Uma tese profundamente difundida entre diversos estudiosos e especialistas em Tarot é a de que ele nasceu há milênios, juntamente com a civilização egípcia. Segundo estes pesquisadores, o Tarot teve origem no legendário Livro de Thoth, que seria a chave de toda a mística sabedoria do Antigo Egito.
Mas quem ou o que foi ele? Qual sua influência na história do Antigo Egito e qual a importância do Livro de Thoth para o surgimento do Tarot?
No Astrocentro você encontra mais de 40 cartomantes especialistas no Tarot Egípcio: acesse agora mesmo, faça uma consulta online e receba toda a sabedoria do baralho mais antigo do mundo na sua vida.
Resumo sobre o deus egípcio da sabedoria – Livro de Thoth
Thoth foi, na verdade, uma das principais divindades egípcias, considerado o deus da sabedoria, da magia, da escrita e do tempo (sendo antecessor do deus grego Cronos).
Sua representação mais conhecida é a de um homem com a cabeça de uma íbis (a ave de bico longo), segurando em uma das mãos uma pena para escrever e na outra uma paleta de escriba. O deus Thoth foi o criador dos hieróglifos e da linguagem, e era tido como protetor dos escribas, dos médicos e dos sacerdotes.
Reza a lenda que o deus egípcio Thoth, desejando transmitir seus conhecimentos para a posteridade, teria registrado toda sua sagrada sabedoria em 78 lâminas (cartas). Estas lâminas continham figuras das demais divindades do Egito e símbolos astrológicos e ocultistas, e quando juntas formavam o Livro de Thoth, que seria nada mais nada menos que o Tarot Egípcio.
As cartas de Tarot têm muito a revelar sobre o seu destino e te ajudam a planejar com calma seus passos futuros. Entenda melhor esta mística sabedoria.
E qual a relação do Livro de Thoth com o Tarot Egípcio e seus sucessores?
De acordo com os pesquisadores, estudiosos e especialistas nos mistérios do Tarot, as referências contidas no Livro de Thoth representam, através de suas divindades, os princípios e os símbolos universais traduzidos em números, que, por sua vez, se traduzem em arquétipos.
Qualquer pessoa com algum conhecimento de Tarot sabe que o grande poder e o conhecimento contido nas cartas se baseiam na força dos arquétipos, que são padrões do inconsciente coletivo de toda a humanidade e representam todas as emoções humanas.
Segundo a lenda, o Livro de Thoth (Tarot Egípcio) teria ficado perdido por muito tempo, e encontrado por acaso por Moisés, na ocasião do Êxodo do Egito, quando ele conduziu o povo hebreu pelo Mar Vermelho e para além da perseguição dos faraós.
O Livro de Thoth posteriormente viria a ser a base principal para criação da Cabala e da religião judaica, e os hebreus separaram suas 78 lâminas em 22 arcanos maiores (segundo as 22 letras do alfabeto hebraico) e 56 arcanos menores, sendo que esta formação permanece até hoje para inúmeros tipos de Tarot, como o mundialmente conhecido Tarot de Marseille, por exemplo.
Conheça mais sobre o sábio e antigo oráculo do Tarot de Marselha, a divisão de suas cartas e seu magnífico poder de previsão.