As cartas do Tarot dos Orixás estão repletas de mensagens profundas e que podem guiar a sua vida e suas escolhas. Com uma forte carga espiritual, para interpretá-las é preciso conhecer profundamente as características dos Orixás.
Mesmo contendo significados semelhantes ao Tarot tradicional, é a energia de quem lê as cartas que irá proporcionar a ligação correta entre as informações que os Orixás vêm trazer.
Esse jogo poderá te auxiliar na busca de respostas para as suas questões. É um oráculo que pode mostrar a sua sorte, seus caminhos, te dar conselhos e te guiar.
Diferenças entre Tarot tradicional e o Tarot dos Orixás
Apesar de conter o mesmo número de cartas que o Tarot tradicional, as cartas do Tarot dos Orixás possuem impressas as imagens desses guias. Para interpretá-las, é preciso analisar todos os símbolos que compõem a carta, desde as cores até o cenário.
Nas 78 cartas do baralho dos Orixás, as figuras são muito coloridas e atraem as energias da natureza para a sua composição.
Há três métodos de jogar esse Tarot: o método das 3 cartas, das 5 cartas e o mandala. Cada um deles tem um grau de complexidade e é indicado para finalidades diferentes.
Cartas do Tarot dos Orixás
Arcanos Maiores
Veja abaixo as cartas do Tarot dos Orixás que correspondem aos Arcanos Maiores.
Ossain
Quando esta carta surge em uma leitura, ela vem te dizer que está na hora de tomar decisões. Você precisa assumir os riscos da escolha que fizer e agir logo! E fique tranquila porque a magia da natureza está ao seu lado. Seja autoconfiante!
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Mago.
Nanã
Quando esta carta surge em uma leitura, ela veio te dizer que você possui um grande poder que vem do passado. No entanto, você não está sabendo ativá-lo. Está esperando que um milagre esclareça a situação.
O melhor a se fazer é usar da sua sabedoria feminina e intuição para tomar as decisões que precisa.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Sacerdotisa.
Iemanjá
A mensagem desta carta é de que as coisas vão tomar forma e as soluções vão começar a aparecer para você.
Tudo já está melhor arrumado, interna e externamente, por isso é hora de você agir! Seja criativa!
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Imperatriz.
Xangô
Esta carta vem te dizer que tudo está se estruturando. Em breve, sua vida irá passar por uma mudança que será para melhor. No entanto, isso dependerá de você! Você precisa avaliar tudo de forma justa e aceitar corrigir os seus erros.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Imperador.
Oxalá
Quando esta carta aparece em uma leitura, ela vem te dizer que é hora de você usar a sabedoria. Você precisa escutar e seguir o conselho da sua própria consciência ou de alguém que irá surgir para te ajudar. E lembre-se de ser bondosa!
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Papa.
Oxóssi
Esta carta pede para que você confie na sua força e assuma as responsabilidades. Você precisa ter lucidez e coragem para romper com tudo o que te puxa para trás. Lembre-se que nem sempre o caminho mais fácil dá os melhores resultados.
Além disso, há algumas coisas que você deixou para trás, inacabadas, que você deverá retomar adiante, em um futuro próximo.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta Os Enamorados.
Ogum
Esta carta pede para que você vá atrás dos seus objetivos para que continue evoluindo. Chegou a hora de você conquistar o seu lugar no mundo. Provavelmente, você irá realizar uma grande viagem que será muito proveitosa.
Você conseguirá descobrir diversas coisas que estavam escondidas para você, tanto do mundo externo quando do seu mundo interno.
Após essa viagem, você voltará para casa feliz por ter conquistado tantas coisas e superado todas as provações.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Carro.
Obá
Esta carta te pede para você refletir sobre o que te serve e o que não de serve. Você deve descartar tudo o que não acrescenta nada de positivo na sua vida.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Justiça.
Omulu
A mensagem desta carta é de que você precisa ter atenção a tudo na vida. Até nas menores coisas existem significados importantes. As soluções que você procura está dentro de você.
Caso você esteja esbarrando em um obstáculo, a recomendação de Omulu é de que você pare para reavaliar seus atos até encontrar a saída.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Eremita
Ifá
Esta carta vem anunciar grandes mudanças. O que está ruim irá melhorar, mas o que está bom pode piorar. Você poderá perder algumas coisas, mas novos ganhos virão.
Ifá diz que o momento é de grande agilidade. As coisas vêm e vão levadas pela maré. Se você conseguir prever o giro da roda, poderá prevenir acidentes de viagem e aproveitar os golpes de sorte.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Roda da Fortuna
Iansã
Esta carta vem te pedir para usar a força a seu favor. Você precisa tirar lições até dos piores momentos. Talvez o momento esteja exigindo muito de você, mas saiba que você tem tudo o que precisa para resolver o problema e não irá desmoronar diante das dificuldades.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Força.
Logun Edé
Esta carta vem te pedir para ter cuidado para não se afundar. Você está vivendo um período de muita sensibilidade e emoção frágil. Você precisa ter paciência e sacrificar alguns bens acumulados no passado ou aquilo que você quer para ter energia para os novos projetos.
O único jeito de você não sofrer com esse sacrifício é aceitá-lo de uma vez.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Enforcado.
Baba Egum
Esta carta vem anunciar que algo em sua vida irá padecer. Por isso, uma renovação precisa ser construída. Você mesmo irá provocar na sua vida uma mudança radical. Tudo o que existe hoje será despedaçado e você precisará ter paciência, pois levará algum tempo até que tudo se reorganize.
