Precisando de uma forcinha pra melhorar a sua vida e saúde? Saiba que a cristaloterapia é uma técnica milenar que utiliza os cristais como instrumentos de cura, equilíbrio e harmonização.
E isso não é de hoje: desde a antiguidade, os cristais são valorizados por suas propriedades e qualidades energéticas únicas.
Mas vamos ao que interessa! Neste post, vamos abordar os benefícios da cristaloterapia, como funciona essa terapia dos cristais e como ela pode ajudar no bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre essa técnica, desde o seu significado até como fazer uma sessão de cristaloterapia. Vem com a gente 😉
O que é cristaloterapia? Como ela vai te ajudar?
A cristaloterapia é uma terapia alternativa que utiliza cristais para restaurar o equilíbrio energético do corpo, da mente e até mesmo do espírito. Afinal, os cristais têm propriedades curativas e terapêuticas incríveis.
Essa terapia se baseia na crença de que os cristais possuem vibrações energéticas únicas que podem ser utilizadas para equilibrar e harmonizar as energias emitidas e captadas pelo nosso próprio corpo.
E se você está achando tudo isso muito improvável, saiba que existem estudos científicos que sugerem que a cristaloterapia pode ser uma terapia complementar eficaz para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida, como mostra Katrina Raphaell, em seu livro “As propriedades curativas dos cristais e das pedras preciosas”.
Aliás, esse livro mostra que os cristais podem ajudar a reduzir a dor, promover a cicatrização de feridas e melhorar o sono. Parece mágica, não é mesmo? Mas é verdade!
O significado da cristaloterapia em sua vida está diretamente ligado ao uso consciente dos cristais e à sua capacidade de promover bem-estar e os demais benefícios. Ou seja, nada de jogar o seu cristal na bolsa e deixar ele lá sem atenção.
História da Terapia dos Cristais
A história da cristaloterapia é rica, variada e a técnica continua a ser usada por muitas pessoas ao redor do mundo até hoje para ajudar no tratamento de uma ampla variedade de condições, como já dissemos. Mas qual a história dela? Onde surgiu? Quem já usou?
Bem, como era de se esperar, essa terapia alternativa tem sido usada há milhares de anos em muitas culturas ao redor do mundo. Acredita-se que tenha sido usada pelos antigos egípcios e pelos povos indígenas da América do Sul, no qual utilizavam pedras e cristais para curar o corpo e a mente.
Estamos falando, nada mais, nada menos que algo em torno de 3200 a 3500 anos antes da Era Comum. Faz tempo, heim…
Cristaloterapia moderna: o que mudou?
Com esse longo histórico, a cristaloterapia moderna é baseada em princípios semelhantes, mas é frequentemente combinada com outras terapias complementares, como o reiki.
E não é só isso, existem vertentes de terapias com cristais que são muito interessantes e benéficas. A cristaloterapia quântica, por exemplo, é uma técnica mais recente, que tem sido usada desde a década de 1980.
Essa modalidade é baseada na ideia de que os cristais têm uma frequência vibratória específica que pode ser usada para equilibrar o campo energético do corpo. Essa técnica é frequentemente usada em conjunto com outras terapias energéticas, como a acupuntura.
Notou que quando associada a outras metodologias ela se potencializa? Uma combinação perfeita é a cristaloterapia e reiki, pois ambos são terapias baseadas em energia que buscam restaurar o equilíbrio. O reiki usa a energia da força vital para ajudar na cura, enquanto a cristaloterapia usa a energia dos cristais para harmonizar e realinhar o que estiver dissonante.
Para que serve a cristaloterapia? O que ela trata?
Você sabia que a cristaloterapia pode ajudar a equilibrar suas energias e te trazer mais harmonia e bem-estar? Os cristais são usados como ferramentas para estimular pontos de energia em nosso corpo e ajudar a tratar questões emocionais e físicas.
Sendo assim, ela pode te ajudar em diversos aspectos da vida, desde a redução do estresse e ansiedade até o alívio de dores e inflamações (eu ouvi cólicas?). É uma terapia natural e holística que pode te trazer muitos benefícios.
Acredita-se que cada cristal possui uma vibração única que pode ser utilizada para estimular ou acalmar diferentes partes do corpo e da mente. Genial, não acha?
O mais interessante é que a cristaloterapia não se limita apenas a tratar sintomas específicos, ela também pode ajudar a trazer mais equilíbrio e harmonia para a vida como um todo, ajudando a pessoa a se conectar mais consigo mesma e com o mundo ao seu redor.
