O tarot é uma ferramenta incrível de autoconhecimento e divinação. Essas cartas existem há mais de séculos, e muitas foram as suas versões desde a origem do tarot.
Graças à criatividade e habilidade do trabalho em conjunto de tarólogos, artistas e designers, temos agora uma variedade enorme de tarots bonitos com artes super diferentes.
Mas não é muito difícil se perder no mar de possibilidades e escolher um tarot. Seja para ser o seu primeiro ou um item especial na sua coleção, escolher entre os tarots mais bonitos não é uma tarefa fácil!
Para te ajudar, separei uma lista com os meus tarots favoritos. Seja pela arte ou pelo tema, esses decks conquistaram um lugar especial no meu coração.
Estou começando a ler tarot agora, posso pegar um deck diferente?
Pode! É muito bom jogar com um tarot bonito com que a gente se identifica. Talvez você tenha um pouco mais de trabalho para lembrar os significados das cartas no começo, mas com o tempo (e com a ajuda de bons livros de tarot) irá se acostumar.
Uma outra dica é começar com um deck tradicional, como o Rider Waite e o de Marselha e depois, quando você já estiver bem familiarizada, ir para os tarots diferentes.
10 decks de tarot bonitos e diferentes para ter na coleção
Existem decks lindos e maravilhosos para todos os níveis. Alguns pedem um nível maior de conhecimento das cartas por terem menos símbolos, com dicas visuais mais sutis do que a carta quer dizer.
Por isso, a lista está separada em duas partes: para iniciantes e para adeptas. Nada impede que você aprenda a ler com um baralho na lista de adeptas, é só uma sugestão de alguém que, no começo, teve um pouco de dificuldade de usar tarots diferentes.
Os tarots mais bonitos para iniciantes
1. Tarot of White Cats: para quem ama gatos
Esse é um ótimo deck para quem quer aprender a jogar tarot mas com um deck bonito. O Tarot of White Cats segue a estrutura e símbolos do Rider Waite, mas com gatos brancos e fofos.
2. Tarot Mitológico: para quem adora mitologia grega
Esse foi o meu primeiro deck de tarot, e o que eu mais uso para leituras. É ótimo para quem conhece mitologia grega! O livro que acompanha o baralho explica as cartas usando mitos famosos dos deuses e heróis gregos. Assim como o Tarot of White Cats, ele é muito bom para iniciantes.
Quer algo mais brasileiro? Vale a pena dar uma olhada no Tarot dos Orixás!
3. Tarot Egípcio Kier: para fãs da mitologia egípcia
O Tarot Egípcio, como o próprio nome diz, é baseado na mitologia do Antigo Egito e no livro de Toth. Além disso, ele conta com símbolos astrológicos e o alfabeto hebraico da cabala que complementam o significado das cartas. Se você gosta do tema e tem familiaridade com astrologia e cabala, o Tarot Egípcio Kier é um ótimo deck!
4. Everyday Tarot: para minimalistas
Cartas coloridas e cheias de informações não são bem a sua praia? Então o Everyday Tarot é perfeito para você. Ele segue a mesma estrutura do Rider Waite, com símbolos e figuras fáceis de identificar. Tudo isso com um traço clean e minimalista, usando apenas 3 cores: roxo escuro, branco e dourado.
Uma outra alternativa minimalista é o Golden Thread Tarot, que além do deck tem um aplicativo gratuito para Android e IOS.
5. Mucha Tarot: para amantes do Art Nouveau
Se você adora a estética do Art Nouveau e especialmente do pintor Alphonse Mucha, não pode deixar de conferir a arte do Mucha Tarot. Ele é fácil de interpretar, bonito e vem em uma caixinha bem resistente para guardar o seu deck.
Os tarots mais bonitos e diferentes para adeptas
1. The Fountain Tarot: uma carta mais bela que a outra
Gosta de arte contemporânea? Cada carta deste deck foi pintada à mão com tinta à óleo. Esse é um dos tarots mais bonitos na minha opinião: o baralho segue um tema geral de água e as laterais das cartas são pratas. A arte é muito bela e agradável, além de oferecer novas interpretações de alguns arcanos.
2. Prisma Visions: um tarot que conta uma história
Mais um tarot bonito para quem ama arte! Este deck lembra muito os quadros de Van Gogh. E o mais interessante de tudo: se você colocar as cartas de um naipe em ordem, uma do lado da outra, uma história se forma. Um tarot único e diferente que é uma obra de arte por si só!
3. Starchild Tarot: para as bruxas modernas
Este deck é extremamente feminino e tem um estilo muito próprio! Usando muitas fotomontagens e abusando de cores pastéis como rosa e roxo, o Starchild Tarot oferece uma nova visão do universo através da meditação com as cartas.
4. Shadowscapes tarot: um deck em aquarela
A arte do Shadowscapes é muito rica em detalhes, com muitos animais e plantas, mas que é agradável aos olhos graças à pintura em aquarela. Ele tem um clima meio Senhor dos Anéis, meio reino dos sonhos que é absolutamente lindo!
5. Raven’s Prophecy Tarot: um queridinho
Este é um dos meus decks favoritos. Ele foi feito pela autora da série de livros da Saga dos Corvos. As cartas foram todas desenhadas à mão pela escritora, e a descrição dos significados das cartas no livro que acompanha o baralho é bem pessoal. O deck foge dos símbolos tradicionais do tarot: o naipe de copas, por exemplo, é cheio de corvos em suas cartas ao invés das tradicionais taças.
E aí? Qual o tarot mais bonito e diferente na sua opinião? Já tem algum favorito? Alguns desses, como o Kier e tradicional tarot de Marselha, são fáceis de encontrar no Brasil.
Já os outros, dá para importar (e esperar a demora dos correios) ou comprar em grandes feiras esotéricas. Na Mystic Fair, a maior feira esotérica do País, é muito fácil encontrar tarots diferentes de editoras internacionais. Fica a dica!
Não encontrou nenhum deck do jeito que você queria? Não tem problema! Você pode criar um do jeitinho que você imaginou. Quer saber como? É só dar uma olhada neste post que eu escrevi sobre como fazer um baralho de tarot.
Esta lista de tarots mais bonitos foi escrita por Vanessa Barros, artista, designer e entusiasta de tarologia.