O convívio familiar nem sempre é tarefa fácil. Depois que crescemos, podemos nos tornar bem diferentes dos outros integrantes deste núcleo. Mesmo porque muitas coisas mudam de geração para geração e é comum que essas diferenças surjam ao longo dos anos. Isso não quer dizer que passamos a amar menos ou que não nos preocupemos com os nossos familiares. Afinal, toda família está sujeita a problemas e é nessas horas que podemos procurar a palavra de Deus e refletir sobre o Salmo 128.
O que diz o Salmo 128
1. Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
2. Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
3. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
4. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!
5. Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida.
6. E veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!
Como vimos acima, a felicidade começa quando andamos os caminhos de Deus, fazendo-lhe nossa base. Temer a Deus é uma mistura de reverência, respeito, prazer e alegria. Os sentimentos que experimentamos quando percebemos quem é Deus e o que ele fez por nós.
Entendendo a mensagem do Salmo 128
A mensagem do Salmo 128 é que Deus promete alegria, paz e felicidade aos que se arrependem de seus pecados e dá valor a sua família. E que seguem o Senhor Jesus. Quem dirige suas vidas de acordo com ele.
Este Salmo traz uma imagem muito poderosa, usando os brotos de oliveira como referência. Você pode não saber disso, mas a oliveira é incrivelmente duradoura. Isso significa que elas podem viver milhares de anos, sempre mais grosso e com troncos novos crescendo ao redor do velho tronco.
Mas a realidade é que o Salmo 128 não é imagem da vida de muitas pessoas. Então, sempre ore este Salmo com fé e confiança de que caminhos melhores estão vindo. Buscando sempre ter atitudes de gratidão, satisfação e aceitação com qualquer coisa que Deus traga em nosso caminho. Lembre-se que a prosperidade e a felicidade familiar vêm para aqueles que o temem e andam em seus caminhos.
Salmo 128 e outras soluções para recuperar a harmonia do lar
Além de orar o Salmo 128, uma dica é estabelecer o diálogo com a sua família. Se vocês estão com problemas, qual é a raiz deste problema? Por que isso está afetando vocês?
Procure sentar e conversar com seu companheiro e filhos, tentando juntos encontrar a solução e harmonia. O casal deve sempre cuidar da união e andar nos caminhos de Deus para serem felizes. Assim, podemos citar as palavras do próprio Jesus que apoiam as lições deste Salmo: A bênção e a felicidade vêm do caminhar nos caminhos de Deus. Em João 15: 10-11, Jesus disse:
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.”
Se sua família está em dificuldades, comece recebendo esta palavra de Deus e a felicidade surgirá para vocês.
Agora que você já sabe mais sobre o Salmo 128, confira também:
- Conheça tudo sobre o salmo 119
- Veja como o salmo 35 pode ajudar sua vida
- Salmo 24 – Para fortalecer a fé e afastar inimigos
- Descubra o poder e os ensinamentos do salmo 40
- Salmo 140 – Saiba os melhores momentos de tomar decisões