A liberdade sexual é um assunto que está sendo cada vez mais discutido nos dias modernos. Contudo, essa liberdade foi algo um tanto custoso a se conseguir, principalmente para a mulher.
Mas, assim como todas as coisas em nossa vida, a liberdade sexual também tem um impacto na espiritualidade. Assim sendo, hoje vamos ver um pouco sobre o significado da liberdade sexual para a mulher e como isso impacta na espiritualidade.
Você também pode aprender a aproveitar sua vida da melhor forma e encontrar harmonia com o curso Vida Livre!
Liberdade sexual e seu espaço na história
Se levarmos em conta o tempo de evolução do ser humano, a liberdade sexual é algo bem recente em nossa sociedade, principalmente se levarmos em conta a liberdade da mulher.
Nas civilizações antigas, o sexo era visto como algo comum entre as pessoas, inclusive era encorajado, pois os filósofos diziam que a prática fazia bem.
Conforme a sociedade foi avançando e a religião foi tomando espaço, essa liberdade foi sendo cada vez mais vetada, até chegarmos ao ponto onde o sexo ficou restrito ao casamento.
Porém, a restrição sexual já era algo que fazia parte da vida da mulher. Em muitas sociedades a mulher não tinha o direito de escolher o seu parceiro, ou era obrigada a se vestir de uma certa forma, pois ela poderia ficar ‘mal falada’ se fizesse o contrário.
Além disso, com a ascensão da religião, a imagem da mulher era sempre comparada com a pureza de Maria, com isso, as mulheres só podiam pensar em sexo como meio de reprodução, e não poderiam nem demonstrar prazer no ato, pois era ‘errado’.
Conforme o tempo foi passando essa visão foi se dissipando um pouco, porém a liberdade sexual da mulher ainda era quase nula. Essa situação só mudou por volta dos anos 60, com os contraceptivos e a chamada revolução sexual.
Então, vamos ver como a mulher foi conquistando a sua liberdade sexual ao longo do tempo.
A mulher e a sexualidade
Como pudemos ver, a sexualidade da mulher é algo que nunca teve muito espaço para discussões. Além disso, a postura que a mulher deveria ter na sociedade era sempre vigiada de perto, seja pela família ou pelo marido.
Com o surgimento dos preservativos e dos anticoncepcionais, a mulher começou a ter mais espaço para se expressar sexualmente. Ou seja, ela era capaz de escolher a roupa que usaria, seus parceiros sexuais (caso ela quisesse ou não tê-los), além disso a mulher tinha a liberdade de explorar sua sexualidade, assim descobrindo o que gostava ou não.
Porém, mesmo com essa nova liberdade encontrada, a objetificação da mulher começou a ficar evidente. Mesmo que elas tivessem a mesma liberdade do homem, suas ações continuaram a ser julgadas até os dias de hoje.
Dessa forma, mesmo que a mulher tenha conseguido encontrar sua liberdade sexual, a sociedade ainda a julga de uma forma que não é feita para os homens. Principalmente com a propagação da imagem feminina nas mídias.
Inegavelmente, a imagem feminina que é propagada nas mídias sempre foi um tanto distorcida, e isso foi mexendo com a auto estima da mulher e sua maneira de se enxergar. Portanto, apesar de alcançar a liberdade sexual, a mulher ainda tem que lidar com a imagem que os outros impõe a ela.
Assim sendo, para se livrar do peso dessa cobrança, muitas mulheres buscam formas de manter o equilíbrio entre a liberdade sexual e a sua autoestima, e é aí que entra a espiritualidade.
Equilíbrio entre o corpo e a mente
Com a propagação de imagens irreais de mulheres na mídia, a liberdade sexual da mulher acabou ficando extremamente ligada a sua imagem. Ou seja, não basta escolher o parceiro, você precisa ter uma aparência específica para se tornar ‘adequada’.
Com isso, muitas mulheres começaram a fazer dietas sem sentido e mudanças desnecessárias em seus corpos para se encaixarem nos padrões. Porém, tantas dietas e pressões física e psicológica, se tornaram uma tortura.
Eventualmente, as mulheres começavam a se odiar por não serem iguais às modelos ou atrizes, e isso é um perigo para nossa espiritualidade. Algumas de vocês devem estar pensando:
Nossa, que exagero!
Mas infelizmente é a verdade.
Em uma situação dessa muitas mulheres acabam por menosprezar suas próprias qualidades, e não cuidam direito do próprio corpo. Com isso a energia dela vai se esvaindo, e fica cada vez mais fácil de se deixar envolver pela negatividade.
Assim, como a nossa energia espiritual influencia no nosso corpo, o cuidado que temos (ou não) com o nosso corpo também reflete na espiritualidade. E é por isso que o equilíbrio é tão importante.
Não vale a pena focarmos somente na aparência física ou em expectativas irreais e esquecermos de realmente cuidar do nosso corpo e nutrí-lo da forma correta. Até porque, a liberdade sexual não significa nada se você não tiver forças.
Ao contrário do que muitos pensam, a liberdade sexual não tem a ver somente com o nosso corpo físico, mas também com o nosso espírito. Venha comigo e vamos entender o porquê.
Liberdade sexual: A busca pelo prazer e a espiritualidade
Desde que o mundo é mundo, o ser humano vem buscando maneiras de se sentir bem, seja mental ou fisicamente. Para a espiritualidade isso não é uma coisa ruim, pois quanto mais o homem se conhece, mais ele evolui.
Assim, essa visão também envolve o sexo, apesar de algumas religiões ainda pregarem que o sexo deve ser reservado para o casameto.
Porém, devemos nos lembrar que cada pessoa tem a sua energia espiritual, e o ato sexual é algo que vai te colocar em contato direto com essa energia.
Assim sendo, se você se envolve com alguém que não cuida de sua espiritualidade e só frequenta lugares onde a energia vibra de uma forma baixa, sem dúvida você também vai absorver um pouco dessa energia.
Dessa forma, quanto mais contato você tem com essa energia, mais a sua espiritualidade será afetada. Então, novamente, tudo é questão de equilíbrio, ou seja, você precisa cuidar do seu corpo, mas não há nada que te impeça de explorar sua sexualidade no processo.
Da mesma forma, quando você exerce sua liberdade, seja ela sexual ou não, se feita de forma responsável, você consegue entrar em contato com a sua essência e se conhecer melhor, e isso pode te ajudar em sua conexão espiritual.
Mesmo que a liberdade sexual para a mulher ainda seja algo que envolve muita discussão, todas temos o nosso livre arbítrio, e o que mais importa é que você se cuide e se sinta bem com quem você é.
Com isso, eu vou ficando por aqui, e vejo você na próxima.