O reiki é uma prática japonesa de cura espiritual que age em nosso sistema energético, ajudando na recuperação do equilíbrio físico, mental, emocional, espiritual e até mesmo social.
Quem decide aprofundar seus conhecimentos nesta técnica milenar deve passar por diferentes níveis para aprender como canalizar a energia vital e ajudar a si mesmo ou a alguém em um processo de cura ou equilíbrio energético.
Saiba mais sobre como funciona o Reiki? Entenda a energia curativa que fortalece nossas defesas e melhora nossa vida.
O que são os níveis de reiki?
O níveis de reiki são as diferentes etapas que um praticante deve avançar para o entendimento da teoria e prática do método. A disciplina tradicional japonesa conta com os níveis 1, 2, e 3 mais um mestrado.
O tempo de cada um destes níveis vai depender do perfil de ensino do mestre de reiki que estiver ministrando o curso, sendo que a grade sempre será uma combinação entre teoria e prática.
Para progredir de um nível para outro, recomenda-se ter alguns meses de prática para que o aprendiz seja capaz de internalizar, colocar em prática tudo o que aprendeu e se preparar mentalmente para assumir as mudanças de um próximo nível.
Mas ainda que todas estas fases sejam de extrema importância, não é necessário que o aluno finalize todas para começar a aplicar o reiki, ou seja, ao finalizar o nível 1 ele já é considerado um reikiano, podendo assim colocar seus conhecimentos em ação.
Conheça agora quais os principais aspectos de cada um dos níveis do reiki:
Nível 1 do reiki
Com foco principal nos aspectos físicos, o nível 1 de reiki apresenta os conceitos básicos do reiki, sua história e filosofia. Em um nível prático, o estudante é iniciado no processo de se tornar um canal de energia pura e já consegue aplicar esta a energia canalizada em si mesmo.
O principal objetivo desta iniciação é ensinar como se conectar com a fonte de energia universal, como aplicar os processos de cura e o mais importante, como facilitar esta cura em outras pessoas sem esgotar as próprias reservas de energia.
Confira também:
Nível 2 do reiki
O nível 2 do reiki o aluno é preparado para lidar com as questões de curas emocionais e mentais, como depressão e estresse. Os assuntos abordados neste nível se referem ao equilíbrio dos chakras, o que são e como utilizar os símbolos cósmicos e como dar tratamentos de reiki à distância. No nível prático, o reikiano aprimora suas técnicas aplicando seus conhecimentos em outras pessoas, como amigos e família.
Nível 3 do reiki
Este é um nível muito mais profundo, isso porque, depois de ter assimilado e integrado os dois primeiros níveis, o foco aqui é a cura do carma de uma pessoa, ou seja, com a origem de um desconforto ou de uma doença.
Este nível está ligado à superação e ao encontro com o subconsciente. Ele também ensina novos símbolos e mantras, além de aprofundar aspectos relacionados ao crescimento pessoal, à meditação e ao desenvolvimento de intuição. Esses símbolos ensinam como é possível viver com disciplina.
Saiba mais sobre quais são os mantras do Reiki? Veja as palavras que podem potencializar a cura do corpo e da alma
Maestria
A maestria é apenas para aquelas pessoas que querem aprender como iniciar outras pessoas no caminho do reiki. Neste nível, se aprende qual é o caminho para ensinar novos reikianos e como exercer a responsabilidade de ser um mestre de reiki com honra.
Agora que você já conhece quais são os níveis de reiki, confira também outros assuntos que podem te interessar:
- Quais são os diferentes tipos de Reiki que existem?
- Como fazer Reiki? Veja passo a passo como transmitir essa energia de cura nos outros e em si mesmo
- Conheça a oração reikiana e seu poder de cura