A busca pelo equilíbrio é algo que vem fazendo parte da vida de muitas pessoas, e a respiração holotrópica é uma técnica que vem crescendo muito por isso.
Mas como funciona a respiração holotrópica?
Para que você conheça mais uma ferramenta para seu crescimento pessoal e emocional, hoje vamos aprender um pouco mais sobre essa técnica e como podemos fazê-la para alcançar o tão esperado equilíbrio entre o corpo e a mente.
Nesse texto você vai ver:
- O que é respiração holotrópica: é uma técnica de respiração desenvolvida para ajudar na expansão da consciência e na cura interna.
- Quais são os benefícios da terapia holotrópica: expansão da consciência, compreensão dos sentimentos, aumento da autoconfiança, resolução de traumas e bloqueios do nosso inconsciente.
- Como a respiração holotrópica funciona: ela é uma combinação de respirações longas e profundas e respirações curtas e longas, e nesse processo a pessoa consegue se conectar com ela mesma.
- Quem não pode fazer a respiração holotrópica: pessoas com problema de pressão arterial, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, glaucoma e problemas neurológicos;
- Como fazer a respiração holotrópica.
O que é respiração holotrópica?
A respiração holotrópica, ou terapia holotrópica, é uma técnica que vem sendo desenvolvida desde os anos 70.
Ela surgiu a partir de uma pesquisa feita por um casal de psicanalistas da República Tcheca, Stanislav e Christina Grof, que estudavam os estados de expansão da consciência das pessoas.
Assim, nessa pesquisa eles perceberam como a expansão da consciência poderia ajudar no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, e também a curar alguns traumas.
Então, com o intuito de ajudar nessa expansão da consciência, eles criaram a terapia holotrópica, uma técnica de respiração que, de acordo com a pesquisa do casal, pode ajudar as pessoas com:
- superação de traumas;
- lidar com seus sentimentos;
- entender e lidar com suas frustrações;
- compreender como funcionam seus processos internos;
- promover a cura interior.
Entretanto, para potencializar os efeitos da respiração holotrópica, algumas pessoas ainda usam o Jogo de Búzios, pois ele os ajuda a entrar em contato com a espiritualidade e trabalhar mais ainda na expansão da consciência. Converse com nossos especialistas e veja como os Búzios podem te ajudar.
Como funciona a terapia holotrópica?
A terapia ou respiração holotrópica consiste em uma técnica respiratória que combina respirações curtas e rápidas com respirações profundas, para promover o relaxamento e ajudar no contato interior da pessoa.
Contudo, para que a técnica seja aplicada, é necessário uma preparação do local e acompanhamento com um profissional em respiração holotrópica. Assim, ele pode aplicar a técnica corretamente e auxiliar no relaxamento e expansão da consciência.
Assim para que isso aconteça é necessário:
- um local calmo;
- música relaxante;
- não podem haver interrupções do processo de expansão da consciência.
Além disso, a respiração holotrópica é um processo que pode demorar até 3 horas para se completar, dependendo da conexão da pessoa com ela mesma. Então, é necessário que você a faça em um dia livre, para que seu processo de conexão seja respeitado.
Por que fazer terapia holotrópica?
Como vimos, a respiração holotrópica ajuda na expansão da consciência e no relaxamento, porém esses não são os seus únicos benefícios. Com ela é possível:
- expandir sua consciência mental e espiritual;
- alcançar o equilíbrio entre seu corpo e a sua mente;
- desenvolver sua autoconfiança;
- alcançar o equilíbrio emocional;
- se livrar de bloqueios mentais.
Além disso, com a respiração holotrópica você consegue lidar com bloqueios e traumas do seu inconsciente. Em outras palavras, você pode trabalhar em bloqueios que nem sabia que tinha, e desenvolver cada vez mais o seu autoconhecimento.
Como usar a terapia como ferramenta de autoconhecimento
Ao passo que as pessoas começaram a se importar mais com a busca pelo equilíbrio e seu crescimento pessoal, foram surgindo várias maneiras de alcançá-los.
- meditação;
- yoga;
- terapias (holísticas ou não);
- orações;
- técnicas de respiração.
Assim, todas essas coisas nos ajudam a entrar em contato com nós mesmas, e, por consequência, a desenvolver nosso autoconhecimento.
E é aí que a respiração holotrópica entra.
Cada vez mais pessoas estão em busca dessa técnica para expandir suas mentes, sua consciência, e assim, conseguir compreender quem realmente são.
Contudo, assim como qualquer outra terapia, a respiração holotrópica não pode ser feita por qualquer pessoa. Ou seja, para que você comece a fazer a respiração holotrópica, precisa se consultar com um médico para saber se não terão efeitos colaterais.
Então, vamos ver algumas precauções que você precisa tomar antes de entender a técnica da respiração holotrópica e como fazer.
Mas saiba que você ainda pode trabalhar no seu autoconhecimento com a ajuda do Tarot, temos vários especialistas que podem te ajudar a se guiar com as cartas.
Quem não pode praticar a técnica da respiração holotrópica?
A respiração holotrópica é uma técnica que mexe muito com a nossa frequência respiratória, e como resultado, também tem alguns efeitos no nosso corpo. Por isso, essa técnica não é indicada para pessoas com:
- problema de pressão arterial (alta ou baixa);
- doenças cardiovasculares;
- problemas respiratórios (asma, bronquite, pneumonia);
- glaucoma;
- problemas neurológicos.
Além disso, é por mexer com algumas de nossas funções corporais que as sessões de terapia holotrópica costumam ser em grupo e sempre com o acompanhamento de um profissional.
E se eu já participei de várias sessões e quero fazer em casa, como fazer a respiração holotrópica?
Vamos aprender agora.
Respiração holotrópica: como fazer
Primeiramente, tenha certeza de que você pode fazer a técnica sozinha e sem nenhum problema. Igualmente, certifique-se de que fará em um dia tranquilo, onde você não tenha compromissos e não terá sua prática interrompida.
Agora, vamos preparar o ambiente, você precisa:
- coloque um tapete no chão;
- diminua as luzes;
- coloque uma música relaxante (busque por músicas de meditação com longa duração, e tenha certeza de que a música não será interrompida também).
Então, deite-se confortavelmente no seu tapete, e comece a fazer respirações profundas primeiro, para que seu corpo relaxe completamente.
Com isso, depois de alguns minutos fazendo respirações longas e profundas, comece o processo de hiperventilação. Em outras palavras, você vai começar a fazer respirações curtas e rápidas.
Assim, você começa o processo de conexão com você mesma e expansão da sua mente. Porém, o tempo que você vai demorar para conseguir essa conexão vai depender de você. Isso porque esse é um processo completamente pessoal, e algumas pessoas podem conseguir essa conexão com mais rapidez e facilidade que outras.
Enfim, agora que você sabe como funciona a respiração holotrópica, pode buscar um especialista e começar o seu processo de cura interna. Contudo, se você não puder utilizar essa técnica, converse com nossos profissionais e trabalhe sua conexão com o auxílio do Baralho Cigano.
Até a próxima!