Apesar das runas serem um oráculo muito procurado, a origem e uso dos símbolos rúnicos ainda causam curiosidade em muitas pessoas. Porém, sempre que consumimos algo relacionado à cultura nórdica ou aos vikings, é muito comum encontrar uma variedade grande de símbolos.
Então, para tirar algumas dúvidas, hoje falaremos um pouco sobre os símbolos rúnicos e como eles são usados até os dias de hoje para as previsões.
De onde vêm os símbolos rúnicos?
Ao falar de runas, uma das maiores perguntas que se ouve é: quem criou as runas?
Diferente de outros oráculos como o Baralho Cigano, que ficou famoso nas mãos de Madame Lenormand, as Runas vieram a partir de um alfabeto, então não podemos nomear um criador. Mas podemos dizer de onde elas vêm.
Os símbolos rúnicos que encontramos nas pedras vêm de um alfabeto de origem germânica e anglo-saxônica, e surgiram por volta dos anos 150 a.C. Eles formam um conjunto de 24 letras, e cada uma delas recebeu um significado para o jogo.
Então, se você se perguntava, o que é o símbolo runa, cada pedra se trata de uma letra do alfabeto, ou seja, não existe um único símbolo.
De acordo com a mitologia e simbologia nórdica, as Runas surgiram por causa de Odin, também conhecido como Pai de todos. Ele criou as runas a partir do conhecimento adquirido depois de sua experiência de iluminação na árvore da vida e as compartilhou com o seu povo.
E essa sabedoria ancestral permeia até os dias de hoje com um caldeirão cultural muito bem cuidado, inclusive, você pode absorver um pouco dessa sabedoria em uma consulta!
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em Runas!
O que significam as runas nórdicas?
Como vimos anteriormente, os símbolos nórdicos que encontramos nas runas correspondem a letras de um alfabeto, e cada uma das 24 peças tem um significado para o jogo.
Além disso, também podem mudar um pouco seu significado se estiverem invertidas na hora do sorteio das peças. Contudo, diferente dos outros oráculos, elas são divididas em 3 grupos com 8 símbolos cada um, também conhecidos como Aett:
- O primeiro grupo é o das realizações físicas, e estão relacionados aos deuses Frey e Freya (o gado, o touro bravo, os espinhos, palavras de Odin, a carruagem, a tocha,o presente e a alegria);
- O segundo grupo está ligado às realizações emocionais, relacionado aos deuses guardiões Heimdall e Morgdud (o granizo, a necessidade, o gelo, a colheita do ano,o teixo, algo oculto, o sol e a proteção do alce) ;
- E finalmente, o terceiro grupo, que é o das realizações espirituais, relacionado aos deuses ancestrais Tyr e Ziza (o deus Tyr, o vidoeiro, o cavalo, o homem, a água, a fertilidade, o dia e a herança).
Em alguns jogos também é possível encontrar uma runa adicional, chamada de Wyrd, ou Runa de Odin, que é a runa do destino.
Simbologia nórdica: como usar as runas?
Na mitologia, os símbolos rúnicos eram muito usados para ver o futuro ou como amuletos de proteção, porém, assim como os outros oráculos, ele também pode ser usado para:
- entender coisas do passado;
- buscar direcionamento;
- entender uma situação específica do presente.
Porém, diferente dos outros oráculos, o jogo das Runas não é feito com todas as peças de uma vez.
Assim sendo, você vai escolher o grupo de runas para sortear de acordo com a questão que você quer respondida. Dessa forma, você pode ter uma resposta mais objetiva e clara em relação à sua questão.
Para isso você pode fazer o sorteio de 1 pedra, ou, se quiser, pode fazer o jogo com 3 pedras, para ter uma resposta mais precisa.
Além disso, você pode complementar o seu jogo de runas com outro oráculo, como o Tarot por exemplo, pois ele pode te ajudar a ampliar ainda mais a sua visão.
Algumas pessoas preferem fazer o jogo das Runas com profissionais, outras preferem os jogos online, mas, se você também é uma entusiasta dos oráculos, pode aprender a fazer o jogo no conforto do seu lar.
Desse modo, vamos aprender como fazer o jogo das Runas.
Símbolos rúnicos e as previsões
Primeiramente, se você é iniciante, pode ser que precise ter em mãos um guia com os símbolos rúnicos e os seus significados, para que possa fazer a interpretação sem nenhum problema.
Então, procure um lugar tranquilo e iluminado para que a leitura possa ser feita. Algumas pessoas gostam de fazer a leitura viradas para o norte, para que a energia das runas se conecte com suas origens.
Depois que você encontrou o local, escolha qual grupo das runas pode te dar um direcionamento melhor na situação: físico, emocional ou espiritual. Quando decidir o grupo, coloque as pedras escolhidas em um saquinho para que possam então ser sorteadas.
Enquanto embaralha, pense na questão que você quer resolvida, ou no aspecto da sua vida que você quer analisar. Em seguida, puxe as pedras de acordo com o jogo que você pretende fazer.
Jogo de uma pedra só
Existem duas maneiras de fazer o jogo de uma pedra só. Na primeira, você separa o grupo de runas e então tira a sua pedra para o direcionamento para um assunto específico.
A segunda maneira costuma ser feita para ter um direcionamento geral da semana ou momento em que você se encontra. Porém, ao invés de separar as pedras, você faz o sorteio com os três grupos.
Símbolos rúnicos: Jogo das três Runas
Primeiramente, reflita sobre a sua pergunta e separe o grupo de pedras que mais combina com o assunto. Então, pense bem na sua pergunta e tire as três pedras, uma de cada vez, e as coloque lado a lado, na ordem que você tirou.
Então, a partir da direita, vá virando as runas e fazendo a sua interpretação.
- A primeira pedra representa o passado e presente da situação;
- a segunda vai te dar um direcionamento;
- e a terceira mostra uma previsão para o futuro em relação à sua questão.
Além dessas duas maneiras, você também pode tentar o jogo das 5 pedras, que pode te dar um pouco mais de informações sobre a situação em questão.
Seja como for, o jogo das Runas pode te dar direcionamento para os mais variados assuntos, e se acaso você tiver dificuldade em fazer a leitura ou queira alguém que possa ser mais objetivo, pode buscar ajuda de outros profissionais.
Enfim, espero ter esclarecido um pouco as coisas em relação aos símbolos rúnicos. E da mesma forma, espero que eles possam te guiar sempre.
Até a próxima!