A chegada da primavera é celebrada desde a Antiguidade. A entrada dessa estação simboliza o fim do inverno e o início de tempos mais amenos e férteis. Por isso, o equinócio da primavera é o momento ideal para rituais de fertilidade e harmonia.
Conheça os principais símbolos da primavera, alguns rituais simples para celebrar a chegada da estação das flores e uma receita de bolo de mel para compartilhar esse momento com aqueles que você ama.
Equinócio de primavera
O equinócio de primavera marca o início da estação das flores. O equinócio representa o posicionamento médio do Sol em relação à Terra, isto é, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, estando incidindo seus raios diretamente sobre a linha do Equador, iluminando, igualmente os dois hemisférios – o que faz com que o dia e a noite possuam exatamente a mesma duração.
A data do equinócio de primavera varia de ano para ano. Em geral, acontece entre os dias 21 e 23 de setembro no hemisfério Sul e entre os dias 21 e 23 de março no hemisfério norte.
Ostara: a celebração da primavera
No equinócio de primavera se celebra o sabá de Ostara. O nome foi dado em homenagem à deusa Eostre, ligada à fertilidade, ao amor e ao renascimento. Por isso, Ostara é o momento ideal para rituais ligados à fertilidade feminina, amor e harmonia.
O principal símbolo do equinócio da primavera não são as flores, como poderíamos pensar. De origem celta, a celebração teve origem no hemisfério norte e possui como símbolos principais o coelho ou a lebre e os ovos coloridos. Isso te lembra alguma coisa?
Sim, a Páscoa! Celebramos a data aproximadamente no mesmo período em que a Páscoa é comemorada no hemisfério Norte, e alguns dos seus símbolos foram incorporados à festividade.
Equinócio de primavera: principais elementos
- Símbolos: coelho, ovos coloridos e flores
- Plantas: jasmim, lírio, rosa e violeta
- Cores: amarelo, verde, branco e dourado
- Cristais: quartzo rosa, quartzo branco, esmeralda e citrino
- Incensos: violeta, sálvia e jasmim
- Bebidas: vinho, leite e iogurte
Rituais para primavera
Você pode celebrar a chegada da primavera de diferentes formas. Listamos a seguir alguns rituais simples e duas receitas mais elaboradas – escolha as opções que fazem com que você se sinta mais confortável ou que você ache mais agradáveis e comemore a estação das flores!
- plantar sementes de uma flor ou planta que você ama
- fazer uma caminhada em um parque ou bosque; conectar-se com a natureza nessa data é essencial
- decorar cascas de ovos com as cores de Ostara
- alimentar pássaros ou instalar um bebedouro em seu jardim ou varanda
- usar cascas de ovos para fortalecer suas plantas
- colher ou comprar flores coloridas para decorar sua casa
O início da primavera é o momento ideal para rituais de harmonização do lar. A alfazema é uma planta poderosa para esse fim – saiba mais no canal do Astrocentro no YouTube:
Como fazer um altar para o equinócio de primavera
Criar um altar é uma bela forma de celebrar qualquer data ligada à natureza. Escolha um cantinho especial em sua casa, mentalize a harmonia e as sementes do que você deseja colher no futuro próximo e decore este espaço com alguns dos itens abaixo, os que fizerem mais sentido para você:
- flores frescas;
- ovos;
- velas em tons pastel;
- ilustrações da deusa Ostara;
- caso seja mãe, uma foto do seu(s) filho(s);
- caso queira engravidar, ilustrações de bebês;
- coelhos (ilustrações ou pelúcias);
- cristais associados à primavera;
- as cartas do Sol e dos Enamorados do tarot, ou qualquer outra carta que você associe a este momento.
Você pode ritualizar a criação do altar reunindo os itens com atenção e meditando por algum tempo antes de montar o altar. Ao colocar cada item, sinta a energia de Ostara movendo-se por seu corpo e seu espaço, trazendo-lhe renovação, fertilidade e harmonia.
Bolo de mel da primavera
O bolo de mel é uma das comidas mais simbólicas do início da primavera, pois remete às abelhas e sua relação com as flores, permitindo a polinização e o surgimento de novas plantas. Outra forma de celebrar o equinócio é fazer essa receita, que é simples e promete agradar toda a família. Tome nota:
Ingredientes
170 gramas de mel de abelha
140 gramas de manteiga sem sal
85 gramas de açúcar mascavo
30 gramas de fermento biológico (dois tabletes)
2 ovos
200 gramas de farinha de trigo
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Raspas de Laranja
Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes úmidos (mel, manteiga, ovos, raspas de laranja).
Em outro recipiente, misture os ingredientes secos (açúcar, trigo, bicarbonato, fermento, canela). Em seguida, una as misturas em uma mesma tigela; misture até obter uma massa homogênea.
Asse em uma forma untada por cerca de 35 minutos, com o forno a 180 ºC.
Pronta para fazer o seu ritual de primavera? Saiba também como se preparar para as outras estações do ano:
- Equinócio de Outono – Agradeça pela abundância com rituais poderosos
- Solstício de Inverno – Aprenda rituais para fazer nesta data