Nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade ou estresse, do grau mais leve ao incapacitante. Metade (47%) sofre de algum nível de depressão, segundo dados da última pesquisa da Isma-BR, divulgados pela revista Exame. Por isso, para garantir a sua saúde e longevidade, é importante tirar um momento do seu dia para relaxar e entrar em sintonia com o seu próprio corpo.
O Reiki para relaxamento é uma ótima forma de promover o bem-estar que o seu organismo precisa para evitar o estresse, a depressão e a ansiedade. A técnica é um método de cura natural, de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde.
Essa terapia ajuda a despertar o poder que existe dentro de cada um de nós, potencializando nossa energia.
O Reiki pode ser feito apenas para relaxamento. Mas ele também é uma forma de mostrar ao universo que você quer uma mudança na sua vida, quer evoluir e melhorar.
Mas o que exatamente é o Reiki?
A técnica se baseia no vitalismo, a crença de que existe uma energia vital no universo (chamada Qi) e que ela é manipulável.
O Reiki foi desenvolvido no começo do século 20 por um monge budista no Japão. Com o uso das mãos, é possível canalizar as vibrações para restabelecer o equilíbrio físico, emocional e espiritual da pessoa a quem está sendo dirigida.
A prática é muito útil e interessante principalmente para quem sofre com o estresse e a tensão da rotina de trabalho da atualidade. O número de pessoas atingidas por esses problemas cotidianos é cada vez maior, e poucas conseguem melhorar com os métodos tradicionais.
Com apenas algumas sessões, muitas pessoas já conseguem ver os resultados. Esses efeitos são ainda mais visíveis para quem busca o método para tratar de dores, cansaço, desmotivação, ansiedade, depressão e outras doenças.
A terapia possui algumas posições básicas, que costumam exigir alguns minutos em cada uma para fazer efeito.
Quem pode fazer o Reiki?
O Reiki é uma energia inteligente e precisa ser direcionada de maneira correta. Todas as emoções e sentimentos podem ser influenciados por ela. Ele repara as necessidades energéticas da pessoa ao restabelecer os fluxos. Assim, sabendo onde direcionar, o estresse e a tensão podem ser amenizados com a prática.
Essa energia está disponível 24 horas por dia, podendo ser aplicado em qualquer pessoa, de qualquer idade, raça, cor ou classe social. Ela também pode ser usada em qualquer local, todos os dias.
O Reiki é simples e acessível a qualquer pessoa e estilo de vida. Pode ser enviada a distância, para pessoas, situações ou locais que necessitam. Também é possível utilizar a prática para tratar uma situação do passado, como um trauma, ajudando a minimizar os danos emocionais, ou para o futuro, como uma prova ou uma entrevista.
A técnica não é aceita como prática médica, mas é reconhecida como terapia alternativa pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao lado de outros tratamentos holísticos, vem ganhando espaço como auxiliar do bem-estar pessoal.
Reiki para relaxamento
Ao receber Reiki, o corpo relaxa e o batimento cardíaco fica em nível de descanso, de repouso, diminuindo a frequência respiratória. Assim, a terapia promove um profundo relaxamento, conforto e paz.
Ao final da sessão, alguns sentem como se estivessem acordando depois de uma longa noite de sono.
O tratamento libera tensões, ajuda as pessoas a vencerem dores, fazendo-as sentirem-se mais amorosas, felizes e receptivas.
Boas noites de sono
Além de promover o relaxamento, o Reiki ajuda a liberar hormônios do bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Isso é especialmente benéfico para quem sofre de insônia.
Se o autotratamento te deixa sonolento, então você mesmo pode realizá-lo na cama, antes de dormir, para ter uma boa noite de sono. Veja o passo a passo de como transmitir essa energia de cura nos outros e em si mesmo.
No entanto, autotratamento deixam algumas pessoas mais ligadas. Se esse for o seu caso, o melhor é apenas colocar uma mão no chakra cardio e a outra no plexo solar.
Grávidas mais tranquilas
O Reiki para relaxamento também é muito benéfico para as gestantes. Por reduzir o estresse e a ansiedade, a prática diminui a produção de cortisol e adrenalina. Em níveis elevados, esses hormônios podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e colaborar até mesmo para um parto prematuro.
O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem proporcionar um parto com maior tranquilidade.
Reiki no combate ao estresse
Você sabia que o estresse está ligado à causa de muitas doenças? O estresse gera um aumento nos níveis de cortisol na corrente sanguínea. Este aumento afeta a mente, podendo levar ao aparecimento de doenças físicas.
Muitas vezes, não conseguimos perceber que vários sintomas que nos afetam podem ser causados pelo mal do século.
É importante ressaltar ainda que o estresse não se manifesta somente em adultos, mas é cada vez mais comum em crianças e adolescentes que passam por problemas delicados, como separação dos pais, morte de entes queridos ou bullying.
A medicina convencional trata os sintomas, mas como não consegue chegar à causa, que quase sempre tem sua raiz emocional, a doença persiste. Quando as terapias alternativas como o Reiki são utilizadas, elas aumentam a eficácia dos tratamentos convencionais, uma vez que atuam nos campos cognitivos do ser humano.
O uso do Reiki no combate ao estresse tem uma justificativa muito simples e se deve ao fato dessa técnica ser capaz de combater o mal através de múltiplas frentes. O uso correto da terapia com as técnicas de Reiki pode proporcionar uma grande sensação de bem-estar e relaxamento.
Tensão muscular, fadiga, enxaqueca e dores de cabeça são sintomas típicos de quem sofre desse mal. Esses sintomas podem ser aliviados sem medicamentos, apenas por meio do Reiki para relaxamento.
Ele atua não somente aliviando os sintomas, mas também age sobre a causa. A técnica ajuda a pessoa a encontrar um equilíbrio interior para lidar com o problema, alinhando corpo, mente e espírito.
Os benefícios oferecidos pela terapia Reikiana são muitos, mas é preciso lembrar que para que a terapia seja bem-sucedida deve-se, antes de mais nada, procurar um profissional que seja devidamente habilitado.
Tempo de terapia
Com as sessões de Reiki, diversos benefícios podem ser atingidos. No entanto, não é possível dizer quantos encontros são necessários para que as mudanças ocorram. O que para alguns pode ser resolvido em uma única sessão, para outros pode demandar semanas ou até meses.
Em geral, recomenda-se de 4 a 21 sessões para que 80% dos sintomas do estresse sejam sanados.
Conheça quais são os diferentes tipos de Reiki que existem.