aliás a yoga é um ótimo exercício físico que nos ajuda a destravar o corpo.
Como equilibrar os chakras com comida, exercícios e descanso?
Para o caso de você estar passando por uma fase conturbada em sua vida, a próxima dica é um tanto básica mas não menos importante. Ela se trata do alinhamento com uma rotina e disciplina para que o seu corpo harmonize com o chakra Muladhara, o mesmo responsável pelo alicerce de sua base energética.
Decerto, a base depende do cuidado que você mantém com o seu corpo, ou seja, depende muito de como você lida com:
- alimentação;
- atividades físicas;
- período de descanso.
Apesar de muitos tratarem como um clichê, essa é a santíssima trindade do equilíbrio parauma qualidade de vida melhor e bem estar. Aliás, são com os cuidados desses aspectos que você possibilita o equilíbrio entre os chakras Anahata, Manipura e Ajna. Onde certamente te proporciona as primeiras sensações de prazer vinculadas ao seu corpo.
No então, existem profissionais que podem te ajudar nessas áreas, como é o caso de uma nutricionista para alimentação e um educador físico para exercícios. Pois é com a orientação certa que você trabalha o equilíbrio dos chakras.
Entretanto, equilibrar corpo, mente e espírito é algo que precisa de atenção e assertividade. Para isso você pode buscar o auxílio do Baralho Cigano. Temos vários especialistas prontos para te ajudar!
Crie seus ambientes!
Por fim, recomendamos que você também trabalhe no equilíbrio das energias dos ambientes os quais você frequenta, pois esses locais também carregam as energias que nos acompanham. Sendo assim, se as energias do local estão negativas, as nossas também ficarão.
Por isso, faça rituais ou simpatias e cuida do ambiente em que você fica, seja:
- casa;
- trabalho;
- escritório;
- comércio.
Enfim, saber como equilibrar os Chakras nem sempre é fácil, isso porque é um processo que também envolve o ambiente. Contudo, quando entendemos e sentimos seus benefícios, fica cada vez mais fácil e simples de alcançar esse equilíbrio!
Nos vemos na próxima, até mais!