Embora a morte (de uma pessoa ou de um desejo) traga a dor da perda, ela é a maior força do ciclo da vida. É dessa forma que você irá abrir as possibilidades para o futuro.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Morte.
Oxumaré
Esta carta vem te pedir para ter calma. Não seja impaciente! Espere que as coisas fluem no seu ritmo natural. Agora não é o momento de agir.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Temperança.
Exú
Quando esta carta aparece em uma leitura, ela anuncia um momento de muita animação e grande liberdade de ação.
No entanto, ela vem te lembrar também que a liberdade implica em assumir a responsabilidade pelas consequências de suas escolhas.
O esforço para atingir bens materiais só será bem-sucedido se for acompanhado de autocrítica. Você precisa enxergar as suas próprias falhas e limitações.
A paixão é um elemento essencial da vida, mas quem se deixa cegar por ela pode ser destruído.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Diabo.
Destruição
Esta carta vem anunciar uma mudança que está alheia a sua vontade. Ela será forçada a partir do exterior e trará uma calamidade ou decepção para a sua vida.
Apesar disto, essa “destruição” trará um aprendizado e sua única alternativa será seguir um novo rumo.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Torre.
Oxum
O conselho desta carta é para você sentir o amor e ser intenso nos seus sentimentos. Se assim o fizer, nada de mal vencerá. É a esperança de que as novas experiências irão tornar as mudanças mais suaves e prazerosas.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Estrela.
Ewá
Esta carta vem anunciar o acontecimento de algo surpreendente, que poderá ser bom ou mau. Ela também te diz que você não deve se prender a primeira impressão, já que esta nem sempre é verdadeira.
Você precisa estar atenta para identificar o que está oculto por trás das aparências e se defender da maldade que você não está conseguindo ver.
Alguma coisa que está encoberta irá se revelar para você e irá causar uma grande decepção. Mas não se desespere! Lembre-se que quanto mais longa for a noite, mais próximo estará o dia.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta A Lua
Ibeji
Está carta vem te trazer a boa nova: acabou a luta! Chegou o momento de você desfrutar dos prazeres da vida. Ela vem te lembrar que o paraíso não é um lugar distante, mas sim um novo modo de viver o cotidiano.
Para que você consiga desfrutar das alegrias da vida, você precisa aprender a enxergar o mundo de forma simples, inocente e despojada.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Sol.
Os Pretos Velhos
Esta carta vem te dizer que você irá receber em breve boas notícias vindas de acontecimentos do passado. Uma mudança está por vir e será uma transformação positiva.
No entanto, para que você consiga apreciar essa surpresa, você precisa entender que tudo é temporário e passageiro. Não se entusiasme demais com o presente. O desprendimento é a chave para que você se sinta feliz e em harmonia com o universo.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Julgamento.
Os Caboclos
Esta carta vem te dizer que tudo está em perfeito equilíbrio. O conselho é para você não se prender a nada. Qualquer caminho que você escolher, irá te levar ao que você deseja. Suas metas serão atingidas e seu sucesso já está garantido!
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Mundo.
Zé Pilintra
Esta carta vem te pedir para você deixar a vida te levar. Se jogue nas incertezas do caminho! O Zé Pilintra te promete grandes viagens para o seu corpo e espírito. Para isso, você só precisa seguir o fluxo, deixar que o seu potencial se aflore por si só.
Você só precisa reconhecer o louco que existe dentro de você para evitar que um conflito bobo se transforme em uma explosão destruidora. Deixe que novas energias e novos caminhos brotem da sua consciência.
Possui como correspondente no Tarot tradicional a carta O Louco.
Arcanos Menores
Veja na tabela as cartas do Tarot dos Orixás que correspondem aos Arcanos Menores.
Naipe de Paus | Naipe de Copas | Naipe de Espadas | Naipe de Ouros |
Xangô Aganjú | Rei Oxóssi | Grande Pai Celeste | O Senhor da Morte |
Rainha Iansã | Rainha Iemanjá | A Misteriosa Ewá | A Mãe dos Mortos |
O Tempo | Bravo Logunedé | Ogum Abre Caminhos | O Dono das Folhas |
Jovem Obá | Mãe da Água doce | As Crianças | A Serpente do Arco-íris |
Pilão de Oxalá | Igbá | A Arma dos Guerreiros | Serpente do Mundo |
Machado de Xangô | Céu e Terra | A Arma dos Caçadores | Criação do Mundo |
Serpentes de Oxumaré | Céu, Oceano e Terra | Tridente de Exú | Os Mundos Humanos |
As 4 Árvores Sagradas | Os 4 Elementos | As 4 Direções do Mundo | A Água Celeste |
Cajado de Oxalá | O Eixo do Mundo | As 4 Direções e o Centro | O Círculo dos Orixás |
Vassoura de Nanã | Cozinha dos Santos | Ferramentas de Ogum | Leque das Deusas |
Ramo de Ossain | Padê de Exú | Lanças de Obaluaiê | Balangandãs |
Ferramenta de Omulu | As 8 Direções | Barreira nos Caminhos | Jogo de Búzios |
Cajado de Exú | Peji | Ferrramenta de Exú | Guias |
Dono da Ordem | Festa do Santo | Armas dos Orixás | Pulseiras |
Quer se aprofundar mais na interpretação do Tarot? Faça o curso “Revelações do Tarô”. Com ele você vai aprender:
- A história das cartas e entender as diferenças entre os decks;
- Conceituação dos arcanos maiores e o que cada um representa no amor, na saúde e o tempo relacionado;
- Tipos de leituras;
- Combinações das cartas;
- Interpretação das cartas;
- A fazer tiragens do dia para si e as pessoas queridas.