Quais os benefícios da cristaloterapia?
- Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, o que é particularmente benéfico para mulheres que lidam com muitas responsabilidades diárias;
- Melhora a qualidade do sono, o que é fundamental para manter um bom equilíbrio físico e mental;
- Alivia a dor menstrual, bem como outros sintomas comuns da TPM;
- Aumentam a autoestima e a confiança, o que é especialmente importante para pessoas que lutam com problemas de autoimagem;
- Equilibra os chakras, o que pode melhorar a energia física e emocional;
- Melhora a circulação sanguínea, o que é particularmente benéfico para pessoas que têm problemas de circulação;
- Equilibra as emoções, importante para pessoas que têm problemas de ansiedade ou depressão;
- Melhora a concentração e a focar a mente, principalmente para quem precisa lidar com muitas tarefas e responsabilidades;
- Facilita a comunicação para aqueles que enfrentam desafios em relacionamentos interpessoais;
- Melhora a disposição e a energia, de quem em um dia a dia agitado ou simplesmente está em processo de recuperação do estado depressivo;
Bastante coisa, não? Mas para que essa terapia seja de fato assertiva, o ideal é conversar com alguém com bastante experiência. Aliás, aqui no Astrocentro nós podemos te ajudar a escolher o melhor cristal para as suas necessidades. Experimente!
Como funciona a cristaloterapia e como os cristais atuam nas pessoas?
Não é novidade que os cristais emitem vibrações energéticas que interagem com o campo eletromagnético do corpo, ajudando a liberar bloqueios energéticos e restaurando o equilíbrio. Ah, é novidade? Então vamos nos aprofundar.
Durante uma sessão, os cristais são colocados em pontos específicos do corpo ou em cima dele, e suas vibrações energéticas são transmitidas para a pessoa que está recebendo a terapia. Mas como isso funciona?
Como os cristais agem no nosso corpo?
Para você entender melhor, os cristais funcionam como amplificadores naturais de energia, e sua capacidade de transmitir e armazenar energia é impressionante. Cada cristal tem uma vibração energética única e pode ser utilizado para tratar problemas físicos, emocionais e espirituais.
Por exemplo, o quartzo rosa é conhecido por suas propriedades de amor e cura emocional, enquanto a ametista é usada para acalmar a mente e melhorar a intuição. Já a pedra do sol é usada para trazer alegria e energia, e a turmalina negra é conhecida por proteger contra energias negativas. Ok, mas como é feita uma sessão?
Como é uma sessão de Cristaloterapia? Como fazer?
Durante a sessão de cristaloterapia, o terapeuta irá conversar com a pessoa para entender quais são seus objetivos, necessidades e dores (sejam do corpo físico ou da alma). Em seguida, irá escolher os cristais que serão utilizados na sessão e posicioná-los em pontos específicos do corpo ou em volta dele.
O paciente pode sentir uma sensação de calor ou frio, formigamento ou uma leve pressão em pontos específicos do corpo. Calma, é normal. Isso ocorre devido à energia que está sendo transmitida pelos cristais e pode indicar onde estão as áreas do corpo que precisam de mais equilíbrio.
Ao final da sessão, a pessoa pode sentir-se mais relaxada, tranquila e com uma sensação de paz interior. Quem não quer sair renovada de uma sessão dessas?
Muitas pessoas relatam experiências profundas durante a terapia, como sensação de conexão espiritual, aumento da criatividade e intuição, além de maior clareza mental. Ou seja, a cristaloterapia pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar físico, emocional e espiritual, e muitas pessoas a consideram uma terapia complementar importante para sua saúde e bem-estar geral.
Qual o valor de uma sessão de Cristaloterapia?
O valor de uma sessão de cristaloterapia pode variar bastante, dependendo do local e do profissional que está oferecendo o serviço. Em média, o preço pode variar entre R$ 80,00 e R$ 300,00 por sessão.
Uma dica importante é pesquisar bem antes de escolher um profissional, levando em conta sua experiência e a qualidade do serviço oferecido. Algumas vezes, os profissionais oferecem pacotes de sessões, o que pode acabar sendo mais vantajoso financeiramente.
