Sente que existem problemas na sua vida que estão atrelados a algo a mais do que suas escolhas? Já percebeu que a sua criação interfere em sua vida? Você sabe por que fazer constelação familiar?
As terapias alternativas têm cada vez mais ganhado espaço no nosso cotidiano. Porém a constelação familiar ainda é pouco falada como terapia alternativa.
É por isso que, se você está passando por tantas dúvidas como nas do início do texto, saiba que essa pode ser a solução para você.
Quer saber o por que fazer constelação familiar pode ser importante para o seu desenvolvimento pessoal? Então, confira aqui:
Por que fazer constelação familiar como uma forma de terapia?
A constelação familiar é uma prática terapêutica alternativa criada pelo filósofo e pesquisador alemão Bert Hellinger. Ela busca resolver conflitos e problemas familiares que já passaram por várias gerações.
Embora essa prática não seja reconhecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), ela é uma técnica feita em grupo que ajuda as pessoas a entenderem quais são as atitudes que influenciaram a sua vida.
A constelação também pode ser realizada individualmente, mas para você que quer saber o por que fazer constelação familiar, saiba que é bastante indicado que seja uma produção em equipe. Assim, será mais fácil visualizar a raíz dessas influências.
Os objetivos da constelação familiar são:
As sessões são feitas através de cenas recriadas que podem envolver mágoas antigas ou sentimentos sobre a sua família.
Normalmente essas cenas são feitas por quem se voluntaria para fazer, mas caso precise ser feito com bonecos ou qualquer objeto que esteja pelo cenário.
Dentre os principais objetivos, a constelação familiar trabalha os seguintes assuntos:
- Buscam resolver problemas familiares;
- Precisam tratar padrões de relacionamento negativos;
- Querem ultrapassar um tumulto interno;
- Que vivenciaram um trauma ou perda significativa.
Para melhorar ainda mais essa sua forma de lidar com tudo o que está acontecendo, é sempre indicado que você consulte um guia espiritual.
Através dessa conexão com os oráculos, você poderá encontrar a resposta que procura para esse problema familiar pelo qual está passando.
Os conceitos que guiam a constelação familiar
A constelação familiar é baseada nas 3 conceitos que são chamados de leis do amor: São elas:
Lei do Pertencimento
Esse conceito entende que todos os membros da família têm o direito de pertencimento, principalmente os mais excluídos.
Esse reconhecimento do lugar de pertencimento impede que outro membro da família não faça o mesmo que antes e exclua as pessoas da família.
É importante entender que todos precisam ter uma posição na composição e no coração da família.
Lei da Ordem ou Hierarquia
Esse conceito significa que cada um precisa reconhecer o lugar de cada membro da família e é claro, o seu próprio lugar, respeitando a hierarquia da família.
Além disso, esse conceito cobra que precisamos reconhecer a importância da família para conseguir seguir adiante e que principalmente precisamos ter gratidão a todos aqueles que vieram antes de nós e assim não carregar nada de negativo para trás.
Lei do Equilíbrio
Esse conceito é um dos mais importantes porque equilíbrio é importante para qualquer tipo de relacionamento não só da família. Então entender todos os membros pertencentes à família e assim conseguir conquistar o equilíbrio das relações.
É preciso manter o equilíbrio tanto em como tratamos as pessoas da nossa família quanto entender como precisamos ser tratados.
Por que fazer constelação familiar? Saiba 5 motivos
Agora, você entendeu como funciona a constelação familiar e todos os seus conceitos envolvidos, é importante também ver quais são seus benefícios em diversas áreas da sua vida.
Por isso vale a pena explicar que a constelação familiar libera energeticamente tudo que está atrapalhando a sua vida e abre espaços para um novo caminho.
Ela é uma terapia alternativa que muda a forma de pensar em tudo que já passamos e como configuramos a nossa família.
E assim, poder saber lidar com as frustrações quando elas aparecerem novamente de forma madura e da melhor forma possível, por isso, é uma terapia que é capaz de liberar traumas, tristezas, depressões e medos do passado.
Agora, venha entender 5 motivos do por que fazer constelação familiar e como ela pode te ajudar.
1 – O que a constelação familiar ajuda na comunicação
Algumas pessoas passam por alguns traumas durante a infância. Isso complica muito o seu desenvolvimento, influenciando inclusive na sua forma de se comunicar com o outro.
Assim, ela acaba por desencadear inseguranças e travas, tanto na hora de expressar os sentimentos quanto em falar algo e sentir medo do que vão achar.
Quando essa pessoa passa por uma constelação familiar, ela passa a se sentir mais confiante e, consequentemente, mais comunicativa. Podendo então se expressar de uma melhor forma e passar por menos conflitos em sua vida.
2 – O que a constelação familiar ajuda na família
Como o nome mesmo já diz, esse é um tipo de terapia alternativa que ajuda no nosso lado família.
Fazer uma constelação familiar torna esse o momento em que vocês podem reconstruir laços, entender problemas que você antes não entendia, analisar quais são os problemas que pairam a família e como ela pode se resolver.
3 – O que a constelação familiar ajuda nos relacionamentos
Quando uma pessoa tem muitos traumas com sua família, ela acaba reproduzindo vários comportamentos que podem muitas vezes até chegar a ser tóxico.
Isso não só prejudica a pessoa em si, mas o seu parceiro também. Fazendo com que ela tenha dificuldades de se relacionar com alguém.
É por isso que ao fazer uma constelação familiar, é possível tratar todos esses traumas é uma forma de não ter tantos problemas com relacionamento.
4 – O que a constelação familiar ajuda no trabalho
Muitas pessoas acham que não, mas um dos motivos do por que fazer constelação familiar é o seu desenvolvimento no mercado de trabalho.
Isso porque da mesma forma que traumas de família podem, e vão, prejudicar a sua vida pessoal, eles também vão atrasar o seu desenvolvimento no trabalho.
Desta forma, ao fazer uma constelação familiar todas as áreas da sua vida poderão ser melhores e a cada dia mais o autoconhecimento se aproximará.
5 – O que a constelação familiar ajuda no nosso comportamento
Uma outra área afetada pelos traumas familiares é o comportamento e a essência.
Infelizmente não percebemos tão facilmente, mas às vezes esses traumas mexem com nossas personalidade de uma forma tão surreal. Por isso, é importante fazer essa terapia alternativa.
Só assim você conseguirá identificar como isso mexe com você negativamente e o que fazer para resolver todos esses problemas.
Os benefícios do por que fazer constelação familiar
Todos os motivos anteriores trazem grandes benefícios para a sua vida depois de fazer a constelação familiar. É por isso que vamos reforçar como é necessário para o seu desenvolvimento entender e resolver os seus maiores traumas.
A família é algo para nos sentirmos abraçados e compreendidos, se isso não aconteceu até aqui, vamos mudar para ser uma pessoa melhor.
Isso não quer dizer que no final, tudo o que foi feito precisa ser esquecido. A verdade é que perdoar e superar os traumas vai além de conviver com a família. É importante para que você consiga seguir em frente e ter muita luz em seu caminho.
Se deseja saber ainda mais sobre como viver sem toda essa dor, conheça o nosso curso Vida Livre. Através do conceito da constelação familiar, ele te ensina como se desapegar da dor do passado para abraçar as novidades do futuro.
Agora você já sabe o por que fazer constelação familiar, então não perca a oportunidade de contar para os seus amigos também. Compartilhe esse texto e visite nosso canal no Youtube.
Até a próxima 🙂