Você realmente sabe o que é tarot? Tarot é um antigo e enigmático baralho composto por setenta e oito cartas chamadas de arcanos. Os arcanos são divididos em dois grupos:
- Arcanos maiores: 22 símbolos principais, representando as experiências humanas universais e arquetípicas, ou seja, vivências que estão no inconsciente coletivo da humanidade e servem como modelos ou padrões.
- Arcanos menores: 56 símbolos secundários, complementares aos arcanos maiores, representando os desdobramentos e extensões das vivências arquetípicas em uma esfera mais concreta, ou seja, no plano prático do nosso cotidiano.
Uma análise semântica ajuda a compreender melhor a dimensão do que é tarot: a própria palavra tarot significa “estrada” ou “caminho”, e a palavra arcano significa “segredo” ou “mistério”.
Combinados entre si, os arcanos do tarot apresentam um relato fidedigno da estrada da vida e da caminhada do homem rumo a própria realização e sabedoria superior.
Por todas essas características, o tarot se mostra como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, capaz de revelar os mistérios do inconsciente e fazer aflorar em qualquer um a intuição e a acuidade.
Um processo de leitura e análise cuidadosa das cartas detecta tendências futuras e aponta o melhor modo de agir frente às mais variadas circunstâncias, e dessa forma o tarot se torna um grande amigo, aliado e conselheiro na tomada de decisões, das mais simples às mais complexas.
No Astrocentro, o maior site de consultas esotéricas online do Brasil, você encontra uma comunidade com mais de 40 experientes tarólogos, especialistas nos mais diferentes tipos de tarot: tarot de marselha, tarot egípcio, tarot dos anjos, tarot do amor e tarot cigano.
Confira um breve resumo histórico para auxiliá-lo em seu aprendizado sobre o que é tarot
A origem exata do tarot permanece desde tempos antigos um mistério, mas com o passar dos anos foram surgindo novos elementos e evidências históricas em diferentes épocas e culturas.
A hipótese mais aceita entre estudiosos e especialistas é a de que o tarot, em sua forma mais antiga, era um sistema de conhecimento restrito às escolas de mistério da antiga Atlântida.
Muitos anos depois, os sacerdotes egípcios, herdeiros dos segredos atlântidos, ao preverem a queda da civilização local registraram esta sabedoria no Livro de Thoth, uma série de “lâminas” (correspondente arcaico de cartas) que continha todos os conhecimentos sobre a origem dos deuses, do universo e do próprio homem.
A estrutura inteligente do tarot permitiu que ele atravessasse os séculos e chegasse a posteridade. O povo cigano, conhecido por ser viajante, teve um papel importante neste aspecto, pois ajudou a difundi-lo pelo mundo.
Saiba tudo sobre o Livro de Thoth: a origem, os mistérios e o nascer do Tarot.
Leia outros artigos em nosso blog de tarologia e fique ainda mais por dentro do assunto.