Por fim, é importante lembrar que a cristaloterapia ainda não é reconhecida como uma prática médica, então é possível que não seja coberta pelo seu plano de saúde. Fique atenta 😉
Cores e energia dos cristais: principais significados dos cristais e suas propriedades curativas
1. Cristal Vermelho
- Cristais: Jaspe Vermelho, Granada, Rubi;
- Propriedades: estímulo da energia vital, aumento da vitalidade, proteção contra energias negativas;
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como amuleto, colocado embaixo do travesseiro ou na bolsa para promover a vitalidade e proteção energética.
2. Cristal Laranja
- Cristais: Cornalina e Calcita Laranja;
- Propriedades: estimulação da criatividade, alívio do estresse, estímulo do sistema imunológico;
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como pingente ou colocado no ambiente de trabalho para estimular a criatividade e aliviar o estresse.
3. Cristal Amarelo
- Cristais: Citrino e Topázio Amarelo;
- Propriedades: estímulo do otimismo, alívio da depressão, fortalecimento do sistema nervoso;
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como pingente ou colocado em um local de destaque na casa para estimular o otimismo e fortalecer o sistema nervoso.
4. Cristal Preto
- Cristais: Obsidiana, Turmalina Negra e Ônix Negro;
- Propriedades: proteção contra energias negativas, fortalecimento da autoconfiança, alívio do estresse;
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como amuleto, colocado na bolsa ou em um local de destaque na casa para proteção contra energias negativas.
5. Cristal Verde
- Cristais: Quartzo Verde, Amazonita e Esmeralda;
- Propriedades: equilíbrio emocional, alívio de tensões musculares, estímulo do sistema imunológico;
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como pingente ou colocado em um local de destaque na casa para promover o equilíbrio emocional e aliviar as tensões musculares.
6. Cristal Rosa
- Cristais: Quartzo Rosa, Rodocrosita;
- Propriedades: estímulo do amor próprio, alívio da ansiedade, harmonização dos relacionamentos amorosos
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como joia ou levado próximo ao corpo, como uma bolsa.
7. Cristal Azul
- Cristais: Sodalita, Lápis-Lazuli
- Propriedades: estímulo da comunicação, alívio do estresse, equilíbrio emocional
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como pingente, anel ou colocado no bolso.
8. Cristais Índigo ou Violeta
- Cristais: Ametista, Fluorita, Tanzanita
- Propriedades: estímulo da intuição, alívio da insônia, harmonização espiritual
- Sugestão de uso: pode ser utilizado como joia ou estar em um ambiente como peça decorativa para promover a intuição e a harmonização espiritual.
9. Cristais límpidos e transparentes (branco)
Aqui temos diversos cristais para diversas funções. Espero que você encontre um que combine com o que você precisa. Confira:
- Quartzo Transparente: um dos cristais mais populares, é conhecido como o “mestre curador”. Ele amplifica a energia e ajuda a desbloquear e equilibrar todos os chakras.
- Diamante Herkimer: tem uma energia muito alta e é frequentemente usado para limpar e equilibrar o corpo energético. Ele pode ajudar a aumentar a intuição e a conexão espiritual.
- Selenita: uma pedra calmante que ajuda a limpar a energia negativa e bloqueios emocionais. Ela pode ajudar a melhorar a clareza mental e a conexão espiritual.
- Cristal de Rocha: é um poderoso amplificador de energia e pode ajudar a limpar e equilibrar todos os chakras. Ele também pode ajudar a aumentar a intuição e a conexão espiritual.
- Danburita: ajuda a limpar e equilibrar o corpo energético e pode aumentar a conexão espiritual e a intuição. Ela também é conhecida por ajudar a melhorar a clareza mental e a reduzir a ansiedade.
- Calcita ótica: tem uma energia suave e calmante que pode ajudar a aliviar a ansiedade e a tensão emocional. Ela também pode ajudar a melhorar a clareza mental e a conexão espiritual.
Cristaloterapia: Chakras e os cristais como ferramentas de resgate do bem estar
Se você não sabe, os chakras são os centros energéticos do nosso corpo, e cada um deles está associado a uma cor e a diferentes aspectos da nossa vida física, emocional e espiritual.
Quando trabalhados em conjunto com os cristais, por meio da cristaloterapia, é possível alcançar o reequilibrio e alinhamento de chakras, harmonizando o fluxo energético desses centros.
Se interessou? Então vejamos alguns outros exemplos de cristais e suas respectivas atuações nos chakras.
- Chakra da raiz (vermelho): hematita, jaspe vermelho, granada. Esses cristais ajudam a promover a sensação de segurança, estabilidade e conexão com a terra.
