Sagitário e Capricórnio são duas personalidades completamente diferentes. Mas, como o amor supera tudo, sempre há esperanças para um casal que se ama, que aceita os defeitos um do outro e tenta aprender com as qualidades um do outro.
“A outra metade é defeito,
Você vai saber de qualquer jeito
Anjo ou animal, suave ou fatal;
O que de um grande amor se espera
É que tenha fogo;
Que domine o pensamento
E traga sentido novo.“
Como na música de Jorge e Mateus, Sagitário e Capricórnio tentaram mostrar somente as qualidades. Mas os defeitos virão a tona a qualquer momento e ambos terão que ceder para a harmonia prevalecer.
Entenda melhor como é essa combinação e o que fazer para que esse amor seja duradouro.
Capricórnio combina com Sagitário?
Sagitário é uma criatura que, às vezes é um palhaço divertido, em outras, pode parecer triste e ansioso. Capricórnio é sensato e seguro – duas qualidades que o arqueiro deseja adquirir, já que ele é um pouco desajeitado.
Inegavelmente, há uma atração entre esses dois signos, mas dizer que Capricórnio se dá bem com Sagitário talvez seja um pouco demais.
Capricórnio sabe exatamente onde está indo, enquanto Sagitário gostaria de ter só um vislumbre do caminho que está percorrendo, sempre um pouco perdido e mudando de trajeto a todo o tempo.
Por seu lado, Capricórnio secretamente inveja a coragem de Sagitário em arriscar alto na vida.
Mas existem outras qualidades no centauro que mais repelem do que atraem a cabra, principalmente se forem exageradas.
Por exemplo, o fato de Sagitário querer viver a vida viajando pode criar conflito entre eles. Enquanto o centauro quer sempre estar em movimento, explorando o mundo e conhecendo novas filosofias e religiões, Capricórnio fica nervoso só de pensar em toda essa agitação. A ideia de ter as malas sempre prontas o assusta.
A maioria dos capricornianos é muito centrado na terra, de forma que quase criam raízes de verdade.
Nem o padrão de conversa desses dois combina. O arqueiro gosta de conversas animadas e entusiasmadas. Está sempre fazendo perguntas, querendo saber como, onde e por que de tudo.
Provavelmente, esse casal passará muito tempo ensinando e aprendendo um com o outro. Capricórnio irá ensinar mais e Sagitário irá aprender, porém, com certa relutância.
Inicialmente, Capricórnio não irá se importar de responder as perguntas. Esse signo até irá gostar de transmitir conhecimento a alguém.
Mas depois, Capricórnio poderá achar que todas as conversas com Sagitário é perda de tempo, já que o mesmo não está trazendo para a ação tudo o que lhe foi ensinado. Vai pensar chegar à conclusão que o centauro não aprendeu nada com as lições que Capricórnio tentou lhe ensinar.
Outro ponto crítico dessa relação é a forma diferente com que ambos lidam com o dinheiro. Todo Capricórnio possui uma conta poupança, até os mais jovens.
Já Sagitário só quer uma conta corrente pessoal com um bom cartão de crédito para gastar. Os poucos sagitarianos que guardam dinheiro são aqueles com Ascendente ou Lua em um signo de Terra.
Se esse não for o caso do arqueiro em questão, o dinheiro será sempre um grande problema entre eles.
Como fazer Sagitário e Capricórnio se entenderem?
Provavelmente, Sagitário vai reclamar que Capricórnio é sempre quieto demais e não se abre. Já a cabra irá dizer que o arqueiro não sossega e nem escuta.
Esse é o choque entre o idealismo e a busca sagitariana com a sabedoria e cautela capricorniana. Mas o que seria do idealismo sem a sabedoria? Ou da busca sem a cautela para guiá-la?
Para que Sagitário e Capricórnio no amor possam se entender, a cabra precisará descer do pedestal de sabedoria em que se coloca e o arqueiro terá que tempera seus impulsos com mais cautela.
Se eles tiverem um amigo leonino, que possa dar uma palestra ao dois, ou um ariano que exija que eles parem de brigar, ou ainda um libriano que possa ouvir ambas as partes e justificar as queixas dos dois lados, talvez Sagitário e Capricórnio consigam se relacionar harmoniosamente.
Um precisa olhar para o outro com os olhos do coração. Dessa forma, Capricórnio irá admirar e respeitar a fé inabalável do arqueiro. Por seu lado, Sagitário saberá que a cabra tem razão em analisar tudo antes de se jogar.
Sagitário já se jogou no escuro inúmeras vezes e caiu outras tantas. Se esse nativo se lembrar disso, irá apreciar um conselho sempre cheio de bom senso de Capricórnio.
Outro ponto positivo dessa combinação é que Capricórnio não liga para as observações ácidas e sinceras de Sagitário. Provavelmente ele dará de ombros. É muito difícil abalar o emocional deste signo de Terra.
