Plutão demora 248 anos para transitar por todo o Zodíaco. No entanto, ele não fica o mesmo tempo em cada signo, já que uma vez por ano ele se locomove para trás por cerca de 5 meses. Assim, ele passa de 12 a 32 anos em cada signo.
Plutão em Câncer permaneceu 25 anos, de 1914 a 1939 e trouxe muitas transformações, que é exatamente o papel dele para a Astrologia.
Por ser o planeta mais afastado do Sol, ter um grande distanciamento da Terra e ficar tanto tempo em um mesmo signo, Plutão não exerce tanta influência nos indivíduos. Seu poder é sentido em toda uma geração.
Na Mitologia Grega, quando Júpiter roubou o trono do seu Pai, Saturno, ele dividiu com seus irmãos, Netuno e Plutão, os reinos da Terra. Júpiter ficou com a superfície da Terra e com o Céu. Os Mares foram herdados por Netuno. Já Plutão ficou com o subterrâneo da Terra. Por isso, ele é conhecido como o Senhor do Submundo e dos Infernos.
Plutão na Astrologia
Para a Astrologia, Plutão é o planeta do renascimento e da transformação. Sua força promove mudanças profundas por onde passa. Plutão incita a romper o que não é verdadeiro, abolir as mentiras, a falsidade e as ilusões. O que deve morrer, morrerá. O que deve ser deixado de lado, será.
Ele também expressa nossos desejos subconscientes. Trata de um poder que é proibido para nós, que nos foi negado ou reprimido. Por isso, este planeta nos ajuda a superar tabus, medos, complexos emocionais e traumas.
Plutão na Astrologia nos dá a coragem necessária para mergulhar dentro de nós mesmos e nos encarar de frente, sem máscaras. Ver nossa verdade nua e crua, nosso verdadeiro eu. Ele é nosso lado sombrio, o mais profundo e honesto. Aquilo que realmente somos, mas nem sempre vivemos ou demonstramos.
Esse é o seu lado positivo! Ele nos mostra um caminho de autoconhecimento. Aprendemos com ele que se controlarmos as energias, podemos ganhar muita força e resistência.
Por outro lado, ele também nos traz sentimentos negativos como culpa, rejeição, falta de autovalorização e distanciamento emocional. Quando ele está em trânsito, algumas pessoas podem sentir vontade de se isolar e não conseguir mais se expressar.
Regente de Escorpião, Plutão nos signos mostra quais assuntos e atributos serão transformados e causarão impacto na sociedade.
Para saber como será a influência de Plutão nas nossas vidas ao passar por determinado signo, é preciso saber as qualidades do signo que ele está ocupando.
Quem tem Plutão no Mapa Astral bem aspectado possui um temperamento carismático, intenso e perceptivo. No entanto, quando ele está sob tensão, a pessoa tem tendência a ser maliciosa, desconfiada e faminta por poder.
Plutão em Câncer
Câncer é considerado um signo feminino. Assim, é visto como forte e, ao mesmo tempo, sensível. Sua influência principal nos trânsitos é intensificar todos os sentimentos.
Por isso, a geração que nasce com Plutão em Câncer costuma ser muito apegada as emoções passadas. Tentam proteger a imagem convencional do lar. Não gostam de enfrentar mudanças e nem revoluções.
No período que Plutão passa por Câncer, coisas do passado que já haviam sido esquecidas podem vir à tona na vida das pessoas. Em se tratando de sociedade, uma moda antiga pode voltar, algo que ninguém estava prestando atenção pode ressurgir lá de tratar e ser reparada novamente.
O conselho para esse período é que as pessoas não vivam tão apegadas ao passado. É preciso se lembrar que tudo o que fizer hoje também fará parte de suas lembranças no futuro.
Plutão em Câncer também é uma época que há transformações nos padrões familiares. Os valores familiares passam a ser estudados e tudo o que tem a ver com lar, nação e tradição se modifica.
De 1914 e 1939
A última vez que Plutão esteve em Câncer foi de 1914 a 1939. Foi uma época marcada pelo conceito de família e pátria, discutido principalmente pelas 2 Grandes Guerras. Milhões de pessoas foram afastadas de suas famílias e nações. Homens se enfrentavam e se matavam em nome de suas pátrias e famílias ameaçadas.
Tudo isso foi contra o simbolismo de família e união dos cancerianos. Eles foram obrigados a se desapegar emocionalmente. Viram-se fadados a lutar para sobreviver e buscaram incansavelmente a segurança.
As pessoas nascidas nesse período viveram a completa destruição. Tanto sofrimento e morte fez essa geração repensar a forma com que a sociedade se organizava. Foi um período que houve muitas imigrações e misturas de raças. As mulheres começaram a se emancipar e a mostrar o seu poder.
Surgiram técnicas de conservação de alimentos que facilitaram a vida doméstica.
Acontecimentos que Plutão em Câncer trouxe para a humanidade
Plutão em Câncer impulsionou a transformação dos padrões familiares. Muitos conceitos foram mudados nesse período. Segue abaixo alguns acontecimentos.
- Todos os valores foram transformados;
- As pessoas perceberam que a segurança precisa ser emocional, não territorial;
- O próprio Plutão foi descoberto nesse período, em 1930;
- A energia atômica foi descoberta;
- A psicanálise passou a ser uma forma de terapia;
- Milhões de pessoas foram afastadas de suas famílias e nações;
- Houve muitas mortes;
- A forma de organização da humanidade teve que ser repensada.
Agora que você já sabe tudo sobre Plutão em Câncer, leia também:
- Plutão nos signos
- Plutão em Virgem
- Plutão em Libra
- Plutão em Escorpião
- Plutão em Sagitário
- Plutão em Capricórnio
- Plutão em Aquário
Entenda melhor a influência dos planetas em sua vida fazendo o nosso curso de Astrologia.