- Chakra sacral (laranja): calcita laranja, cornalina, ágata de fogo. Esses cristais ajudam a estimular a criatividade, a sexualidade e o fluxo de energia vital.
- Chakra do plexo solar (amarelo): citrino, âmbar, olho de tigre. Esses cristais ajudam a estimular a autoestima, a confiança e o poder pessoal.
- Chakra do coração (verde/rosa): quartzo rosa, aventurina, malaquita. Esses cristais ajudam a promover a abertura para o amor, a compaixão e a harmonia nas relações.
- Chakra da garganta (azul): sodalita, turquesa, aquamarine. Esses cristais ajudam a estimular a comunicação e a expressão pessoal.
- Chakra do terceiro olho (índigo): ametista, sodalita, lapis lazuli. Esses cristais ajudam a estimular a intuição, a clareza mental e a conexão espiritual.
- Chakra coronário (violeta): ametista, cristal de quartzo, quartzo branco. Esses cristais ajudam a promover a conexão espiritual, a sabedoria e a consciência plena.
É importante lembrar que a utilização dos cristais não substitui tratamentos médicos ou psicológicos, mas pode ser uma ferramenta complementar para promover o bem-estar emocional e espiritual.
Aprofundando o conhecimento: saiba mais sobre os cristais e seus benefícios
Você sabia que os animais também se beneficiam da cristaloterapia? Sim! Assim como os humanos, os animais também podem se beneficiar da energia e propriedades dos cristais.
Os cristais podem ajudar a equilibrar seus corpos físicos e energéticos, além de trazer bem-estar e alívio de diversos problemas de saúde.
Além disso, as pedras podem ser utilizadas de diferentes formas nos seus pets como, por exemplo, através da colocação dos cristais em seus ambientes ou próximo a eles durante a meditação.
Alguns cristais podem também ser colocados diretamente sobre os pontos de energia do animal, os chakras, para ajudar no equilíbrio energético.
Entre os benefícios que a cristaloterapia pode trazer aos animais, estão:
- alívio de dores e tensões musculares;
- redução da ansiedade e do estresse;
- estímulo ao sistema imunológico;
- melhora da qualidade do sono;
- ajuda na recuperação de lesões e doenças;
- ajuda no equilíbrio emocional e comportamental do animal.
É importante lembrar que a cristaloterapia não deve substituir os cuidados veterinários convencionais e deve ser utilizada apenas como uma terapia complementar.
Antes de utilizar cristais em animais, é importante consultar um especialista em cristaloterapia ou terapia holística que possa orientar sobre as melhores práticas e cuidados necessários. O seu peludinho agradece.
Yoni Eggs: o outro lado da cristaloterapia que você não conhecia
Yoni eggs, também conhecidos como “ovos de jade”, são cristais lapidados em forma de ovo que são utilizados para fortalecer e tonificar os músculos do assoalho pélvico.
Eles são tradicionalmente usados na prática do tantra e da medicina tradicional chinesa, e se tornaram mais populares nos últimos anos como uma ferramenta de autocuidado para mulheres.
Geralmente, são feitos de pedras naturais, como jade, obsidiana ou quartzo rosa, e vêm em uma variedade de tamanhos e cores. Eles são inseridos no canal vaginal e usados durante exercícios de Kegel ou outras práticas de tonificação muscular do assoalho pélvico.
Meninas, os benefícios relatados incluem:
- fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico;
- aumento da circulação sanguínea na região pélvica;
- aumento da sensibilidade sexual;
- desenvolvimento de uma conexão mais profunda com o próprio corpo.
No entanto, é importante notar que a prática dos yoni eggs não é comprovada cientificamente e pode ter riscos se não for feita corretamente e com higiene total.
É recomendável que as mulheres que desejam experimentar essa prática busquem orientação de um profissional qualificado e experiente em terapias holísticas.
Você e a cristaloterapia: deu match!
Seja para cuidar da sua saúde física, mental, espiritual, sexual ou do seu pet, os cristais estão nos ajudando há mais de 5 mil anos. Prático e indolor, ele pode (e irá) mudar a sua vida, desde que receba a orientação correta.
Quer o auxílio de um profissional? Converse com nossos especialistas aqui do Astrocentro. Todos estão de braços abertos para te acolher e orientar quanto ao uso da cristaloterapia ou qualquer outra ferramenta holística/esotérica que precisar.
Um beijo e até a próxima! 🔮