Relacionamento entre Capricórnio e Sagitário
Mulher de Sagitário com homem de Capricórnio
Ao se relacionar com um homem de Capricórnio, a sagitariana deve estar consciente de que a família é o bem mais precioso para esse nativo.
Você pode até achar que ele a ama acima de tudo no Universo, mas não é bem assim. Ele a ama sim, sagitariana. Vai até levar uma rosa para você em seu aniversário (se a floricultura estiver em promoção, é claro) ou a deixará dirigir o seu carro (o sinal mais elevado que ele te ama pra caramba), mas você não será a coisa mais importante para ele. A família dele vem em primeiro lugar.
A parte boa é que o capricorniano não é apegado à casa onde seus pais moram, como o canceriano, por exemplo. Ele pode até mudar de cidade ou de estado. No entanto, por mais longe que ele esteja, sempre dará um jeito de se fazer presente na família.
A mulher de Sagitário é mais desapegada da família. Ela ama sua família, empresta dinheiro, cede um canto para alguém dormir, mas consegue viver longe sem dramas. Ela costuma cortar os laços cedo, saindo prematuramente da casa dos pais.
Na natureza, os pássaros costumam empurrar os filhotes para fora do ninho para que eles aprendam a voar e a sobreviver. Capricorniano e sagitariana veem esse modo de criar os filhos de formas totalmente opostas.
A mulher de Sagitário acha que é um modo muito sensato e empolgante. Já o capricorniano acha horrível e insensível.
O homem de Capricórnio costuma ser antiquado e elegante. Cauteloso em suas ações, ele está sempre preocupado com o que as outras pessoas vão pensar. Ou seja, a forma como ele tenta ser romântico é mais tímida.
Mas isso não será um problema para a sagitariana. Ele vai conseguir dar um sorriso tímido para ela e dizer algo íntimo com seus olhos brilhantes de uma maneira que só ela irá entender. E ela vai amar toda essa confidência existente entre os dois.
O capricorniano é muito maduro emocionalmente, exatamente o que a sagitariana precisa. Esse homem nunca se comporta como um menino.
Controle suas palavras, sagitariana
Para evitar conflitos com o capricorniano, vale também a regra geral para Sagitário: pense antes de falar. Que tal aprender alguns sinônimos na hora que for reclamar sobre alguma postura de Capricórnio?
Por exemplo, ao invés de chamá-lo de egoísta, você pode dizer que ele é autoindulgente. Quando for reclamar que ele, às vezes, é frio e sem coração, diga que ele é sensato, mas um pouco insensível. Mesquinho é uma palavra dura, mas dizer que ele é econômico demais dará o mesmo recado de forma mais gentil.
Se a sagitariana usar palavras duras com Capricórnio, poderá perdê-lo para sempre. No entanto, se for sutil em suas palavras, ele irá fazer uma anotação mental para tentar melhorar os pontos mencionados.
Mulher de Capricórnio com homem de Sagitário
A capricorniana sabe exatamente o que quer da vida e como alcançar seu objetivo. O jeito da mulher de Capricórnio emociona o sagitariano.
Ela é quieta e modesta. Ela não corta o sagitariano quando ele está divagando sobre suas ideias mirabolantes e seus sonhos. Isso a torna uma mulher muito especial aos olhos do homem de Sagitário.
Para ele, a capricorniana é uma garota gentil, dócil e atraente. Mas ele está cometendo um erro considerável se entrar nesse relacionamento achando que vai lidar com uma mulher submissa.
A capricorniana é feminina e delicada, mas é governada por um planeta masculino: Saturno. Embora ela possa ter gestos gentis, ela não é nada dócil. Essa garota é dura na queda.
A mulher de Capricórnio vai querer saber quais são as intenções do sagitariano com ela, antes mesmo que ele tenha parado para pensar sobre seus sentimentos em relação à ela.
O arqueiro não costuma ser fiel quando está só ficando com a pessoa. Ele ainda está em fase de análise de território, por isso vai seguir pesquisando e buscando outros exemplares até achar a mulher que se encaixa perfeitamente nele.
Ao decidir que a capricorniana é a mulher da sua vida, ele será totalmente devotado e leal a ela.
Essas andanças do sagitariano por aí não irá deter a capricorniana. Ela é tão prática no amor quanto é nas outras áreas da vida. Provavelmente, ela irá pressioná-lo para tomar uma decisão e perdoará caso ele tenha cometido alguns deslizes enquanto ainda perambulava.
Além disso, a capricorniana será sensata e emocionalmente segura para confiar em Sagitário após ele assumir um relacionamento mais sério com ela.
Mas fique esperto, sagitariano, que ela não aceitará mais esse tipo de comportamento no futuro. Caso isso ocorra, você se tornará passado para ela.
