Buscar maneiras de curar ressaca é algo que grande parte da população já fez. Contudo, a ressaca pode vir de outros meios além do físico, como o psicológico e o emocional, por exemplo.
Por isso, hoje vamos aprender um pouco mais sobre os tipos de ressaca, como evitá-las e como curá-las.
Curar ressaca: o que é ressaca?
De acordo com o dicionário, ressaca é:
- mal estar causado pelo consumo exagerado de alguma substância alcoólica;
- conjunto de efeitos na sequência de um acontecimento, por exemplo, ressaca de vitórias.
Certamente, esse significado está ligado à ressaca biológica, aquela que nos deixa sentindo mal fisicamente. Mas existem outras duas formas de ressaca, a moral e a emocional. Que também estão ligadas ao exagero, mas de outra maneira.
Entretanto, existem alguns sintomas de ressaca moral e emocional que podem estar te acompanhando sem que você perceba. Então, para entender seus processos internos e se conectar consigo mesma, peça ajuda! Nosso especialista Paulo está pronto para te atender e auxiliar em sua jornada!
Ressaca biológica
Provavelmente a mais conhecida, a ressaca biológica costuma acontecer após o uso exagerado de bebidas alcoólicas. Geralmente após uma festa, ou alguns dias de festa, como é o caso do Carnaval.
Normalmente, nesse tipo de ressaca você sente:
- náusea;
- desidratação;
- enjoos;
- dor de cabeça.
E isso pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo que algumas sintam mais do que outras. Contudo, para evitar esse efeitos você pode:
- diminuir a quantidade de bebida que vai consumir;
- escolher bebidas mais suaves (‘fracas’);
- comer antes de consumir álcool;
- alternar a bebida com água;
- evitar misturas.
Contudo, se mesmo fazendo isso você ainda sofre com os sintomas que vimos anteriormente, aí vão algumas dicas para curar ressaca.
Rituais para curar ressaca física
Um poderoso ritual para curar ressaca é acender um incenso de:
- alecrim;
- camomila;
- arruda.
Em seguida, repita as palavras:
“Chamando os espíritos que não estão muito ocupados,
Salvem-me dessa sensação de tontura.
Que a dor de cabeça, enjoo e mal estar vão embora,
e ajude-a a viver sem exageros.”
Por fim, quando o incenso queimarem por inteiro, descarte-o normalmente.
Mas você também pode:
- Tomar um banho de banheira com óleo de prímula. Se você não tiver banheira, deixe a água do chuveiro quente (mas não muito), passe um pouco do óleo em seu corpo e deixe o aroma se misturar com o vapor. Então, tome seu banho normalmente;
- Deite-se confortavelmente e coloque um cristal bem no topo de sua testa, porém deve ser uma das seguintes pedras, lápis-lazúli, selenita ou quartzo (de preferência verde);
- Use e abuse dos chás de camomila e gengibre.
Além disso, existem várias simpatias e rituais que podem ser feitos antes de sair da sua casa. Fale com nossos especialistas e saiba como aproveitar sua noite sem se preocupar com a ressaca!
Ressaca Moral
A ressaca moral pode estar relacionada ou não ao uso de drogas, pois ela se caracteriza pela sensação de ‘perder o chão’. Geralmente acontece após uma atitude que não costumamos fazer, mas que foi vista por muitas pessoas (publicada em redes sociais por exemplo).
Nesse caso, além de mal estar físico a pessoa pode ter:
- crises de ansiedade;
- momentos depressivos;
- confusão emocional.
Ao contrário da física, a ressaca moral pode demorar um pouco mais para ser curada, pois a pessoa vai precisar de uma nova coragem para recompor as emoções e voltar a se posicionar diante daqueles que presenciaram esse momento.
Ressaca Emocional
Geralmente, a ressaca emocional está ligada a grandes eventos e disputas.
Nesse caso, a ressaca se dá pelo excesso de sentimentos que envolvem a ocasião. Sejam felizes ou tristes. Contudo, cada um tem seus efeitos, por exemplo:
- quando a pessoa sai vitoriosa, seu corpo fica extremamente relaxado, como se um cansaço tomasse conta de você;
- caso contrário, quando a pessoa é derrotada na ocasião, ela tende a ficar apática, desanimada e sem energia.
Mas assim como a física, também é possível curar ressaca emocional e moral.
Como curar ressaca moral ou emocional?
Por estarem mais ligadas às nossas energias e sentimentos, a cura dessas ressacas também precisa ser feita com mais cuidado.
Assim, um ritual simples, mas muito poderoso, é a meditação com cristais.
Para isso, você precisa organizar o seu espaço de maneira a deixá-lo confortável e aconchegante, mas tenha certeza de que não terá interrupções. Em seguida, segure o cristal sobre o seu peito e comece sua meditação (você também pode deitar e colocá-lo sobre a testa).
Contudo, para essa meditação você deve usar os cristais:
- sodalita;
- quartzo rosa;
- cornalina;
- turmalina negra;
- ágata.
Porém, além da meditação você também pode usar oráculos para te ajudar nessa recuperação, como o Tarot por exemplo. Com ele, é possível refletir sobre seus sentimentos e trabalhar no equilíbrio e renovação de suas energias. Fale agora com nossos especialistas e descubra como!
Enfim, curar ressaca física, emocional ou moral, é algo que todos vamos precisar (ou já precisamos) fazer um dia. Contudo, para evitar qualquer uma delas, lembre-se de tomar cuidado com os exageros, pois assim você preserva seu corpo e suas energias.
Até a próxima!