A última passagem de Plutão em Escorpião aconteceu entre 1984 e 1995. Ou seja, ele permaneceu nesse signo por 11 anos. Um tempo curto se a gente analisar que plutão pode ficar até 32 anos em um mesmo signo.
Este planeta leva cerca de 248 anos para dar uma volta completa pelo Zodíaco. No entanto, por andar em velocidades diferentes em cada região, ele não fica o mesmo tempo em cada signo.
Por permanecer muito tempo no mesmo signo, Plutão é considerado um planeta geracional. Ou seja, afeta pouco os indivíduos, mas tem um grande poder de influência sobre o coletivo.
Assim, Plutão nos signos irá mostrar em que área e de que modo a sociedade passará por uma transformação mais intensa. Por Escorpião ser muito sexual, foi nessa área que os valores da sociedade mais se alteraram durante a passagem de Plutão por esse signo.
Plutão na Astrologia
Plutão é o planeta da transformação, da renovação. É o Senhor do submundo e dos infernos. Ele rege os vulcões e tudo o que explode vindo das profundezas, e na sociedade não é diferente.
Entre os aspectos positivos de Plutão na Astrologia, temos a compreensão da sexualidade, a ocorrência de profundas transformações internas, a capacidade de administração do poder, a intensidade, o encontro de valores no lixo e a habilidade de atravessar as trevas interiores e renascer.
Em sua influência negativa, plutão traz obsessões, violência, morte, fim, sadismo, suicídio, terrorismo, angústia, náusea e a sensação de que falta tudo.
Plutão irá exercer seu poder sobre a sociedade, mesmo que esta resista. Ele é irrefreável.
Plutão no Mapa Astral, se tiver uma presença relevante, já vai chegar perguntando: “Você sabe quem você é?” Esta questão pode ser assustadora para algumas pessoas, mas é extremamente enriquecedora.
Os trânsitos de Plutão irão colocar em evidência as suas debilidades mais profundas, a fim de te fortalecer. Este planeta conhece o seu inconsciente, as suas sombras, aquela parte que você esconde até de você mesma.
Por estar escondida, essa parte é uma fraqueza sua. Mas quando Plutão a traz à tona, sua máscara social irá cair e você conseguirá, enfim, viver como você mesmo, em toda a sua essência.
Plutão em Escorpião
Mas, afinal, o que significa Plutão em Escorpião? Escorpião é regido por Plutão. Assim, esse posicionamento tem uma força e uma intensidade enorme! As pessoas que tem Plutão em Escorpião costumam estudar muito a si mesmas na busca por se entender e se transformarem.
No entanto, se esse posicionamento estiver mal aspectado em um Mapa Astral, ele pode trazer uma tendência de autodestruição.
Ao contrário de Touro, signo oposto que representa a concentração e o valor, Escorpião retrata a troca, o escambo, o comércio e a distribuição.
A geração de Plutão em Escorpião é carregada de sexualidade. Porém, traz também o lado negativo do que é sexual. Um exemplo: a última vez que Plutão esteve em Escorpião, entre 1984 e 1995, o vírus da AIDS foi descoberto. Pode ser que o HIV já existisse há mais tempo, mas ele foi detectado em humanos e trouxe sérios problemas para o sistema imunológico das pessoas.
De 1984 a 1995
Se você leu o nosso artigo sobre Plutão em Libra, viu que foi uma geração que só queria paz, amor e sexo livre. Quando Plutão entrou em Escorpião, em 1984, apesar da grande energia sexual desse signo querer dar sequência para todo esse oba, oba, as pessoas tiveram que pisar no freio e dizer: “Calma aí! Cuidado com a AIDS! Sim a sexualidade livre, mas se abusar, podemos ter problemas.”
Ou seja, com Plutão em Escorpião, as pessoas começaram a refletir até onde o sexo poderia ser livre. Elas entenderam que uma coisa é a liberdade sexual, outra é a falta de cuidado com o sexo.
No setor financeiro, transtornos levaram a sociedade a reorganizar os sistemas bancários. Em se tratando de poder, os ditadores mesquinhos e os figurões da máfia foram derrubados. Onde havia concentração de poder, ocorreram transformações exaustivas.
A geração que nasceu com Plutão em Escorpião também marcou o começo da pirataria, já que eram jovens quando a internet tomou sua proporção mais global e eles puderam ter acesso a tudo facilmente.
Acontecimentos que Plutão em Escorpião trouxe para a humanidade
A última passagem de Plutão em Escorpião, de 1983 a 1995, trouxe uma geração obcecada com todas as coisas sexuais. Essa geração que provocar uma revolução biológica, incluindo a clonagem humana.
Veja abaixo fatos marcantes do trânsito de Plutão em Escorpião.
- Foi uma geração violenta;
- Houve o risco de tudo ser destruído, mas não foi;
- Amplo gosto pela sexualidade;
- Surgimento da AIDS;
- Mudanças profundas na sexualidade e na ética de relacionamento;
- O incesto e os abusos sexuais passaram a ser abordados pelos meios de comunicação;
- A medicina descobriu curas para muitas doenças;
- Houve grandes avanços no entendimento da genética;
- Os sistemas bancários foram reorganizados;
- Em todos os lugares onde havia concentração de poder nas mãos de organizações elitistas e secretas ocorreram denúncias e apurações;
- Essa geração vive suas emoções com profundidade.
Agora que você já sabe tudo sobre Plutão em Escorpião, leia também:
- Plutão nos signos
- Plutão em Câncer
- Plutão em Virgem
- Plutão em Libra
- Plutão em Sagitário
- Plutão em Capricórnio
- Plutão em Aquário
Entenda melhor a influência dos planetas em nossa vida fazendo o nosso curso de Astrologia.