Sagitário terá que tomar cuidado para não fazer observações desconcertantes e expor os defeitos da capricorniana em público. Isso irá ferir grandemente sua dignidade.
Se isso não acontecer, tenha certeza que a mulher de Capricórnio irá admirar sua honestidade.
Capricorniana e sagitariano tem uma forma direta de abordar o relacionamento, o que será ótimo para os dois. Eles também têm interesse mútuo em música, arte e religião.
Capricórnio e Sagitário na cama
O sexo entre Sagitário e Capricórnio dependerá muito de como eles convivem no dia a dia. O contato físico entre esses dois signos será o reflexo da relação deles em outras áreas da vida.
No início do relacionamento, eles terão muita vontade de se tocarem, fruto de uma certa curiosidade que um tem em relação ao corpo do outro. Ambos irão pensar: “Ele (a) é tão diferente. Como será que ele (a) é na cama?”
Essa curiosidade mútua criará uma forte atração entre esses dois signos, o que favorecerá com que a química seja boa.
O problema poderá surgir depois de um tempo de relacionamento, quando eles já estão familiarizados com o jeito de amar do outro. Já não haverá mais tanta curiosidade. Então, Sagitário e Capricórnio terão que ter paciência e imaginação para fazer o fogo arder.
Se eles conseguirem manter o interesse sexual um pelo outro, a familiaridade trará um carinho caloroso e uma paixão profunda para os momentos a dois. O beijo de Capricórnio e Sagitário será envolvente, levando ambos a uma entrega profundo.
Os planetas que regem esses signos também revelam muito das intenções eróticas deles. Capricórnio é regido por Saturno, que pode ser bastante restrito. Sagitário é regido por Júpiter, que é muito excessivo. A vibração do encontro desses dois planetas pode criar um terremoto!
Capricórnio e Sagitário – Amizade
A amiga de Sagitário é ativa e entusiasmada. Ela faz coisas impulsivamente e explora o mundo para se divertir.
A amiga de Capricórnio é mais calma, quieta, atenta aos detalhes e só faz algo com algum objetivo bem definido.
Pode ser que à primeira vez, elas não se vejam com bons olhos. Sagitário vai achar a capricorniana exigente e sem graça e Capricórnio vai pensar que a sagitariana é selvagem e impulsiva demais.
No entanto, à medida que elas vão construindo um laço de amizade, elas vão começar a apreciar características uma da outra e aprender com suas diferenças.
A arqueira poderá ensinar a cabra a desfrutar mais da vida e sentir o prazer da emoção das aventuras. Já Capricórnio irá mostrar à centaura o valor da paciência e da sabedoria.
Sagitário ajudará a capricorniana a relaxar um pouco e Capricórnio irá dar bons conselhos para que a sagitariana seja mais cautelosa.
É uma amizade extremamente construtiva a de Sagitário e Capricórnio.
Resumindo: Capricórnio com Sagitário dá certo?
Sagitário é um palhaço melancólico, com uma atitude alegre em relação aos problemas da vida. Eles são naturalmente ensolarados e esperançosos, razão pela qual acaba sofrendo muito quando cruzam com o lado escuro do arco-íris.
Capricórnio é mais sombrio e restritivo, está sempre em alerta contra os excessos e tenta se manter equilibrado sobre uma base forte como uma rocha.
Sagitário é otimista. Capricórnio é pessimista. O otimismo sagitariano incomoda a cautela capricorniana. O pessimismo da cabra deprime o espírito alegre do arqueiro.
No entanto, quando Sagitário se decepciona com o lado sombrio dos signos, é Capricórnio quem estará ao seu lado para curar toda a dor com ternura e sabedoria.
A natureza capricorniana pode ter a tendência em reprimir grosseiramente os outros, mas não existe signo mais gentil e afetuoso ao proteger quem ama.
Capricórnio precisa de um pouco de sucesso profissional em sua vida e quer ficar em casa, sozinho no topo da montanha. Não quer sair andando por aí pelas estradas da vida.
Esse signo precisa de alguém que reconheça seus méritos e realizações. Se Sagitário estiver disposto a passar um tempo em casa, ao lado de Capricórnio, a relação pode funcionar.
Já Sagitário precisa disparar suas flechas idealistas em algum alvo. Para isso, esse signo precisa sair por aí em busca de uma causa para defender. Sagitário sem uma causa ardente é um palhaço triste.
Quando Sagitário fica para baixo, ele precisa pegar um voo para algum lugar exótico e distante para dar um toque mágico em sua vida.
Nesse momento, o arqueiro precisa de um companheiro que o acompanha. Se Capricórnio topar embarcar em uma ou outra aventura de vez em quando, as chances de sucesso desse relacionamento são altíssimas.
Quer ver outras combinações para o seu signo? Veja a “Compatibilidade dos Signos”.