Hoje em dia, devido ao estresse da vida moderna, muitas pessoas estão buscando meios de relaxar, e é assim que as terapias holísticas têm ganhado cada vez mais espaço. Uma das terapias mais buscadas tem sido a aromaterapia, que usa diferentes tipos de óleos essenciais para auxiliar no alívio desse estresse.
Além disso, a aromaterapia tem vários outros benefícios. Assim sendo, hoje vamos conhecer um pouco da aromaterapia e quais tipos de óleos essenciais podem te ajudar.
Aromaterapia: como usar os diferentes tipos de óleos essenciais?
Embora a medicina moderna vem fazendo vários avanços tecnológicos, as pessoas vêm buscando opções cada vez mais naturais, e que não agridam tanto o corpo.
Assim surgiu a aromaterapia, que usa diferentes tipos de óleos essenciais para ajudar as pessoas. Mas você deve estar se perguntando: P
“Para que serve os óleos essenciais?”
Depende do óleo que você usar.
Os óleos essenciais são óleos extraídos de plantas, ou seja, cada um dos tipos de óleos essenciais carrega as propriedades daquela planta específica, sendo assim podem ser usados para:
- insônia;
- ansiedade;
- curar dores;
- curar problemas respiratórios;
- relaxamento.
Porém, assim como a maioria das coisas, o excesso pode ser prejudicial, assim sendo, buscar a ajuda de um profissional para a aromaterapia é a melhor opção, pelo menos até que você aprenda os usos corretos dos óleos.
Mas, antes de aprendermos como usar os diferentes tipos de óleos essenciais, vamos aprender como eles funcionam.
Como funcionam os óleos essenciais
Quando falamos sobre uso de óleos essenciais, muitas pessoas acreditam que o seu uso está ligado somente à inalação. Isso acontece porque, ao usarmos os óleos essenciais, seu aroma tem diferentes reações em nosso cérebro.
Por exemplo, quando estamos gripados e inalamos algo que tenha cânfora ou eucalipto. Ao fazermos isso, nossa respiração melhora de forma quase instantânea.
Nosso cérebro recebe cada aroma de uma forma diferente, e é assim que o uso dos óleos essenciais pode nos ajudar.
Além disso, existem muitos óleos que são usados para massagens, pois ajudam no relaxamento dos músculos e até na diminuição de inflamações.
Vamos ver agora algumas maneiras que você pode usar os óleos essenciais.
Diferentes usos para diferentes tipos de óleos essenciais
Como vimos antes, dependendo do óleo que você usar, ele pode ter efeitos diferentes sob o nosso corpo. Então vamos conhecer alguns usos dos óleos essenciais e os seus efeitos.
- Inalação: o uso mais comum de óleos essenciais, também é a forma mais completa de obter resultados, por causa da facilidade com que as moléculas chegam em nosso sistema.
- Aromatizador: o uso do óleo essencial com água em aromatizadores ajuda a manter o aroma do óleo em um ambiente específico.
- Evaporização: você coloca algumas gotas de óleo essencial em um algodão e deixa que ele evapore. Pode ser colocado pela casa em em sua mesa de escritório.
- Spray: o uso do óleo essencial em spray funciona da mesma forma que o aromatizador. Misture algumas gotas do óleo na água e borrife aonde você quiser.
- Vaporização: especificamente usado para tratar problemas respiratórios. Você ferve água, coloca em um recipiente com algumas gotas de óleo essencial e depois inala o vapor.
- Massagens: o óleo essencial em massagens pode ajudar a diminuir dores e inflamações, além disso pode ajudar no relaxamento e também (dependendo do óleo) na cicatrização devido ao contato direto do óleo com a pele. Para massagens relaxantes costuma-se misturar 2 ou mais tipos de óleo.
- Banhos: os banhos com óleos essenciais costumam ser feitos em banheiras ou em forma de escalda pés e costumam juntar os benefícios da vaporização e da massagem.
Seja como for, o uso dos óleos essenciais pode trazer vários benefícios físicos, porém além do lado físico, os óleos essenciais também nos ajudam espiritualmente, sendo muito usados em meditações e limpezas energéticas.
Você também pode combinar os óleos com diferentes banhos de ervas. Agora, vamos conhecer alguns dos óleos mais usados e os seus benefícios.
Óleo de Lavanda
O óleo de lavanda é muito usado em tratamentos para ansiedade, pois ajuda a regular a pressão sanguínea e melhora a qualidade do sono, ou seja, ajuda a pessoa a se sentir mais revigorada.
Na espiritualidade, a lavanda ajuda a trazer serenidade e está ligada ao despertar da consciência espiritual.
Óleo de Sálvia
Assim como a lavanda, o óleo de Sálvia ajuda no controle da pressão arterial e no relaxamento. Além disso, ele também pode ser usado para ajudar a melhorar o foco, e, por consequência, a memória.
A sálvia também é muito usada para banhos e limpezas energéticas, pois ajuda a afastar as energias negativas, além de atrair proteção, saúde e prosperidade.
Óleo de hortelã
O uso do óleo essencial de hortelã está ligado à energia da pessoa, ou seja, ele ajuda a tirar a fadiga e melhorar a atenção.
Para a espiritualidade, o óleo de hortelã ajuda a proteger a pessoa das energias negativas, principalmente da inveja.
Óleo de Alecrim
Na aromaterapia o óleo de alecrim é usado para aumentar a capacidade cerebral da pessoa, em outras palavras, ele estimula as sinapses e ajuda a fazer tarefas com melhor concentração.
Além disso, o alecrim também é conhecido por limpar os pensamentos e melhorar o humor e a autoestima.
Óleo de Canela
O óleo de canela é muito usado para auxiliar com o foco e aumentar a concentração. Além disso, a canela ajuda na proteção contra as energias negativas, e também é conhecida por atrair sorte e trazer fertilidade.
Óleo de Capim-limão
Também conhecido como erva cidreira, o capim limão ajuda na diminuição do estresse e dos sintomas de ansiedade. Além disso, o uso da erva também está relacionado a tratamentos de problemas digestivos e hipertensão.
No campo espiritual, o capim limão ajuda no controle emocional e na limpeza dos pensamentos, melhorando a qualidade de sono da pessoa.
Óleo de Eucalipto
O óleo de eucalipto é muito usado em tratamentos respiratórios, pois é conhecido por limpar as vias respiratórias. Além disso, ele também ajuda a reduzir dores de cabeça.
Na espiritualidade, o eucalipto ajuda na clareza mental e a fortalecer as energias, assim, protegendo a pessoa das energias negativas que a rodeiam.
O uso dos óleos essenciais pode trazer muitos benefícios, porém, lembre-se, exageros também podem fazer mal. Assim sendo, aproveite corretamente os diferentes tipos de óleos essenciais e continue cuidando de você. Temos vários profissionais que podem te guiar nesse caminho. Eu vou ficando por aqui, e te vejo na próxima.