O Mago é a carta número um do tarot, o número dos novos começos e das novas oportunidades. Ele é o responsável por transformar todo o potencial presente no Louco em realidade.
Saiba mais sobre a carta O Mago no tarot tradicional, as simbologias presentes nela e qual pode ser seu significado quando aparece em uma tiragem.
As simbologias na arte da carta O Mago
Os elementos presentes na carta de tarot O Mago servem como apoios visuais para entendermos melhor seus significados. Confira quais são os elementos dessa Arcano Maior e como interpretá-los.
Posição dos braços: a habilidade do Mago em transformar as possibilidades e os objetivos em realidade vem da sua ligação entre os planos espiritual e material, simbolizados pela posição de seus braços: um apontando para o céu, o outro, para a terra.
Vestimentas: sua pureza aparece em seus trajes brancos, mas, diferentemente do Louco, não falta ao Mago conhecimento, sabedoria e experiência, representados em seu manto vermelho.
Naipes e os quatro elementos: os quatro naipes do tarot estão na mesa à sua frente, representando cada um dos elementos básicos: copas, representando a água; paus, ligado ao elemento fogo; o naipe de espadas, conectado ao ar; ouros, ligado à terra. A presença desses elementos demonstra que o Mago tem à sua disposição todas as ferramentas necessárias para transformar a energia em matéria.
Símbolos: acima de sua cabeça, notamos o símbolo do infinito, representando seu potencial sem limites. As flores e plantas simbolizam a possibilidade de executar as ideias e planos.
Significado da carta O Mago
No tarot, o Mago representa poder, controle, foco e determinação. É a carta da habilidade de colocar os planos em prática, utilizando todas as ferramentas à disposição.
Ele é a possibilidade, a capacidade de agir e de lidar com qualquer situação que venha a surgir. O Mago está dizendo que se você seguir os seus impulsos e instintos, as coisas podem acontecer.
A carta de tarot O Mago está relacionado ao planeta Mercúrio e, por isso, também relaciona-se às habilidades de comunicação
Devido à sua relação com Mercúrio, O Mago na posição invertida está ligado à manipulação e à persuasão: ele sabe o que quer, sabe os resultados das suas ações e por isso vai agir da forma que for melhor para atingir seus objetivos
As interpretações do Mago em tiragens
O Mago é uma carta de tarot muito positiva e se ele aparece em uma tiragem, pode ser um sinal para explorar seu potencial sem medo: é a hora de agir. Você tem todas as ferramentas que precisa para garantir que os seus objetivos sejam atingidos.
Se O Mago aparece representando o outro, pode ser um aviso: da mesma forma que ele significa a manifestação de planos, ele também sabe como persuadir e manipular.
Na posição invertida, a carta de tarot O Mago pode significar falta de confiança em si própria, até mesmo autossabotagem. Confie em suas crenças, pois não tem nada a perder.
Nessa posição, ele também pode indicar problemas de comunicação e escassez de opções. A persuasão do Mago na posição normal se transforma em uma forma de enganar a si mesma.
Também na posição invertida, O Mago pede que olhe com atenção para aqueles talentos que não estão sendo bem aproveitados; melhorando essas habilidades, você terá mais facilidade para atingir seus objetivos.
O Mago e o amor
Em uma tiragem voltada para o amor, a carta O Mago segue seu significado de fazer as coisas acontecerem. Se está procurando um relacionamento, o Mago é um sinal para você agir e criar as situações para que encontre alguém.
Caso o Mago apareça em sua posição invertida, pode ser um sinal que nem tudo é o que parece. Em um relacionamento novo, tenha certeza de que você conheça bem a outra pessoa. O Mago pode significar uma ilusão ou uma manipulação, mesmo que tudo parece estar certo.
Também invertida, a carta de tarot O Mago pode indicar falta de confiança ou coragem para construir um bom relacionamento, gerando insegurança.
O Mago no Tarot Mitológico
No Tarot Mitológico, o Mago, o guia que direciona nosso caminho, é representado por Hermes, deus dos viajantes.
A carta apresenta um jovem que tem quatro caminhos a seguir, cada um com um elemento distinto que o representa: o caminho da sorte é representado pelo cálice; a espada representa a mente e o poder dado por Zeus; a boa sorte nas finanças é representada pela moeda; por fim, uma vara enrolada por duas serpentes que representam os opostos (bem e mal, macho e fêmea, luz e escuridão).
Em uma tiragem, a presença do Mago indica os dons e as habilidades criativas que ainda não foram manifestadas e precisam ser desenvolvidas. Além disso, nos certifica que a jornada à frente é possível.
Quer aprender ainda mais sobre tarot? Confira o curso do Astrocentro sobre Os Arcanos Maiores, ministrado pelo Claudiney Prieto. Nele você aprende as origens do tartot, o significado dos 22 arcanos maiores e como jogar e interpretar as cartas!