Ritual de fechamento de corpo — Do Candomblé ao Catolicismo, como fazê-lo

56.382 Views

Você já se sentiu pesada, falta de motivação para a vida e a sensação de estar com o mundo nas costas? Isso pode estar relacionado às energias que estão à sua volta. Nesses casos, um ritual de fechamento de corpo pode ser o que estava faltando para você voltar a ter o mesmo entusiasmo. 

Algumas vezes, os problemas do dia a dia, seja na família, financeiros ou profissionais, acabam baixando a nossa frequência vibracional. Nessas ocasiões, acabamos canalizando uma energia mais pesada, que afeta o bem-estar e a disposição. 

Mas existem rituais poderosos que você pode fazer para se prevenir ou para afastar essa negatividade.  

O que é um ritual de fechamento de corpo? 

O ritual de fechamento do corpo é uma prática que pode ser vista em diferentes religiões praticadas pelo Brasil. O candomblé, a umbanda e até mesmo o catolicismo de algumas partes do país têm orações e rituais para a proteção do corpo físico e espiritual. Em todas as três, essas práticas são chamadas de rituais de fechamento de corpo. 

No Candomblé e na Umbanda, esses rituais são feitos na Sexta-feira da Paixão, ou seja, a sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Os rituais são feitos nos terreiros e envolvem práticas diferentes em cada uma das religiões. 

No Candomblé, o fechamento de corpo é feito por meio de pequenos cortes no tronco, nos braços e na cabeça do Yaô, ou noviço que já foi iniciado no Candomblé. Dentro desses cortes, chamados de Kuras, é aplicado o Atim, um pó que contém propriedades de proteção para o noviço. 

Na Umbanda, o fechamento de corpo envolve técnicas menos invasivas. Não há incisões na pele, e o ritual é feito com uma mistura de ervas e outros talismãs (como chaves e giz e correntes). Com esse preparado, o pai ou a mãe de santo faz o sinal da cruz sobre diferentes partes do corpo de quem está recebendo o ritual. 

Já os católicos fazem o fechamento do corpo com orações que podem ser feitas diariamente. Um dos santos a que os fiéis mais recorrem para esse tipo de proteção é São Jorge, considerado um guerreiro capaz de proteger os devotos contra os inimigos. 

Além disso, há banhos que você também pode fazer para se proteger das energias negativas. Veja alguns que você pode fazer na sua casa: 

Quando fazer um ritual para fechamento de corpo? 

A indicação para fazer um ritual de fechamento de corpo vai depender da religião que você segue. Caso seja a Umbanda, esse ritual é realizado sempre na Sexta-feira da Paixão, então somente uma vez por ano é possível pedir o fechamento do corpo. 

No caso do Candomblé, além de esse ritual só ser feito nessa data específica, não é qualquer pessoa que pode se submeter a ele. Somente os Yeôs, ou pessoas que estão se preparando para receber o seu Orixá de forma integral, podem passar pelo ritual de fechamento do corpo. 

Mas se você é da religião católica, o ritual para fechamento de corpo pode ser feito todos os dias, por meio de uma oração. Mesmo se você não for praticante do catolicismo, mas quiser se proteger, pode também fazer um banho, que pode ser feito em diversos dias do ano, sem restrições. O mais importante é praticar esses rituais com fé e confiar no poder da força espiritual.

Veja também:

Como fazer um ritual para fechar o corpo? 

Os rituais de fechamento do corpo da Umbanda e do Candomblé devem ser feitos por pais ou mães de santo ou por Babalorixás, respectivamente. Somente essas pessoas têm o conhecimento necessário e a autorização para canalizar as energias e realizar da forma correta um ritual tão forte e poderoso quanto este. 

Mas você pode fazer o seu próprio ritual de fechamento de corpo em casa, de acordo com as suas crenças e canalizando a sua energia. Vamos dar algumas opções, caso você queira neutralizar as energias negativas e se proteger de qualquer ameaça que possa aparecer no seu caminho. 

Ritual de fechamento de corpo com oração a São Jorge

A oração de São Jorge é uma das mais conhecidas no Brasil e já virou até música na voz de Jorge Ben Jor. Forte, essa oração deve ser feita sempre que você sentir que algo ruim quer atravessar o seu caminho ou quando sentir que a sua energia está começando a vibrar na negatividade. 

Também é recomendado rezar para São Jorge às pessoas que têm que lidar com perigos no seu dia a dia, como quem tem profissões perigosas. Bombeiros e mergulhadores são dois exemplos. Faça a seguinte oração com bastante fé e peça proteção ao santo: 

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós. Amém.”

Ritual de fechamento de corpo com banho

O sal grosso é um dos elementos com maior poder de purificação energética. Assim, este banho tem a capacidade de fechar o corpo contra influências e energias negativas. 

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de sal grosso
  • 2 xícaras de vinagre branco
  • 5 litros de água

Preparo

Misture todos os ingredientes, pedindo proteção às forças superiores. Use a sua fé para pedir que as energias negativas sejam afastadas da sua vida, e que somente vibrações altas possam se aproximar. Depois do seu banho de higiene normal, despeje a mistura do pescoço para baixo, mentalizando proteção e luz para você. 

Esse banho é muito forte e limpa todas as energias. Assim, é recomendado que logo depois você faça um outro banho para se reenergizar. Veja algumas opções: 

O manjericão também é uma erva poderosa para você reequilibrar a sua energia. Aprenda mais sobre ele em nosso vídeo: 

Os rituais são momentos de profunda conexão que você estabelece com a sua espiritualidade e com camadas superiores de energia divina — independente do nome que você dê a isso, ou da sua religião. Existem alguns rituais que já foram elaborados por esotéricos de diferentes orientações. Mas você também pode criar o seu próprio ritual. 

Para isso, você pode fazer o nosso curso “Criando o seu Ritual”. Nele, você vai aprender os conceitos básicos de magia, entender quais são as principais fontes de magia existentes na natureza e no universo, estudar as questões éticas que envolvem a criação de rituais, entre outros conteúdos. Depois, é claro, vai aprender como montar o seu próprio ritual, seja ele um banho, um feitiço ou outro formato. O curso é totalmente online, e você pode fazer as aulas no seu ritmo. Inscreva-se agora mesmo e aprenda a construir o seu próprio ritual!

Recent Posts

Explorando o Encanto do Tarot das Fadas: Significados e sabedoria em cada carta!

O Tarot das Fadas é muito mais do que um simples baralho de cartas; ele…

6 horas ago

Previsão para Escorpião, por Nina D´Oyá Igbalé

Um Ano de Transformação e Crescimento para Escorpião O ano de 2025 traz consigo muitas…

21 horas ago

Previsão para 2025 por Nina D´Oyá Igbalé

Um ano de crescimento e Equilíbrio para Libra, O ano de 2025 promete ser marcado…

2 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro 18/11 a 24/11por Emylian Kali

A Semana da Grande Mudança: Redefinindo Caminhos e Encontre seu Equilíbrio Precioso(a) Leitor(a), não é…

2 dias ago

Dia Mundial da Umbanda: Celebração de Caridade e Espiritualidade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, é uma data significativa para…

1 semana ago

Dia Mundial da Gentileza: Celebrando a Energia da Bondade, por Nina D´Oyá Igbalé

O Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, oferece uma oportunidade valiosa para…

1 semana ago